Produtos no frigobar: vantagens e desvantagens

No mercado brasileiro, o frigobar é um item muito valorizado pelos hóspedes. Quando não atendidos conforme a expectativa, surgem as reclamações e as baixas notas nas avaliações dos Hotéis e Pousadas. As principais reclamações dos hóspedes, geralmente, são relacionadas à falta de comodidade, falta de variedade, preço alto e cobranças indevidas.

Então, no Brasil, oferecer essa comodidade ainda é (praticamente) uma regra. Enquanto que em países da Europa e Estados Unidos, apenas os hotéis com tarifas mais altas (ou quando são mais distantes de áreas de comércio) oferecem o frigobar com produtos no quarto.

Oferecer ou não produtos no frigobar?

Como já falamos, no Brasil, é esperado pelos hóspedes que sempre haja frigobar com produtos no quarto. Embora, as novas gerações já não se preocupam tanto com isso, na maioria dos casos, ainda há essa preferência. Quando não atendidos conforme a expectativa, surgem as reclamações e as baixas notas nas avaliações dos Hotéis e Pousadas. As principais reclamações dos hóspedes, geralmente, são relacionadas à falta de comodidade, falta de variedade, preço alto e cobranças indevidas.

Então, oferecer essa comodidade ainda é (praticamente) uma regra. Por isso, o importante é se organizar para que o item não seja uma pedra no sapato.

Além disso, embora frigobar possa não parecer um diferencial do seu hotel, em alguns casos, ele já representa mais de 5% do faturamento total de um Hotel ou Pousada (principalmente quando a escolha dos produtos disponibilizados está bem alinhada aos desejos de seu público médio). Manter um serviço de frigobar ativo é fundamental mesmo que o hotel ofereça serviço de quarto e, mais ainda, para os estabelecimentos que não possuem setor de alimentação ou cozinha.

Há dois modelos principais de trabalho: a manutenção de produtos no quarto ou o oferecimento de produtos na recepção, para que o próprio hóspede faça as escolhas. Em ambos, é possível contar com programas como o FastHotel para facilitar a gestão – permitindo o controle de toda a conta do hóspede, do consumo de frigobar e o controle do estoque. Dessa forma, eliminam-se as principais reclamações dos gestores, como o baixo rendimento, a dificuldade de controle e as perdas.

Conheça agora as vantagens e desvantagens de cada modelo de trabalho quando o assunto é frigobar e opte por aquele que se adequa melhor a sua estrutura.

Mantendo os produtos no frigobar

É a forma mais comum de oferecer produtos de frigobar e exige um bom trabalho de administração. Neste modelo, as camareiras precisam fazer a conferência diária dos produtos e repor aqueles que foram consumidos, fazendo o devido registro do consumo no sistema (veja as principais atribuições de uma camareira). Por outro lado, é mais cômodo para o hóspede e mais rentável – já que muitas vezes a comodidade acaba induzindo ao consumo.

Além da organização, um grande desafio para esse modelo é oferecer uma gama de produtos interessantes aos hóspedes (garantindo que, em algum momento, algum dos produtos parecerá essencial) porque quanto maior a gama de produtos oferecidos, maior o risco de perda por expiração da validade.
Neste caso, o controle de estoque é essencial para não haver perdas, reforçando a importância da aquisição deste módulo do FastHotel (saiba mais sobre a importância do controle de estoque na hotelaria).

Mantendo os produtos na recepção

Neste modelo, é o próprio hóspede quem decide quais itens gostaria de ter à disposição e realiza a compra na recepção – abastecendo o próprio frigobar. É uma escolha vantajosa em termos de produtividade para as camareiras, que não precisarão fazer a conferência e troca dos produtos diariamente, e elimina os erros na hora da cobrança da conta no check-out. Além disso, como o estoque fica centralizado é mais fácil administrá-lo.

Por outro lado, em alguns casos pode gerar uma percepção de falta de hospitalidade e cuidado – principalmente nos casos de hotéis de luxo, cujo carro-chefe do marketing é a prestação de serviço. Mais que isso, há uma tendência de o hóspede adquirir apenas o que é estritamente necessário, diminuindo as margens de lucro.

Caso opte por esse caminho, sugiro fortemente que deixe isso claro, no momento da contratação ou, no máximo, durante o check-in. Na sua comunicação, inclua as regras de uso do frigobar como “você pode adquirir produtos de tais tipos na recepção e levá-los para o frigobar”, “é permitido trazer produtos de fora (existem locais próximos para isso)”, “cobra-se (ou não) pelo empréstimos de itens da cozinha como pratos, talheres e taças”, etc…

Terceirização: um novo caminho

Quem não quer ter trabalho com o sistema de frigobar ainda pode optar pela terceirização do serviço. Já existem empresas especializadas neste tipo de gestão com o repasse de uma porcentagem menor dos lucros para o hotel. Neste caso, a receita é bem mais baixa. É o modelo ideal para empreendimento muito grandes, nos quais os gestores têm dificuldade de inserir o serviço na rotina diária do negócio mas têm o intuito de oferecer o frigobar como uma comodidade ao hóspede.

Conclusão

Seja qual for o modelo adotado pelo seu hotel, é importante deixar claro ao hóspede, logo no check-in, como é o funcionamento do frigobar. A atitude evita desentendimentos e surpresas durante a estadia.
Outra boa dica é conhecer o hábito de consumo dos seus hóspedes, para garantir eficiência nas escolhas de compra. Para isso, basta realizar uma pesquisa rápida com os hóspedes ou analisar os relatórios disponíveis no FastHotel.
Uma boa escolha de forma de trabalho, aliada a um planejamento e controles adequados e a um software de gestão hoteleira com a qualidade do FastHotel, são os principais ingredientes para uma gestão mais simples e rentável, contribuindo para o sucesso do negócio.

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Bônus

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Dados da Publicação

Criação: 21 de novembro de 2018 | Última atualização: 23 de setembro de 2024
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