O futuro do marketing hoteleiro
Uma das grandes questões do setor hoteleiro é como melhorar as experiências do cliente com um custo razoável. A resposta está na implementação de novas tecnologias que, a cada ano, avançam por um caminho sem volta. Por isso, é importante estar atento às grandes guinadas tecnológicas do mercado para acompanhar as tendências e não ficar para trás. Conheça algumas das principais técnicas e ferramentas que apontam para o futuro do marketing hoteleiro.
Site com DNA Vendedor
De pouco adianta ser resistente à tendência. O site de seu Hotel ou Pousada já é visto pelos clientes como um meio de compra de hospedagem online. Por isso, facilitar a vida do seu cliente só trará ganhos para o seu negócio. Porém, um ponto de atenção: apenas oferecer a possibilidade de reserva online, diretamente no site, não é suficiente. O desafio da atualidade desenvolver estratégias de conversão, identificação e engajamento para que as visitas ao site do seu hotel sejam, verdadeiramente, revertidas em reservas. E, para isso, é preciso investir em novas tecnologias e em um setor interno especializado em marketing digital e desenvolvimento de site vendedor.
Otimização da plataforma
Ter um site bonito não garante boas conversões em reservas. Ele precisa ser funcional, atrativo e nem sempre sabemos necessariamente o que isso significa. É por isso que uma das tendências para o setor hoteleiro é utilizar como ferramenta de otimização do site os Testes A/B. A técnica nada mais é que levantar hipóteses de melhoria da plataforma, que podem ser simples como uma mudança de cor ou alterações de layout dos botões, e testá-la por um tempo com um grupo de cerca de 50% dos usuários. Caso haja melhorias em termos de conversão de vendas após um determinado prazo junto ao grupo que recebeu a mudança no site, significa que a ideia é boa e deve seguir em frente com ela, estendendo a todos os usuários.
![FastHotel Acelere seus Resultados o futuro do marketing hoteleiro](https://s3-fasthotel-com-br.s3-accelerate.amazonaws.com/2021/12/o-futuro-do-marketing-hoteleiro-acelere-seus-resultados.jpg)
Human to human
Você aprendeu há um tempo sobre negócios B2B (business to business) ou B2C (business to customer) eram boas práticas de mercado para um hotel. Porém, a grande tendência do mercado é atuar de forma mais pessoal, em qualquer tipo de negócio. O chamando H2H (human to human) estabelece relações menos diretas, que cativem o público sem “empurrar um produto” no colo do consumidor. Com isso, o marketing precisa deixar de desenvolver estratégias diretas de venda, para adotar uma postura próxima, de como quem recomenda algo a um amigo pessoal. Com o advento das redes sociais, o “compre, compre, compre” tem dado espaço ao “olha que bacana essa coisa”, de forma sutil e menos invasiva.
Pacote turístico sim!
Não adianta ignorar a relevância do agente de viagens no cenário atual do turismo brasileiro. O momento político e econômico do país favorece um ambiente de mercado voltado para promoções exclusivas e pacotes fechados, que não imponham ao consumidor nenhuma surpresa financeira durante ou após a viagem. O mesmo acontece com as opções de all inclusive e pensão completa, as preferidas dos consumidores quando a economia não anda bem das pernas. Mesmo não sendo a melhor das opções para os hoteleiros, por conta de ser um canal que onera para o negócio, em períodos de crise há uma baixa nas compras via cartão de crédito e as agências são como pontes para que o cliente possa concretizar a tão sonhada viagem de férias. Então, é preciso pensar em parcerias, além de desenvolver os canais online.
Reserva direta
O momento também é de criar estratégias para diminuir, sempre que possível, a dependência desses intermediários na hora de conquistar uma reserva. Além da modernização tecnológica já discutida acima, o mercado hoteleiro precisa se mobilizar e realizar campanhas que contribuam para instigar nos hóspedes o hábito de realizar reservas diretas – seja garantindo bons preços via reservas no site ou criando mecanismos que favoreçam essa prática. Grandes redes hoteleiras já têm se movimentado nesse sentido e é bom ficar de olho!
O futuro do marketing na hotelaria é um tema tão vasto que, no próximo post, traremos dicas sobre como se sobressair diante da concorrência do Airbnb.
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