Geração Y: saiba como atendê-los (muito) bem!

O conceito é da sociologia, mas pode te ajudar a entender o que os novos consumidores esperam do seu hotel. Nascidos entre os anos 80 e início dos 90, a Geração Y tem como característica o hábito de consumir pela internet, fazer pesquisas antes de comprar e ser extremamente exigente. E o que você tem a ver com isso? Eles são e continuarão sendo seus principais clientes pelo menos nos próximos 5 anos.
Antenados em novas tecnologias, o público entre 25 e 40 anos é ávido por inovações e mais conservador com o dinheiro. Então fique atento às dicas para conquistar de vez esse novo consumidor.

Inspire confiança
É uma geração que tem pavor de sentir a sensação de que está sendo passada para trás. Por isso, promover promoções ou sorteios ou distribuir pacotes ou vouchers que oferecem descontos irreais ou picaretas é um tiro no pé. É por isso também que esses jovens preferem uma boa indicação de hotel ou pousada a uma chuva de produtos de marketing sem sentido. Para essa geração é preciso mostrar um bom trabalho ao invés de apenas dizer o que faz de bom.

Site moderno
A geração está quase 100% ligada à internet e se dá muito bem nesse universo. Logo, o seu site precisa acompanhar o avanço da tecnologia web. Se a sua página não é responsiva, ou seja, não se adapta às telas dos dispositivos móveis, mais de 60% do seu público não interagirá com você e, consequentemente, o número de reservas cairá consideravelmente. De acordo com o Google Think Insigths, se o usuário tem uma experiência positiva no seu site, as chances da visita se converter em uma reserva é de 67%. Então evite ter um site apenas para marcar presença na internet. Cuide para que o conteúdo e a plataforma acompanhem o mercado.

Ofereça wi-fi grátis
Se você precisa agregar um valor financeiro ao caixa que vá além do valor obtido a partir das reservas, definitivamente não faça isso cobrando pelo uso do wi-fi. Oferecer uma rede gratuita e veloz é um fator decisório para as novas gerações ao escolher a hospedagem. É uma amenidade fundamental e cobrar por ela pode ser mais um tiro no pé. Busque obter novas fontes de renda em outros serviços opcionais.

Sustentabilidade
Os jovens da geração Y em diante estão mais preocupados com o meio ambiente e o futuro. Eles mudam o próprio estilo de vida com facilidade se isso for contribuir para proteger o planeta. Por isso, qualquer mudança que você promova na rotina do seu negócio pode ser preponderante para esse tipo de cliente escolher o seu hotel. E se ser ambientalmente responsável pode, muitas vezes, lhe ajudar a economizar nos custos operacionais, por que não começar já a pensar nessas soluções sustentáveis?

Elimine a burocracia
A Geração Y não tem muita paciência de ficar de 15 a 20 minutos na fila aguardando ou preenchendo fichas. Portanto, busque, na medida do possível, oferecer check-in e check-outs mobiles, online, via totens na recepção ou minimize a burocracia revendo processos e treinando sua equipe de recepção para que a chegada do hóspede seja a mais ágil possível.

Personalize
A geração que tem a exigência como característica quer ter experiências nas quais se sinta diferente e especial. Por isso ficar atento aos gostos e desejos de cada hóspede é importante para conquistar e causar uma boa impressão. Então, é preciso estar pronto! Ter tipos diferentes de travesseiros, quartos decorados com estilos ou cores diferentes ou disponibilizar alimentação 24 horas ou refeições diferenciadas – que atendam a vegetarianos, veganos, alérgicos, são algumas ótimas formas de chamar a atenção dessa geração.

E lembre-se que tudo o que for implantado pensando na geração Y, vai agradar também os hóspedes de todas as outras gerações, como por exemplo, os hóspedes da terceira idade. É uma ótima forma de seu Hotel ou Pousada se destacar e atrair mais clientes. Conheça outras formas de agregar mais valor ao seu Hotel ou Pousada e como desenvolver seu canal de vendas diretas.

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Dados da Publicação

Criação: 26 de outubro de 2017 | Última atualização: 18 de outubro de 2024
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