O que colocar no frigobar de hotel e como fazer o controle?

O frigobar de hotel vai além de um simples item de conforto e conveniência: trata-se de uma estratégia eficiente para melhorar a experiência do hóspede e  aumentar a receita do hotel.

Afinal, ao oferecer praticidade e acesso imediato a bebidas e alimentos, esse equipamento contribui para elevar a percepção de valor dos quartos — especialmente quando os itens oferecidos são pensados de acordo com o perfil do público que o hotel atende.

Sem contar que, além de aumentar as oportunidades de receita por meio do consumo no quarto, o mini-refrigerador ajuda reduzir as demandas da equipe com solicitações simples e recorrentes, principalmente fora do horário padrão de atendimento.

Então, se você quer entender como usar o frigobar para ganhar mais — hóspedes satisfeitos, e receita para o seu hotel —, continue a leitura e confira:

  • o que é e como funciona o frigobar de hotel;
  • o que colocar no frigobar de hotel;
  • como fazer controle de frigobar em hotel.

Vem com a gente!

O que é e como funciona o frigobar de hotel?

O frigobar de hotel nada mais é do que um refrigerador compacto, instalado diretamente no quarto dos hóspedes para armazenar bebidas e snacks. Esse equipamento proporciona praticidade ao permitir acesso rápido a produtos essenciais, como água e lanches, sem a necessidade de sair do ambiente.

Essa funcionalidade é especialmente útil durante a madrugada ou em momentos de descanso, quando outros serviços do hotel encontram-se fechados.

Do ponto de vista operacional, trata-se de uma solução que exige atenção à logística interna, principalmente no que diz respeito ao abastecimento, controle de estoque e conferência de consumo.

Em modelos mais modernos, sensores automáticos detectam o consumo de itens e registram a retirada, o que facilita o controle e a cobrança pelo hotel.

Apesar do espaço interno reduzido, o frigobar pode ser bem aproveitado com uma curadoria inteligente de produtos — conforme a rotatividade, o perfil do público e a margem de lucro.

Quando bem gerenciado, torna-se uma fonte complementar de receita e contribui para a percepção de comodidade e cuidado com os detalhes.

A atenção aos detalhes contribui para o aumento da satisfação do cliente, que tende a avaliar o hotel positivamente e pode se tornar um hóspede recorrente.

Agora que você já sabe como funciona o frigobar de hotel, vamos entender o que incluir para otimizar seu uso.

O que colocar no frigobar de hotel?

A seleção de itens para frigobar de hotel deve ser estratégica e levar em consideração o perfil dos hóspedes, a categoria do quarto e o posicionamento do hotel. Mais do que oferecer variedade, é essencial priorizar produtos com boa saída, margem de lucro atrativa e que agreguem praticidade à estadia.

Coloque no refrigerador itens variados, como bebidas, lanches e snacks (doces e salgados), alimentos frescos e opções saudáveis.

A seguir, veja em detalhes o que colocar em frigobar de hotel, como selecionar os itens e organizá-los.

1 – Bebidas

Bebidas são indispensáveis no frigobar e fazem toda a diferença para os hóspedes. Você pode apostar em opções como:

  • água (comum e com gás): escolha marcas confiáveis de água mineral e disponibilize ambas as versões para atender a todos os gostos. Organize as garrafas de maneira prática e fácil de acessar;
  • refrigerantes e sucos: opte por sabores variados e marcas conhecidas. Inclua versões com e sem açúcar e coloque latas ou embalagens menores para facilitar o consumo;
  • bebidas alcoólicas (se permitido): inclua cervejas, miniaturas de vinho ou destilados. Organize em um canto específico do frigobar para diferenciar das bebidas não alcoólicas.

2 – Lanches doces

Lanches doces proporcionam momentos de prazer e agradam hóspedes que desejam relaxar com opções saborosas. Também são ideais para aqueles que procuram uma solução rápida para adoçar o paladar.

Inclua itens, como:

  • chocolates e barras de cereal: prefira produtos de marcas conhecidas ou gourmet, de acordo com o perfil do hotel. Disponha em embalagens individuais para praticidade;
  • biscoitos e balas: ofereça uma seleção que vai do clássico ao sofisticado, como cookies com gotas de chocolate ou balas artesanais. Organize em pequenas caixas ou bandejas para uma apresentação mais elaborada;
  • doces zero açúcar: é cada vez mais importante incluir alternativas voltadas a hóspedes com restrições alimentares ou preocupações nutricionais. Esse cuidado mostra atenção à diversidade de perfis e necessidades.

