Como melhorar a Reputação Online do seu Hotel para Vender Mais Reservas

Estar na rede não é mais uma escolha para empreendedores do ramo hoteleiro. O número de usuários da internet cresce exponencialmente a cada ano e, segundo pesquisas, 90% dos consumidores leem reviews online antes de fazerem escolhas de consumo e 88% deles já confiam mais nas avaliações digitais do que em recomendações pessoais.
Os números acendem um alerta: se você ainda não investe em melhorar suas avaliações em sites que pontuam hotéis e pousadas, as chances de seu negócio estacionar são enormes. Pode parecer difícil, mas há uma série de estratégias que ajudam a se posicionar melhor nos rankings online e algumas empresas, como a FastHotel – Acelere seus Resultados que trabalham justamente com planos de aceleração de vendas.
Hoje, os sites que dominam o mercado de consulta pelos consumidores brasileiros na hora de escolher um local para se hospedar são Trip Advisor, Trivago, Booking, Decolar, Expedia e Google. Juntos, eles influenciam na decisão de compra de milhares de hóspedes por ano e seu empreendimento pode estar entre os mais procurados se você tiver um perfil campeão nos sites especializados, dicas para melhorar as avaliações do seu Hotel na Internet e seguir as dicas abaixo para melhorar suas avaliações.

Faça o dever de casa direitinho

De nada adianta seguir todas as dicas de presença e engajamento nas redes se a experiência que você proporciona aos hóspedes não é a melhor. Todos os detalhes sobre a estadia, bons e ruins, irão parar na internet caso o hóspede opte por deixar uma avaliação. Por isso, é importante garantir o bem-estar do cliente desde o check-in até o check-out. Concentre seus esforços em oferecer um excelente atendimento e em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que ele saia satisfeito com seus serviços.

Engaje o seu cliente

Ao final da estadia, nunca deixe de conversar com cada um dos hóspedes para saber como se sentiram durante a hospedagem e se o hotel deixou de fazer algo para garantir sua satisfação. Explique que o objetivo do negócio é promover avanços no serviço e que, para isso, tem contado e respeitado a opinião de cada um dos clientes. Só então incentive que avaliem o serviço em algum dos sites de review. Mas atenção: em hipótese alguma ofereça algo em troca.
À medida que seu negócio evoluir na rede, uma boa dica também é manter expostas na recepção as pontuações do seu estabelecimento nos principais sites de ranqueamento. É um reconhecimento e, ao mesmo tempo, uma forma de mostrar aos hóspedes que você tem interesse em receber o feedback.

Fique de olho nas categorias

As avaliações em sites de review do setor hoteleiro são divididas, de maneira geral, em categorias. Algumas estão diretamente ligadas ao serviço prestado e são mais fáceis de tratar em caso de insatisfação. Outras podem ser mais complexas, como as relacionadas à estrutura, mas sempre há formas de evoluir nos sites de pontuação.

Categorias mais fáceis de evoluir

São quesitos que demandam apenas ações internas e com baixo custo para resolução, como:

  • Limpeza
  • Qualidade do Atendimento
  • Qualidade e Variedade no Café da Manhã
  • Velocidade do Wi-Fi

Embora pareçam simples, são categorias que têm um peso grande na satisfação do cliente e, por isso, devem ser pensadas no detalhe.
Pondere sobre como pode melhorar seus serviços, por exemplo, oferecendo itens diferenciados no café da manhã e sempre frescos – cozinhá-los no próprio Hotel pode fazer toda a diferença.
Certifique-se também se a rede wifi conecta bem em todos os quartos. Crie um check-list para as camareiras para que as faxinas, arrumações e conferências sejam sempre impecáveis (entenda mais sobre faxinas, arrumações e conferências).

Categorias intermediárias

Esses quesitos podem demandar um investimento mais alto para obter soluções ou melhorar o que ainda não atende de maneira ideal aos hóspedes.

  • Acessibilidade
  • Conforto e Qualidade das acomodações
  • Custo-benefício da Hospedagem
  • Estacionamento

Procure identificar os pontos mais críticos a partir da avaliação dos clientes e comece por eles na hora de montar um plano de ação de melhorias.
Parcerias com loteamentos vizinhos ou estacionamentos particulares também podem sanar o problema da falta de um local para estacionar o carro.
Se não for possível, de imediato, melhorar as avaliações ligadas à hospedagem em si, seja campeão no custo-benefício.

Categorias mais complexas

São aquelas que dificilmente será possível mudar no curto prazo, como:

  • Localização
  • Instalações prediais
  • Qualidade e Segurança das vias de Acesso
  • Viazinhança

Se forem pontos críticos, que estejam diminuindo gradativamente sua avaliação nas redes, comece a se programar para uma reforma mais robusta no médio ou longo prazo. Avalie criar uma poupança para obras ou conseguir um empréstimo.
Acomodações pequenas demais, por exemplo, podem ser unidas em uma só – de forma a oferecer duas opções para os hóspedes.
Ser honesto nos materiais de divulgação também é uma estratégia para melhoria dos reviews.

Fui “reprovado”. E agora?

Não é o fim do mundo. Aceite a crítica e nunca discuta com um hóspede online. Mostre que entendeu o ponto de vista do cliente, peça desculpas e busque estratégias para resolver o problema internamente, de forma que a reclamação em questão seja única e não se repita. Isso enfraquece a avaliação negativa e passa a impressão de que foi um caso isolado.
O ideal é treinar as equipes para que identifiquem um ponto crítico antes mesmo de o hóspede deixar as acomodações. Problemas identificados e sanados dentro da propriedade têm menor possibilidade de se tornarem uma crítica online.
Saiba mais sobre como agir diante das reclamações de seus hóspedes e qual o perfil ideal do profissional que responderá as avaliações públicas.

Dica final

Hotéis que interagem mais nos sites de avaliação online também são aqueles que mais são vistos pelos futuros hóspedes. Por isso, escale e treine algum dos integrantes da sua equipe ou contrate uma empresa especializada para responder cada um dos reviews. Isso garantirá uma visualização até quatro vezes maior, o que fará toda a diferença no aumento das vendas.

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Dados da Publicação

Criação: 4 de dezembro de 2018 | Última atualização: 19 de julho de 2022