Como desenvolver seu canal próprio de venda de reservas hoteleiras

A FastHotel – Acelere Seus Resultados acredita que a melhor estratégia para hotéis e pousadas potencializarem seus lucros é desenvolver seu canal próprio de vendas. Levando-se em consideração que as OTA’s cobram comissões de 13% a 35%, você pode usar parte desse valor para desenvolver seu próprio canal de vendas, tornando-se menos dependente das OTA’s. O que não significa deixar de vender pelas OTA’s pois, apesar das altas comissões cobradas, elas possuem uma grande audiência. Apresentamos algumas ações necessárias para o desenvolvimento do seu próprio canal de vendas e potencialização dos lucros:

Estar presente em vários Canais de Vendas Online

Pode parecer contraditório, mas como falamos, as OTA’s devem ser usadas a seu favor. É importante ter boas páginas em cada um desses canais porque estima-se que cerca de 20% das vendas diretas online se originam em pesquisas nas OTA’s. Ao encontrarem boas tarifas, fotos agradáveis, informações sobre as acomodações e lazer, dentre outros conteúdos, podem se sentir atraídos a visitar seu site para ter maiores informações, comparar tarifas e até efetuar a compra.

Ter um Site Vendedor

Para venda online através de canal próprio é imprescindível que seu hotel ou pousada tenha um site vendedor com:

  • Visual atrativo e de fácil navegação – O site de seu hotel ou pousada precisa ter cores leves, navegação intuitiva, informações completas e fáceis de serem encontradas. Além disso, deve ser responsivo, ou seja, se adaptar às telas de smartphones e tablets, uma vez que muitos clientes acessarão seu site por esse meio.
  • Apresentação de seu produto e do destino – Seu site deve apresentar descrição de todas as acomodações e serviços oferecidos, mostrando todos os seus diferenciais. Deve conter também informações sobre o destino, como restaurantes, pontos turísticos, passeios, festas locais, eventos, programações especiais nos feriados e outras opções. Vender o destino também ajuda a despertar o interesse do cliente em se hospedar em seu estabelecimento.
  • Informações de venda e Motor de Reservas – Seu site precisa detalhar as informações sobre preços, promoções, formas de pagamento e políticas de reservas e cancelamento. Além disso, deve ter um motor de reservas online onde seu cliente possa verificar com precisão as datas disponíveis para hospedagem, acomodações disponíveis e valores do período escolhido, ajudando na decisão de realizar uma reserva online diretamente com seu hotel ou pousada, sem intermediários.

Estruturar seu Investimento em Marketing

Lembre-se que quanto pior a crise, mais você precisa investir em marketing para seu negócio continuar vendendo e sobrevivendo. Assim, é importante manter sempre seus investimentos em marketing, para que seu hotel ou pousada não entre numa “bola de neve”: menos investimentos em marketing, menos vendas, menor o lucro. Alguns investimentos possíveis em marketing digital são:

  • SEO – Tem o objetivo de para aumentar tráfego espontâneo e de qualidade do site de seu hotel ou pousada, ou seja, que mais potenciais clientes vejam seu produto.
  • Google Adwords – É a plataforma do Google que direciona os seus anúncios para um público qualificado, a partir de pesquisas realizadas ou de acesso aos vários tipos canais disponibilizados pelo Google, aumentando assim as visitas ao site do seu hotel ou pousada.
  • E-mail Marketing – É uma ótima opção para manter um contato constante com seus clientes ou interessados, mostrando informações relevantes ou oferecendo condições comerciais exclusivas. Este contato estimula compras diretas em seu site.

Oferecer Boa Experiência de Compra

Uma boa Experiência de Compra consiste em tornar o ato da compra em uma experiência agradável, fluída, de fácil compreensão e conclusão para seu cliente. É importante que seu Hotel ou Pousada ofereça suas reservas em vários canais, tanto online (site, e-mail, página do Facebook, página das OTA’s, TripAdvisor) como offline (telefone, balcão). As informações sobre tipos de acomodação, preços, o que está incluso na diária e outros serviços oferecidos devem ser expostas de forma clara e direta. A política de reservas (horários de check-in/check-out, regra para pets, cama extra, etc), política de cancelamentos (prazos de cancelamento e porcentagem a ser devolvida ao cliente) e outras informações comerciais relevantes dever estar explícitas. Além disso, deve-se apresentar uma consistência na administração dos canais de compra, respeitando as estratégias traçadas (por exemplo, diferenças de tarifas entre OTA’s e venda direta, disponibilidade, regras de parcelamento e demais condições comerciais). Oferecer ao cliente uma experiência de compra transparente faz com que ele confie eu seu Hotel ou Pousada e faça sua reserva, além de gerar testemunhos positivos.

Oferecer Estadia e Atendimento de Qualidade

Uma boa experiência de hospedagem é importante para que seu cliente se sinta bem, queira voltar ao seu hotel ou pousada e faça boas recomendações de seu empreendimento… Deve-se pensar em detalhes como: treinamento de pessoal para oferecer um atendimento excelente, manutenção adequada de todas as áreas, arrumação dos quartos impecável, informações de uso das áreas comuns, cardápio adequado ao seu público alvo, etc. Enfim, cuidados simples e baratos, que tornam a experiência de hospedagem de seu cliente em algo incrível e fazem com que ele dê testemunho positivo de seu hotel ou pousada nos canais disponíveis para isso (TripAdvisor, OTA’s, Facebook, Google, etc). Eventuais críticas ou reclamações devem sempre ser respondidas com cortesia e objetividade procurando sanar o problema de seu cliente da melhor forma possível.

Desenvolver o canal de vendas diretas é fundamental na gestão de todo Hotel ou Pousada. Você pode contar com nossos serviços para apoiá-lo nesse empreitada.

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Dados da Publicação

Criação: 16 de fevereiro de 2017 | Última atualização: 22 de julho de 2022
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