3 – Lanches salgados

Os lanches salgados ajudam a matar a fome “fora de hora” e atendem quem busca um snack para acompanhar uma bebida. Você pode incluir opções, como:

  • amendoins e mix de castanhas: selecione produtos embalados porções individuais para garantir frescor e higiene. Escolha opções temperadas e naturais para manter a variedade;
  • batatas chips e salgadinhos: opte por marcas confiáveis e versões em embalagens pequenas. Coloque próximos às bebidas para facilitar combinações.

4 – Alimentos frescos

Alimentos frescos agregam um toque especial e mostram cuidado com a qualidade na estadia do hóspede. Você pode apostar em ideias, como:

  • frutas em pequenas porções: escolha opções práticas, como uvas ou fatias de melão em recipientes selados, e garanta a temperatura ideal do frigobar;
  • iogurtes: selecione embalagens individuais e sabores variados. Deixe na prateleira inferior para assegurar frescor e evitar contato com outros itens.

5 – Opções saudáveis

Muitos hóspedes valorizam alimentos mais leves e saudáveis. Incluir essas opções mostra atenção às tendências de consumo e amplia a satisfação. Neste caso, você pode apresentar opções, como:

  • snacks de frutas desidratadas: escolha pacotes individuais de frutas como maçã ou banana. Organize ao lado de outros lanches para facilitar a escolha;
  • bebidas sem açúcar: inclua chás gelados e sucos naturais sem adição de açúcar;
  • produtos integrais: adicione biscoitos ou barras de cereais integrais e dê preferência para marcas que enfatizem qualidade e benefícios nutricionais.

Como fazer o controle do frigobar em hotel?

Para fazer o controle do frigobar do seu hotel ou pousada:

  1.  Faça uma checagem diária;
  2.  Invista na tecnologia certa;
  3.  Deixe os preços claros para os hóspedes;
  4.  Planeje bem o estoque e a reposição.

Confira abaixo o passo a passo detalhado de cada etapa.

1 – Faça uma checagem diária

Antes de cada check-in, abra o frigobar e confira o estoque. Não se esqueça de verificar a data de validade dos produtos e a integridade das embalagens para garantir que tudo continue fresco e em condições próprias para consumo.

Todo dia, durante a arrumação, identifique os consumos e reponha os itens.

Depois que o hóspede fizer o check-out, veja o que consumiram desde a última arrumação, reponha os produtos e organize tudo.

Essa rotina simples evita problemas com cobranças erradas e mantém o frigobar sempre pronto para o próximo cliente.

2 – Invista na tecnologia certa

Se você usa frigobares com sensores automáticos, aproveite ao máximo essa tecnologia. Esses modelos identificam o consumo e enviam as informações diretamente para um sistema de gestão. Essa automação agiliza o processo, reduz erros e garante uma experiência mais prática tanto para você quanto para o hóspede.

Mesmo sem a tecnologia de sensores, durante a checagem diária, ao identificar os consumos, com o Software Hoteleiro FastHotel, é possível:

  • lançar os itens consumidos na conta dos hóspedes,
  • ter a baixa automática do estoque,
  • receber alertas de necessidade de reposição de itens com estoque baixo no Hotel, e
  • contabilizar as receitas em uma classe de receita específica para análises futuras.

3 – Deixe os preços claros para os hóspedes

Ninguém quer reclamações no check-out, certo? Então, disponibilize um cardápio com os preços dos itens do frigobar.

Pode ser um menu impresso no quarto ou até um QR code que leve para uma página online. Quando você apresenta os valores desde o início, o hóspede fica mais seguro e tem menos preocupações na hora de consumir os itens.

4 – Planeje bem o estoque e a reposição

Você evita problemas e garante um frigobar sempre abastecido quando trabalha com planejamento. Tenha parcerias com fornecedores de confiança para manter entregas regulares dos produtos mais procurados.

Guarde um pequeno estoque reserva no hotel para reposições rápidas durante as arrumações das camareiras, entre check-ins. Dessa forma, você evita surpresas e mantém o serviço em pleno funcionamento e sem interrupções.

FastHotel: gestão hoteleira completa para o seu negócio

Gostou do nosso conteúdo? Além de entender como fazer o controle de frigobar em hotel, que tal transformar esse recurso em um diferencial competitivo com uma gestão otimizada e eficiente?

Para começar, realize uma pesquisa rápida com seus hóspedes ou analise os relatórios disponíveis no FastHotel.

Ao combinar esses insights a um bom planejamento e a um software de gestão hoteleira eficiente — com módulo de compras e controle de estoque —, você simplifica a operação, melhora a experiência dos seus hóspedes e aumenta seus lucros.

Solicite uma demonstração do software da FastHotel e veja como essas estratégias podem contribuir para o sucesso do seu negócio!

Quer melhorar a gestão do seu Hotel?
Visited 1 times, 1 visit(s) today