A importância da manutenção hoteleira e como realizar
Quando um gestor entende a importância da manutenção hoteleira, ele otimiza custos, preserva a infraestrutura e eleva o conforto e segurança dos hóspedes. Esse conjunto de fatores diferencia o estabelecimento da concorrência e o posiciona como a melhor opção de hospedagem.
Além disso, hotéis e pousadas bem-conservados fortalecem a reputação e aumentam a satisfação dos clientes, o que impacta diretamente a taxa de ocupação, a retenção e a lucratividade.
Para ajudar você a ver todos esses benefícios no seu negócio, neste artigo explicaremos o que é manutenção hoteleira, a importância, como criar um plano de execução e o que é preciso para realizar uma boa gestão.
Acompanhe!
O que é manutenção hoteleira?
A manutenção hoteleira é um conjunto de ações e práticas preventivas e corretivas cujo objetivo é garantir o funcionamento adequado das instalações, equipamentos e sistemas de um meio de hospedagem, como um hotel ou pousada.
Inclui desde a conservação de quartos, áreas comuns e infraestrutura elétrica e hidráulica, até a manutenção de climatização, segurança e tecnologia, a fim de assegurar o conforto, segurança e uma experiência de qualidade para os hóspedes.
Nota-se a importância da manutenção hoteleira nos feedbacks e avaliações dos hóspedes ao final das estadias — quando elogiam, por exemplo, acomodações com boa estética visual, ar-condicionado que funciona corretamente e piscinas limpas.
Apesar de o foco da manutenção e conservação hoteleira ser prestar o melhor atendimento possível e garantir uma boa experiência para os clientes, a prática também ajuda a reduzir custos, principalmente os emergenciais.
Sugestão de leitura:“Avaliação dos resultados de uma pousada”
Qual a importância da manutenção hoteleira?
A importância da manutenção hoteleira pode ser estabelecida com base nos seguintes benefícios para os meios de hospedagem:
- valorização e boa imagem do empreendimento: cuidar da estética, da estrutura e dos ativos físicos valoriza o patrimônio, melhora a percepção do público e fortalece a presença da marca no mercado;
- aumento da eficiência e redução de custos operacionais: a manutenção adequada otimiza rotinas, reduz o tempo de inatividade e evita gastos desnecessários com reparos emergenciais;
- cumprimento de normas e exigências legais: seguir diretrizes técnicas, sanitárias e ambientais, evita multas, garante regularidade no funcionamento e transmite seriedade ao negócio;
- segurança para hóspedes e funcionários: ambientes seguros e devidamente cuidados reduzem riscos de acidentes, processos judiciais e promovem tranquilidade para clientes e colaboradores;
- melhoria das condições de trabalho da equipe: infraestrutura funcional, organizada e segura favorece o bem-estar dos colaboradores e melhora a produtividade no dia a dia;
- sustentabilidade e uso consciente de recursos: medidas que controlam o consumo de água e energia minimizam o impacto ambiental e ajudam a construir uma imagem mais responsável;
- satisfação e fidelização dos clientes: experiências positivas, com conforto, higiene e bom atendimento, aumentam a satisfação dos hóspedes e incentivam o retorno e as indicações;
- fortalecimento da competitividade no mercado: um hotel eficiente e com boa reputação se destaca da concorrência e atrai mais reservas, inclusive de públicos mais exigentes.
Porém, para garantir todos esses benefícios, é fundamental estruturar um plano de manutenção hoteleira eficiente, que organize e priorize as ações necessárias para preservar a qualidade do seu empreendimento. Veja como!
Leia também: “Como ter um hotel sustentável?”
Como elaborar um plano de manutenção hoteleira?
Para elaborar um plano de manutenção hoteleira, você deve seguir algumas etapas essenciais, como:
- Mapear todas as instalações e equipamentos: liste todas as áreas e itens que precisam de manutenção, como quartos, sistemas elétricos, hidráulicos, climatização e segurança. O objetivo aqui é ter uma visão geral para separar por prioridade posteriormente;
- Definir os tipos de manutenção para cada área e equipamento: as preventivas acontecem antes da necessidade de conserto, e as corretivas quando a demanda de reparo é evidente;
- Criar um cronograma de inspeções: a partir do que você definiu nas duas etapas anteriores, determine o que é prioritário e precisa de resolução imediata, e o que pode esperar sem causar prejuízo para o negócio e para os hóspedes;
- Analisar o orçamento: considere quanto de dinheiro tem disponível antes de definir a ordem de manutenção e inclua no seu planejamento financeiro uma reserva para consertos emergenciais, a fim de não afetar o fluxo de caixa;
- Capacitar a equipe: treine funcionários para identificar problemas, realizar ou informar a necessidade de pequenos ajustes antes que se tornem falhas maiores;
- Utilizar um sistema de gestão hoteleira: essa ferramenta auxilia no controle de ordens de serviço, histórico de manutenção e monitoramento de equipamentos;
- Monitorar e ajustar o cronograma: acompanhe os resultados e faça melhorias contínuas a partir da análise constante das necessidades do hotel.
Ao trabalhar dessa forma, você reduz gastos, gera economia em médio e curto prazo, garante a continuidade das atividades e a satisfação dos seus clientes.
Como ter uma boa gestão de manutenção hoteleira?
Agora que você entendeu a importância, veja como ter uma boa gestão de manutenção hoteleira no seu negócio.
Faça um bom planejamento estratégico
Crie um plano de ação que inclua um cronograma para inspeções regulares e definição de prioridades. Alinhe com o orçamento disponível para manutenções e não deixe de separar uma quantia para consertos e correções emergenciais.
Realize manutenções preventivas e não apenas corretivas
Reduza custos e aumente a vida útil dos equipamentos com inspeções programadas e soluções rápidas para falhas inesperadas. Esperar o problema surgir para resolvê-lo gera mais gastos e pode comprometer as atividades do seu hotel ou pousada.
Limpar periodicamente do sistema de ar-condicionado, por exemplo, garante conforto aos hóspedes e evita custos elevados com consertos de última hora.
Monitore os indicadores de desempenho
Acompanhe diferentes métricas, como tempo de resposta, custo de reparos e satisfação dos hóspedes, para otimizar as manutenções e garantir que gerem os resultados que você espera.
Gerencie fornecedores e contratos
Além de treinar sua equipe para identificar e resolver problemas básicos — que não necessariamente precisam de um especialista —, mantenha boas parcerias com prestadores de serviço e tenha contratos bem-definidos para suporte rápido e eficaz. Essa é a melhor forma de evitar demora na resolução de problemas.
Utilize a tecnologia a seu favor
Adote softwares específicos para monitorar ordens de serviço, histórico de reparos e programar ações preventivas, e alinhe com sistemas de gestão hoteleira que dão uma visão geral do seu negócio.
Assim, você otimiza o gerenciamento das manutenções, garante a continuidade das operações sem falhas, toma decisões baseadas em dados, melhora a eficiência de toda a equipe, reduz custos e aumenta a satisfação dos hóspedes.
Por isso, é importante disponibilizar, para sua equipe de camareiras e manutentores, o Fast Serviços que é o aplicativo para eles acessarem os serviços de sua responsabilidade diretamente pelo celular. Com ele, sua operação tem 80% menos falhas e sua equipe bate records de produtividade.
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