Faxina, Arrumação e Conferência: qual a diferença entre as atividades das camareiras?
Lembre-se que, normalmente, em Hotéis maiores, também existe a governanta. Neste caso, é ela que deve determinar todas as atividades a serem realizadas pelas camareiras. Não confunda as atribuições da camareira e da governanta: conheça as diferenças.
Atribuições durante a faxina
Após o check-out dos hóspedes de um quarto, a missão da camareira é deixar esse quarto como novo para os próximos clientes. Neste caso, é preciso cumprir a tarefa de forma completa, limpando cada canto do apartamento e avaliando o funcionamento de todos os equipamentos, como chuveiros, sanitários, torneiras, TV, ar condicionado, entre outros.
A atividade requer atenção especial, pois é preciso identificar qualquer sinal de algo possa estar errado. Além da simples contagem do frigobar, é preciso conferir se os itens não foram abertos, danificados ou consumidos pela metade. E, finalmente, é preciso checar se o hóspede não esqueceu nenhum pertence, inclusive objetos menores que podem ter caído debaixo da cama, entre os móveis ou ficado atrás das portas.
Atribuições durante a arrumação
O serviço de arrumação é uma tarefa diária, que consiste em organizar os quartos dos hóspedes que ainda estão hospedados no hotel ou pousada. É um serviço de limpeza mais simples, mas nem por isso menos importante e profissional. É preciso se atentar a detalhes que garantam o bem-estar dos hóspedes. Por isso, além de arrumar a cama, realizar a limpeza do banheiro e repor eventuais amenities e petiscos do quarto, a atividade requer um cuidado especial – já que os pertences dos hóspedes ainda estão presentes no local. O profissional precisa manter uma postura ética e, em nenhuma hipótese, deve utilizar os objetos dos clientes ou muda-los de lugar. Do contrário, pode causar ao hóspede a sensação de invasão de privacidade.
Atribuições durante a conferência
Se entre uma hospedagem e outra o quarto ficou desocupado por alguns dias, uma terceira tarefa é fundamental: verificar o funcionamento de todas as estruturas para que o próximo hóspede tenha uma estadia completa, sem complicações. Neste caso, é preciso checar se o frigobar continua completo, se o controle da TV está na bancada e com a pilha, e até mesmo se não há insetos que se instalaram no ambiente enquanto o quarto esteve fechado. Abrir as janelas durante um tempo também contribui para arejar o recinto e garantir um ar renovado.
Embora sejam atividades rotineiras e que muitas vezes funcionam de forma automática, o profissional precisa ter uma visão mais ampla de sua atuação e estar atento a novos elementos que possam causar desconforto ou trazer problemas ao hotel. É importante que as camareiras evitem ruídos ao transitar pelos corredores e durante a arrumação e limpeza dos quartos. Isso inclui manter TVs, rádios e ar condicionado desligados, garantindo o sossego dos hóspedes que se encontram em quartos vizinhos. A organização pessoal também faz toda a diferença – por isso, não comer nos quartos ou deixar os materiais de limpeza soltos no corredor contribuirão para uma boa imagem do hotel.
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