Cursos de hotelaria: quais são e onde fazer um técnico na área?

Você sabia que investir em cursos de hotelaria pode abrir portas para sua carreira? Isso mesmo, com a formação certa, você pode atuar na área de gestão de hospedagem, seja do seu próprio hotel ou pousada, ou no de terceiros.

Se já trabalha no setor, mesmo sem ter uma formação específica, ou se deseja fazer parte desse ramo, conhecer as melhores opções disponíveis no mercado pode fazer toda a diferença. Afinal, investir em conhecimento é o primeiro passo para construir uma boa trajetória profissional.

Então, para esclarecer suas dúvidas quanto à capacitação em hotelaria, continue a leitura. Aqui, você aprende:

  • o que é hotelaria e as principais oportunidades no mercado;
  • os tipos de cursos de hotelaria disponíveis;
  • os custos e as disciplinas de uma faculdade de hotelaria;
  • as diferenças entre técnico e tecnólogo em hotelaria;
  • se o curso de hospedagem é diferente do curso de hotelaria.

Pronto para começar? Vamos lá!

O que é hotelaria e quais são as oportunidades no mercado?

A hotelaria organiza e entrega experiências completas de hospedagem, lazer e alimentação para viajantes. Esse setor abrange a administração de hotéis, pousadas, resorts e outros estabelecimentos do tipo, e garante conforto e serviços personalizados para quem busca descanso ou viagens a trabalho.

Os cursos de hotelaria capacitam profissionais para planejar, organizar e operar serviços essenciais, como recepção, governança, alimentos e bebidas, além de eventos e turismo. Durante a formação, os alunos desenvolvem habilidades práticas e teóricas, como gestão de negócios, marketing hoteleiro e hospitalidade.

As oportunidades de carreira abrangem diversas áreas. Quem decide se especializar no setor pode atuar na administração de hotéis, organização de eventos, cruzeiros, serviços de luxo e parques temáticos, por exemplo.

Quais são os tipos de cursos de hotelaria disponíveis?

Os cursos de hotelaria atendem diferentes perfis e objetivos profissionais, desde para quem busca uma formação prática e rápida até para aqueles que desejam se preparar para cargos de liderança. Cada modalidade oferece oportunidades únicas para crescer na área.

Os principais formatos incluem:

1 – Curso técnico;

2 – Curso superior de tecnólogo em hotelaria;

3 – Graduação em hotelaria.

Confira os detalhes de cada modalidade a seguir!

1 – Curso técnico de hotelaria

Os cursos técnicos focam atividades práticas e ensinam a trabalhar em áreas como recepção e atendimento ao cliente.

A duração desse tipo de formação varia entre 1 e 2 anos, e proporciona uma excelente oportunidade para quem busca especialização em funções específicas.

Quer saber onde encontrar um curso técnico de hotelaria? Confira os exemplos:

2 – Curso superior de tecnólogo em hotelaria

Os cursos de formação de tecnólogos em hotelaria oferecem uma grade de disciplinas que une teoria e prática e permitem que os alunos aprendam desde a operação até a gestão.

Com duração de 2 a 3 anos, preparam profissionais para ocupar posições de liderança ou empreender no setor hoteleiro.

Além disso, abordam temas como inovação, digitalização e estratégias para superar as expectativas dos clientes.

Exemplos de cursos tecnólogos em hotelaria:

3 – Graduação em hotelaria (bacharelado)

A graduação em hotelaria entrega uma formação completa. Em 4 anos, os alunos aprendem sobre administração financeira, recursos humanos, marketing e sustentabilidade.

Essa modalidade permite que os profissionais se destaquem em redes hoteleiras ou desenvolvam negócios próprios, com uma visão estratégica e abrangente do mercado.

Alguns exemplos de cursos de graduação na área:

Quanto custa fazer uma faculdade de hotelaria?

Nas universidades públicas, a formação não tem mensalidade. Já em faculdades particulares, os valores variam bastante, normalmente entre R$ 135 e R$ 1100 por mês, a depender da instituição e da modalidade escolhida, como presencial ou a distância.

Porém, existem programas acessíveis em instituições privadas, além de diversas iniciativas que ajudam a reduzir os custos. Por exemplo:

  • ProUni (Programa Universidade para Todos): oferece bolsas parciais e integrais em faculdades particulares, com base no desempenho no ENEM e na análise da renda familiar;
  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil): permite financiar o curso com condições facilitadas, e o aluno paga somente após a formatura;
  • bolsas institucionais: muitas universidades criam programas próprios de bolsas, como a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), que oferece descontos de até 100%;
  • parcerias privadas: empresas como o Santander disponibilizam programas de bolsas, como o “Santander Graduação”, que oferece auxílio financeiro para estudantes.

Além disso, plataformas como Educa Mais Brasil e Quero Bolsa garantem descontos nas mensalidades. Portanto, pesquise as alternativas disponíveis e entenda os critérios de cada programa para aproveitar as oportunidades e investir na sua formação.

Quais são as disciplinas do curso de hotelaria?

Embora as disciplinas do curso para hotelaria possam variar entre instituições, a grade curricular geralmente aborda temas práticos e teóricos que capacitam os futuros profissionais para os desafios da carreira. Confira as principais matérias:

Qual a diferença entre técnico e tecnólogo em hotelaria?

O nível de formação e as oportunidades oferecidas diferenciam o curso técnico do tecnólogo em hotelaria. O técnico forma profissionais de nível médio, enquanto o tecnólogo prepara para o nível superior, com impactos no mercado de trabalho.

Os cursos técnicos exigem escolaridade mínima que varia entre o ensino fundamental incompleto e o ensino médio completo. Já os tecnólogos pedem obrigatoriamente a conclusão do ensino médio.

A duração também difere: os técnicos em hotelaria duram de alguns meses até três anos e os tecnólogos têm duração entre dois e três anos.

Ao concluir o curso técnico, o estudante recebe um certificado de qualificação profissional de nível médio. Já o tecnólogo confere um diploma de graduação superior, que amplia as possibilidades de crescimento na carreira.

FastHotel: sistema de gestão hoteleira ideal para te acompanhar após sua formação

Agora que você já conhece os cursos de hotelaria, lembre-se de que a busca por conhecimento e soluções para o setor não se limita à sala de aula.

Ao ingressar no mercado, você precisa ter em mãos ferramentas que otimizem o seu trabalho, como o FastHotel — a solução ideal para tornar mais simples e eficiente a gestão hoteleira.

Solicite uma demonstração do nosso software e veja como automatizar reservas, melhorar o atendimento e elevar a experiência dos hóspedes!

Quer melhorar a gestão do seu Hotel?

Dados da Publicação

Criação: 4 de abril de 2024 | Última atualização: 23 de abril de 2025
Visited 1 times, 1 visit(s) today