Qual a diferença entre governanta e camareira?
A resposta depende da configuração da equipe do seu hotel e do tamanho do seu empreendimento. O trabalho de ambas é complementar. Por isso, é importante conhecer as atribuições de cada profissional e avaliar com cuidado antes de abrir mão dessas peças-chave.
O que faz uma governanta?
A profissional é responsável por organizar, planejar e coordenar o trabalho das camareiras e demais profissionais de organização e limpeza, de forma a garantir que os espaços estejam sempre adequados para receber os hóspedes. Ou seja, ela deve informar às camareiras quias quartos devem sem “faxinados”, arrumados ou conferidos.
Além disso, identifica e providencia serviços e reparos e se responsabiliza pela rotina administrativa do empreendimento. Também é responsável pela coordenação das atividades da Lavanderia (seja interna ou externa).
Em grandes linhas, é a profissional que gerencia a área de Governança de um hotel – que compreende os apartamentos, enxovais, lavanderia, áreas comuns e conservação geral.
A atividade ainda pode inclui outra tarefa estratégica: o relacionamento com os hóspedes. Por isso, contar com o trabalho dessa profissional pode ser uma segurança a mais para garantir a qualidade dos serviços prestados e dar mais liberdade ao proprietário ou gerente para atuar em outras áreas do negócio.
É um cargo de confiança que exige a contratação de profissionais organizados, pró-ativos, cordiais, capazes de lidar com o público e com perfil de liderança.
Evite perdas de Enxoval
Preencha seus dados para receber GRATUITAMENTE uma planilha esperta que te ajudará a controlar o saldo de itens do Enxoval em poder da Lavanderia e saber o quanto está "sumindo"...
O que faz uma camareira?
Faxina, arrumação e conferência dos quartos (entenda a diferença entre faxina, arrumação e conferência), incluindo a reposição de amenidades e frigobar, são as principais atribuições da profissional, que ainda pode responder pela organização das áreas comuns e, muitas vezes, também por algumas tarefas da lavanderia.
A atuação é fundamental, pois a imagem do quarto reflete diretamente na reputação do hotel. Além das tarefas práticas, ainda é responsável por preencher os formulários e relatórios que contribuem para a melhor gestão das atividades. Por isso, é importante optar por profissionais organizados, disciplinados e, principalmente, atentos – para identificar as necessidades de reparo e objetos esquecidos nos quartos.
Acesse este link para saber mais sobre as atribuições de uma camareira.
Conclusão
Outra maneira de organizar o setor é usando um bom sistema de gestão. Um PMS como o FastHotel permite a visualização das ocupações, a programação automática e a gestão dos serviços de faxina, arrumação e conferência, a programação dos serviços de manutenção simples e com bloqueio do quarto e até mesmo a avaliação da produtividade da equipe. Mais uma forma de garantir que o trabalho seja realizado da melhor maneira e percebido pelos hóspedes como algo positivo.
Solicite uma demonstração do FastHotel e melhore a gestão de custos do seu Hotel, Pousada ou Hostel.
Artigos Sugeridos
Dados da Publicação