Conheça as tendências da hotelaria e prepare-se para atrair mais hóspedes
Uso da tecnologia
A tecnologia está presente em praticamente todas as atividades atuais e o seu potencial cliente certamente espera isso de seu Hotel ou Pousada.
Começa desde antes da reserva, oferecendo um site rápido e de navegação fácil, bem como no momento do check-in, através do check-in online e nos quartos com fechaduras eletrônicas, por exemplo.
Uma das formas de usar a tecnologia a favor de seu Hotel ou Pousada é a utilização de um bom Sistema de Gestão Hoteleira. A Acelere Seus Resultados recomenda FastHotel – Software de Gestão de Hotéis: simplicidade e eficiência com mensalidades baixas! Clique aqui e saiba mais sobre a importância de softwares na gestão hoteleira.
Site do Hotel funcionando como um e-commerce
As ligações telefônicas e os e-mails solicitando preços estão cada vez mais caindo em desuso. Antes os hotéis preocupavam-se apenas em atrair os potenciais clientes para seu site, mas atualmente a necessidade é converter essa visita em venda direta, evitando assim que o cliente compre através de uma OTA, gerando para o hoteleiro o pagamento de uma comissão que, em algumas situações, pode ser evitada.
Outro ponto a ser observado, é que o acesso mobile também está aumentando, ou seja, se se seu site e seu motor de reservas, não forem responsivos e rápidos, você provavelmente estará empurrando seu cliente em potencial para a concorrência ou para as OTA’s.
Invista na criação de um site vendedor ou modernize seu site atual para atender essa exigência dos hóspedes possibilitando, assim, o aumento de suas vendas diretas.
Uso intenso das redes sociais
As pessoas passam uma boa parte de seu tempo nas redes, sociais, por isso a importância de se firmar nesses canais, com páginas/perfis completos, que mostrem seu Hotel ou Pousada de forma atrativa, através de fotos e vídeos bem elaborados. Já é comprovado que o conteúdo em vídeo é o que atrai um maior número de pessoas, gerando engajamento nas suas publicações, além de transportar o usuário que está assistindo ao ambiente de seu Hotel ou Pousada, gerando o desejo de efetuar uma reserva. Use voos de drone ou fotos 360º para mostrar todas as áreas de seu Hotel ou Pousada.
Aproveite esses canais para tirar a dúvida de seus clientes e responder eventuais reclamações, uma vez que o feedback dos clientes deve ser usando como instrumento de melhoria. Lembre-se que uma página que responde prontamente aos seus clientes é vista com bons olhos por quem está na fase de pesquisa.
Marketing e comunicação de pessoa para pessoa
É tendência atual para todos os tipos de negócio tornar todas as comunicações “human to human (H2H)”, ou seja, de pessoa para pessoa. Mesmo no ramo Hoteleiro que é um negócio B2C (business to customer, ou negócio para consumidor) essa tendência vem forte.
O que isso significa? Que todas as suas mensagens para o consumidor devem ser feitas de forma mais pessoal. Por exemplo, ao invés de enviar um e-mail marketing dizendo “feriado com 20% de desconto” e parecer que você está “empurrando” um produto, você pode dizer “você vai adorar as opções para curtir o feriado com sua família”. Isso traz a sensação de um contado mais direto, como se fosse um amigo fazendo uma recomendação.
Esse tipo de comunicação pode ser usado no seu site, nas redes sociais e no e-mail marketing, sempre com intuito de mostrar um anúncio menos direto e mais pessoal.
Testes A/B
O que é teste A/B? É uma técnica de Marketing Digital que faz comparações entre variáveis e formatos para determinar qual deles gera maior taxa de conversão.
Pode ser usado no site de seu Hotel ou Pousada testando que tipos de texto, títulos, imagens, call to actions, dentre outros elementos, gera um número maior de cliques. Pode ser usando também nos anúncios pagos do Google Ads ou Facebook Ads, testando qual tipo de anúncio ou público gera uma melhor conversão.
Grandes empresas utilizam desse recurso, como por exemplo, a Booking que constantemente testa a localização de seus botões e as chamadas que geram mais cliques, tendo sempre uma alta taxa de conversão.
Uso de Revenue Management (RM)
Como já explicamos em um artigo sobre Revenue Managment em nosso site, “o Revenue Management é o conjunto de técnicas que tem como objetivo principal maximizar o lucro (que pode ser medido pelo indicador RevPAR- Receita Por Quarto Disponível). A melhor forma de alcançar esse objetivo é vender o produto certo, no pacote certo, no momento certo, para o consumidor certo e pelo preço certo.”
É certo que uma acomodação vazia, significa uma receita perdida que não pode ser recuperada, por isso a importância de se usar o Revenue Management para otimizar os índices de seu Hotel ou Pousada, gerando assim um maior lucro para seu negócio. Um Hotel que pratica RM tem um aumento de 3% a 7% na sua receita total.
Programas de fidelidade
Trazer um cliente novo, geralmente é mais caro do que trazer de volta um cliente antigo. Por isso a importância de se oferecer condições especiais para quem está voltando para seu Hotel ou Pousada. Ofereça descontos, brindes ou até mesmo tenha um programa de tarifas diferenciadas para hóspedes recorrentes (como por exemplos, viajantes de negócios que se hospedam sempre no mesmo Hotel).
Experiência além do Hotel
O turista atual quer conhecer mais do que os pontos turísticos tradicionais, eles querem viver o local e ter experiências tipicamente regionais e não apenas visitar passivamente a cidade de destino. Por isso é importante que você hoteleiro, como grande conhecedor da sua região, proporcione ou indique essas experiências para seus hóspedes. Isso é muito importante, principalmente para os hóspedes da geração Y (geração dos nascidos entre os anos 80 e 90), que valorizam a experiência acima de tudo.
Tenha um Hotel ou Pousada conectado com sua região, promova negócios locais e mostre a cultura regional. Hotéis autênticos e com mais personalidade certamente atrairão um maior número de hóspedes.
Movimento “blesure”
Vem crescendo cada vez mais o movimento “blesure” que vem a ser a junção de uma viagem de negócios com lazer (business + leisure). Essa é uma excelente oportunidade para atrair esse tipo de turista para seu Hotel ou Pousada, oferecendo serviços direcionados e que ajudem o hóspede a aproveitar seu tempo de trabalho com opções de lazer em suas horas vagas. Faça parcerias com empresas e ofereça pacotes especiais para esse público, use sua base de clientes e envie e-mail marketing com condições especiais para ele.
Aluguéis de temporada
O Airbnb está cada vez mais caindo no gosto dos viajantes, mas o hoteleiro não deve necessariamente vê-lo como ameaça. Apesar de ser um tipo de produto atraente para o viajante, Hotéis e Pousadas podem combate-lo focando nos pontos que os concorrentes mais caseiros não podem proporcionar ao hóspede, como por exemplo, limpeza, comodidade e personalização no atendimento, como já falamos nesse artigo sobre o Airbnb.
Aproveite essa oportunidade para focar nos seus diferencias e ganhar a preferência desse público.
O jeito de comprar está mudando, e o jeito de vender também. Adeque-se à essa nova realidade, ofereça aquilo que seu hóspede espera e mantenha suas vendas sempre em alta!
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