Dicas para melhorar as avaliações do seu Hotel na Internet

Ter uma boa reputação é um pré-requisito para o sucesso de qualquer empresa. Mais que a imagem do público sobre o seu hotel, reputação é o conjunto de imagens formadas ao longo do tempo e que, se não gerenciada, pode prejudicar de maneira irreparável o seu negócio.

E se 98% dos consumidores estão online, é lá que você precisa começar já a trabalhar a sua reputação. Outro item importante ao cuidar da presença online de seu Hotel ou Pousada, é ter perfis campeões nos principais sites de busca, pois de acordo com pesquisas, os clientes que utilizam sites de reviews como referência (e olha que são 53% do total!) leem seis ou mais posts antes de tomar uma decisão sobre o melhor hotel para se hospedar.

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5 dicas sobre como proceder diante de reviews em redes sociais e sites especializados

Não é fácil manter o seu Hotel ou Pousada em destaque em sites como Trip Advisor e Booking. Além de fornecer um atendimento e serviço de qualidade, inerente a qualquer negócio, é importante estar atento ao que dizem a seu respeito na internet.

1 Defina quem será a pessoa responsável por responder as avaliações online do seu Hotel ou Pousada. Este artigo vai te ajudar nessa decisão.
Lembrando que a Gestão da Reputação Online é responsável pelo posicionamento do seu Hotel nos mais diferentes sites como Trip Advisor, Trivado, Booking, Google, dentre outros, e, portanto, vai influenciar seu faturamento.

2 Leia e responda a todos os comentários feitos sobre o seu hotel na internet. De acordo com a pesquisa, 9 em cada 10 clientes acreditam que uma resposta apropriada a um review ruim melhora a imagem que eles têm do hotel.

3 Os reviews positivos devem ser respondidos com entusiasmo. Algo como “ficamos felizes por poder participar de momentos agradáveis das suas férias” soa bem melhor que um “obrigado”.

4 A regra é contrária para os reviews negativos. Evite usar a emoção e seja objetivo no retorno – sem nunca deixar de se desculpar. Caso o problema seja real, não dê desculpas esfarrapadas ou invente histórias para se redimir.

5 Atualize sempre o status de eventuais resoluções de problema. Caso de imediato a resposta seja “vamos avaliar” ou “estamos atuando para resolver o problema”, não deixe de retornar ao post para dar um retorno definitivo. Isso mostra credibilidade.
As pesquisas apontam que sites de hotéis com comentários e rankings confiáveis são vistos 200% mais que os outros e que, com 1% de aumento no ranking, a diária média do seu hotel pode aumentar em até 7%! E além de cuidar da reputação online de seu Hotel ou Pousada, é importante estar sempre atento ao seu posicionamento online e à aplicação de técnicas para melhorar esse posicionamento, como por exemplo, as técnicas de SEO.

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Dados da Publicação

Criação: 17 de dezembro de 2017 | Última atualização: 17 de julho de 2022