3 dicas para você vender direto para seu cliente e não pagar mais comissões

Promover a melhor experiência para seus hóspedes é um dos principais objetivos de um Hotel ou Pousada.

Além do serviço de hospedagem em si, com um bom quarto de hotel, limpeza, comodidade, uma decoração interessante que inclui desde gesso nas áreas principais, quartos e salas até móveis design, restaurante e outros, oferecer uma boa experiência ao cliente depende também da experiência de compra oferecida na Internet e do profissionalismo do em seu atendimento.

Com os avanços tecnológicos e a demanda por esse tipo de serviço, plataformas capazes de auxiliar os Hotéis ou Pousadas com a venda de reservas. São as OTAs (Online Travel Agencies) ou Agência de Viagens Online. Quando a reserva é feita por uma das OTAs, seu Hotel ou Pousada paga uma grande comissão a ela.

Nesse conteúdo vamos mostrar que é possível vender online diretamente para seus clientes sem pagar nada de comissão às OTAs. Confira!

1- Fuja das OTAs Não dependa apenas das OTAs

Como já explicamos, são plataformas em que os Hotéis e Pousadas podem vender reservas. O usuário faz a reserva por essa plataforma, sem necessariamente ir direto ao site do Hotel ou Pousada desejado. Elas geralmente são encontradas em sites de busca, quando um usuário pesquisa por palavras-chave como, Hotel em Florianópolis, por exemplo.

Porém, as OTAs cobram altas comissões dos Hotéis e Pousadas sempre que o consumidor faz a reserva pelo site deles.

Essa comissão é vista um gasto significativo. E o pior, esse valor poderia ser investido em Estratégias de Marketing Digital que atraíssem o público para você vender a reserva em seu próprio site e não por intermédio de outro site.

Além da comissão, a OTA não permite que os Hotéis e Pousadas conheçam o perfil de seu público-alvo, o tráfego em sua página, nem a taxa de interessados e a taxa de conversão (de interessados em hóspedes).

Isso dificulta o relacionamento do Hotel ou pousada com seu consumidor, e ainda, a desenvolver campanhas e estratégias de marketing para o anúncio, afinal, não se sabe para quem anunciar.

Por isso, uma dica para vender diretamente ao seu público, é desenvolver o próprio site para as reservas, assim não terá gastos com comissão à OTA’s e se aproximará de seu público.

2- Inclua um Motor de Reservas em seu site

Um Motor de Reservas é uma plataforma em seu próprio site em que os hóspedes fazem a reserva diretamente, sem o intermédio de uma OTA, como vimos acima, e sem necessariamente uma equipe dedicada a isso.

Ou seja, é uma ferramenta tecnológica criada exclusivamente para o mercado hoteleiro, que fica disponível a todo momento em seu site, 24 horas por dia, 7 dias por semana, gerando grande conveniência ao visitante do site que pode comprar a reserva quando quiser. E para o Hotel ou Pousada que não precisará pessoas com habilidade de venda disponíveis durante todo o horário para esse atendimento.

A partir do momento que o público acessa o site e faz a reserva ali mesmo, cria uma relação entre empresa x consumidor possibilitando uma comunicação eficaz.

Outro fator importante de incluir um motor de reservas em seu site, é acabar com a probabilidade de erros em reservas, quando se usa uma OTA, corre o risco de duplicar reservas e até mesmo erros manuais.

Com essa ferramenta ligada ao próprio site, erros como esses são improváveis de acontecer, principalmente por atualizações de quartos e datas disponíveis, já que o motor de reservas atualiza automaticamente as reservas do site, ou seja, assim que o cliente clica para concluir a compra, a reserva está feita e seu inventário é atualizado.

Existe uma série de vantagens em possibilitar reservas diretas na sua página online, resumidamente, as principais são:

  • não é intermediado por uma OTA;
  • não paga comissão;
  • melhora a rentabilidade;
  • conhece o público-alvo;
  • é possível definir estratégias de marketing, comunicação e de conversão;
  • entre outros.

Ao incluir o motor de reservas em seu site, considere algumas características fundamentais para que realmente traga o retorno esperado:

  • Site Responsivo
    Um site responsivo é aquele em que adapta o tamanho da página ao tamanho das telas em que está sendo exibido. Então ter um Motor de Reservas integrado em um site hoteleiro responsivo melhora a performance de vendas diretas do seu Hotel ou Pousada.
  • Tarifas
    Opções de ofertas e tarifas em tempo real, de fato chamam a atenção de qualquer consumidor.
    As tarifas mostram aos hóspedes as vantagens de reservar diretamente com o hotel, por isso as tarifas do seu motor de reservas precisam acompanhar os valores do mercado para não correr o risco de estar alto demais.
    Além disso, oferecer aos hóspedes os melhores pacotes é uma estratégia de fidelização de clientes.
  • Multi-Plataforma
    Para atrair a venda direta, sem precisar usar uma OTA para pagar comissões, é importante ter um site que atenda a várias plataformas diferentes, e ainda, pelo menos ter dois idiomas e moedas disponíveis para atender a demanda de cliente independente de sua origem.
  • Segurança de Dados
    Considere também um motor de reservas que possui uma segurança em relação aos dados dos clientes.
    Por isso opte por softwares que ofereçam segurança em transações com dupla autenticação e criptografia de dados.

3- Invista pouco para causar uma boa impressão

Nada adianta não usar OTA’s para gastar com comissões, usar o motor de reservas para vender diretamente, ou ter um lindo paisagismo residencial em seu Hotel ou Pousada, se existem estratégias de vendas bem definidas para atrair seu público.

Pois bem, aumentar as vendas diretas não é apenas com uma ferramenta, o que atrai público são estratégias de marketing que incluem estratégias de vendas implementadas de maneiras corretas e eficazes.

Para iniciar a definição de suas estratégias, é importante conhecer seu público-alvo, para isso você pode utilizar os dados de informações de seus clientes nas reservas, e fazer uma análise criando uma persona com características do perfil de seu público.

Por exemplo, qual a idade, geolocalização, estado civil, classe social, entre outras informações que te auxiliam na definição de persona para criar sua estratégia de comunicação para atraí-los e vender diretamente.

A última dica é definida por um Motor de Reservas em conjunto com estratégias para atingir vendas diretas sem precisar pagar por comissões.

Tenha sucesso nas vendas

Desenvolver um site para seu Hotel ou Pousada, no qual ele mesmo oferece ao público a função de reserva, é sem dúvida a chave para a venda direta sem gastos com comissões, que consequentemente é gerado lucro e sucesso em sua empresa.

Assim, seu hotel economiza na comissão paga às OTA’s, oferece praticidade para o cliente e tem uma integração entre site e plataforma de Motor de Reservas alinhadas às estratégias de marketing como campanhas de vendas e de tarifas para atrair hóspedes.

Se o seu Hotel ou Pousada está cansado de pagar comissões e busca por vendas diretas, o Motor de Reservas é a chave para o sucesso.

Conteúdo produzido por Business Connection

Dados da Publicação

Criação: 29 de janeiro de 2021 | Última atualização: 23 de setembro de 2024
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