Como prevenir perdas na gestão hoteleira?

Já foi mais trabalhoso, mas hoje a tecnologia garante praticidade e eficiência no controle de diversos itens do empreendimento

Seu negócio vai de vento em popa, com ocupação máxima quase todos os fins de semana e, ainda assim, seu estabelecimento fecha no vermelho? Os gastos podem estar vindo de onde você menos espera. Em redes hoteleiras, o controle das perdas é fundamental na gestão – e elas podem estar no estoque, na cozinha e até no desaparecimento de objetos dos hóspedes nos quartos.

Ficar atento a esses detalhes é importante para que qualquer empresa possa sobreviver no mercado e ainda obter vantagens competitivas em relação a seus concorrentes. Afinal, quanto menos gastos, melhor é a tarifa que poderá ser oferecida aos potenciais clientes.

Para se precaver e garantir mais lucros do que prejuízos, seguir algumas dicas é fundamental.

No estoque

Pode não parecer, mas o desperdício de produtos – sejam amenities ou enxoval, pode comprometer, e muito, os custos do seu hotel. As perdas podem acontecer em diversos momentos dentro da rotina do empreendimento. Por isso, desenvolver estratégias para preveni-las é a melhor forma de evitar que prejudiquem o seu negócio. E só é possível controlar os estoques a partir da criação de uma rotina e fluxos de trabalho.

Se você tem dificuldade em manter tudo em ordem sozinho, uma boa forma de começar é contar com um sistema de gestão integrado. Colocar todas as informações de todos os setores em um só lugar é garantia na segurança e confiabilidade dos dados. Plataformas do tipo ERP ainda contribuem para melhorar o fluxo de compras, permitindo ao gestor adquirir apenas o necessário, evitar o vencimento dos produtos e verificar onde o dinheiro está escorrendo pelo ralo.

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Na segurança

Mapeie os objetos valiosos de cada hóspede já no check-in. Ofereça um formulário completo, onde cada cliente possa formalizar os bens de maior valor e se deseja adquirir um cofre no quarto. Pode parecer desnecessário, mas são muitos os casos de registro de desaparecimento de itens dos hóspedes e, mesmo quando não reais – ou seja, feitos por má-fé do cliente, o hotel não tem como provar e acaba precisando arcar com a “perda”.

O registro pode ser feito de maneira mais ágil e eficiente em sistemas de gestão como o Fast Hotel, que oferecem a customização de check-lists. Além do controle em si, é possível gerar relatórios importantes para avaliar os índices de incidência desses ocorridos e a vulnerabilidade do seu hotel para desenvolver outras estratégias para evitar esse tipo de perda.

Caso não tenha um cofre a oferecer em cada um dos quartos, você pode ter dois ou três cofres de uso coletivo – de acordo com o tamanho do seu empreendimento, sob a guarda da recepção.

Relate sempre

Outro ponto fundamental para evitar perdas destes tipos na gestão hoteleira é promover treinamentos constantes com a equipe. A cada novo caso de perda, comunique à equipe e faça alinhamentos que contribuam para que a mesma situação não se repita. Se cada profissional da equipe se comprometer com a causa e for abordado constantemente sobre o assunto, a prática se torna um hábito comum, que será percebido até mesmo pelos hóspedes.

O controle de perdas só traz bons resultados: garante a diminuição dos prejuízos, evita situações constrangedoras junto aos hóspedes e ainda aumenta a confiabilidade dos clientes com o seu estabelecimento. Invista nessas ideias e proteja o seu negócio!

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Dados da Publicação

Criação: 25 de janeiro de 2019 | Última atualização: 17 de julho de 2022
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