O futuro do marketing hoteleiro

Uma das grandes questões do setor hoteleiro é como melhorar as experiências do cliente com um custo razoável. A resposta está na implementação de novas tecnologias que, a cada ano, avançam por um caminho sem volta. Por isso, é importante estar atento às grandes guinadas tecnológicas do mercado para acompanhar as tendências e não ficar para trás. Conheça algumas das principais técnicas e ferramentas que apontam para o futuro do marketing hoteleiro.

Site com DNA Vendedor

De pouco adianta ser resistente à tendência. O site de seu Hotel ou Pousada já é visto pelos clientes como um meio de compra de hospedagem online. Por isso, facilitar a vida do seu cliente só trará ganhos para o seu negócio. Porém, um ponto de atenção: apenas oferecer a possibilidade de reserva online, diretamente no site, não é suficiente. O desafio da atualidade desenvolver estratégias de conversão, identificação e engajamento para que as visitas ao site do seu hotel sejam, verdadeiramente, revertidas em reservas. E, para isso, é preciso investir em novas tecnologias e em um setor interno especializado em marketing digital e desenvolvimento de site vendedor.

Otimização da plataforma

Ter um site bonito não garante boas conversões em reservas. Ele precisa ser funcional, atrativo e nem sempre sabemos necessariamente o que isso significa. É por isso que uma das tendências para o setor hoteleiro é utilizar como ferramenta de otimização do site os Testes A/B. A técnica nada mais é que levantar hipóteses de melhoria da plataforma, que podem ser simples como uma mudança de cor ou alterações de layout dos botões, e testá-la por um tempo com um grupo de cerca de 50% dos usuários. Caso haja melhorias em termos de conversão de vendas após um determinado prazo junto ao grupo que recebeu a mudança no site, significa que a ideia é boa e deve seguir em frente com ela, estendendo a todos os usuários.

FastHotel Acelere seus Resultados o futuro do marketing hoteleiro

Human to human

Você aprendeu há um tempo sobre negócios B2B (business to business) ou B2C (business to customer) eram boas práticas de mercado para um hotel. Porém, a grande tendência do mercado é atuar de forma mais pessoal, em qualquer tipo de negócio. O chamando H2H (human to human) estabelece relações menos diretas, que cativem o público sem “empurrar um produto” no colo do consumidor. Com isso, o marketing precisa deixar de desenvolver estratégias diretas de venda, para adotar uma postura próxima, de como quem recomenda algo a um amigo pessoal. Com o advento das redes sociais, o “compre, compre, compre” tem dado espaço ao “olha que bacana essa coisa”, de forma sutil e menos invasiva.

Pacote turístico sim!

Não adianta ignorar a relevância do agente de viagens no cenário atual do turismo brasileiro. O momento político e econômico do país favorece um ambiente de mercado voltado para promoções exclusivas e pacotes fechados, que não imponham ao consumidor nenhuma surpresa financeira durante ou após a viagem. O mesmo acontece com as opções de all inclusive e pensão completa, as preferidas dos consumidores quando a economia não anda bem das pernas. Mesmo não sendo a melhor das opções para os hoteleiros, por conta de ser um canal que onera para o negócio, em períodos de crise há uma baixa nas compras via cartão de crédito e as agências são como pontes para que o cliente possa concretizar a tão sonhada viagem de férias. Então, é preciso pensar em parcerias, além de desenvolver os canais online.

Reserva direta

O momento também é de criar estratégias para diminuir, sempre que possível, a dependência desses intermediários na hora de conquistar uma reserva. Além da modernização tecnológica já discutida acima, o mercado hoteleiro precisa se mobilizar e realizar campanhas que contribuam para instigar nos hóspedes o hábito de realizar reservas diretas – seja garantindo bons preços via reservas no site ou criando mecanismos que favoreçam essa prática. Grandes redes hoteleiras já têm se movimentado nesse sentido e é bom ficar de olho!

O futuro do marketing na hotelaria é um tema tão vasto que, no próximo post, traremos dicas sobre como se sobressair diante da concorrência do Airbnb.

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Dados da Publicação

Criação: 16 de outubro de 2017 | Última atualização: 17 de julho de 2022
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