Quais as principais atribuições das camareiras em Hotéis e Pousadas
E como um Sistema de Gestão Hoteleira pode auxiliar na gestão de seu serviço
Perfil
A camareira deve ser organizada, ter boa apresentação pessoal, usando sempre o uniforme designado. Deve também zelar por seu material de trabalho, manter um tratamento formal com hóspedes e ter conduta discreta com os funcionários do hotel e prestadores de serviço.
Atividades em Hotéis e Pousadas
A camareira geralmente utiliza de um carrinho para transportar os produtos de limpeza e acessórios que utiliza em seu trabalho, bem como itens que deverão ser trocados nos quartos. Os itens mais comuns do carrinho da camareira são: produtos de limpeza, escovas e panos utilizados na limpeza; lençóis, toalhas de banho e rosto limpos (como o enxoval representa uma despesa importante, é necessário que todos os envolvidos saibam como cuidar do enxoval do seu Hotel ou Pousada); sacos para roupa suja; itens de reposição de “amenities” (sabonetes, xampus, condicionador, touca de banho, etc); papel higiênico; itens de reposição do frigobar, copos e guardanapos; dentre outros itens necessários. A profissional deve ser orientada pelo responsável pela governança sobre qual a melhor forma de organizar esse carrinho para não misturar itens sujos com itens limpos, por exemplo, e outras formas de otimizar sua rotina de trabalho
As principais atividades da camareira:
- Arrumação de quartos durante a estadia do hóspede
- Faxina (limpeza completa) de quartos entre reservas
- Conferência pré check-in de quartos
- Transferência de hóspedes de um quarto para outro
- Limpeza de corredores, recepção e áreas comuns
Durante a estadia do hóspede, deve fazer diariamente a arrumação geral do quarto, organizando os objetos e arrumando as camas, higienização de banheiros, retirada de lixos e troca de toalhas, lençóis e “amenities”, conforme orientação da chefia de governança ou do gerente.
Ao vagar o quarto, a camareira deve realizar uma limpeza completa, lavando os banheiros, limpando o chão, janelas, móveis e tirando o lixo. Deve repor sabonetes, papel higiênico e outros itens de “amenities”, trocar todo o enxoval e repor os itens de frigobar, se for o caso. Deve revisar seu serviço e verificar se o quarto está em perfeito estado de uso, comunicando ao responsável caso verifique a necessidade de manutenção em algum item.
Quando um quarto fica alguns dias desocupado, é comum que algum funcionário ou prestador de serviço tenha acessado o quarto. Então, sempre que há um check-in programado após um período de desocupação, é prudente que a camareira faça uma conferência do quarto para verificar que ele esteja em perfeitas condições. Ou seja, verificar se a faxina realizada algum tempo atrás continua válida ou se é necessário fazer uma arrumação ou até nova faxina para que o quarto tenha perfeitas condições de uso.
A necessidade de transferir hóspedes de quarto não é algo raro no setor de hotelaria. Em alguns casos, talvez até seja um pouco mais fácil se organizar para executá-la pois é uma atividade programada mas, em outros, pode acontecer de maneira imprevisível. A transferência consiste em levar os pertences do(s) hóspede(s) de um quarto para outro, tentando ao máximo manter o lugar de cada um deles.
A camareira também é responsável pela limpeza dos corredores dos quartos, mantendo sempre limpos o chão, os móveis e objetos de decoração. Deve também, manter a área de recepção e área de café, se houver, sempre limpa e abastecida.
Veja mais detalhes sobre a diferença entre as principais atividades das camareiras.
Com base, nessas informações, ela consegue determinar o material a ser utilizado, bem como os itens que deverão ser trocados (copos, garrafas, roupas de cama) e, assim, abastecer seu carrinho de trabalho e planejar o caminho mais eficiente para realizar o serviço, evitando vai-e-vem desnecessário entre os corredores, otimizando assim o seu tempo, uma vez que também é responsável pela arrumação e limpeza de outras áreas do Hotel ou Pousada.
Como um bom PMS pode ajudar na gestão
Um programa de gestão de hotéis apresenta a visão geral de seu Hotel ou Pousada em tempo real, isso é útil para o responsável pela governança ter informações em tempo real sobre o status das acomodações. E, assim, determinar a lista de atividades das camareiras.
O FastHotel tem um Painel de Situação Atual que mostra os quartos que estão ocupados e as atividades (faxina, arrumação, conferência e transferência de hóspedes entre quartos) agendadas automaticamente pelo sistema. Além disso, gera um relatório com todas essas informações mais detalhes importantes da estadia (organização desejada das camas e eventuais itens de decoração diferenciadas adquiridos pelo contratante no momento da reserva) trazendo muita economia de tempo na organização das atividades das camareiras.
Salário médio
O salário de uma camareira pode variar bastante, conforme o tamanho do Hotel ou Pousada e sua categoria. No geral, o salário inicia-se em cerca de R$ 1000,00, podendo chegar a R$ 2500,00 em grandes Hotéis.
Conclusão
Concluímos que a Camareira tem grande importância no que diz respeito ao bem-estar do hóspede, pois é responsável pelos cuidados de uma das áreas mais importantes de um Hotel: o quarto. Por isso a profissional contratada para este cargo tem que ter o perfil adequado e um bom treinamento para exercer a função.
Artigos Sugeridos
Dados da Publicação