A real importância das vendas diretas para Hotéis e Pousadas
As vendas realizadas pelo próprio hotel ou pousada, sejam elas efetivadas eletrônica, telefônica ou pessoalmente (balcão), são chamadas vendas diretas ou reservas diretas. Dito isso, qual é a real importância dessas vendas para hotéis e pousadas?
A resposta a essa pergunta é muito simples: mais lucro para seu negócio! As comissões das OTA’s podem variar de 13% a 42%. Gasta-se menos que isso para ter um site vendedor e oferecer uma ótima experiência de compra para seu cliente.
Além disso, estrategicamente, uma OTA deve ser vista como um canal adicional de marketing e vendas com foco no curto prazo. Neste papel, sem dúvidas, elas são muito importantes e imprescindíveis para você e seu negócio. Portanto, você precisa saber como usar uma OTA a favor de seu hotel ou pousada. Mas não é interessante que ela se torne a principal vendedora de reservas. Uma rápida reflexão sobre o assunto: qual o interesse de uma OTA em vender reservas de seu hotel ou pousada? A resposta que parece mais óbvia é “receber a comissão pela venda”. Errado!
A resposta correta é “fazer o menor investimento para receber a maior comissão possível”. E, nada garante, que no curto prazo, seu empreendimento deixe ser atrativo para uma certa OTA ou que os acionistas dessa OTA busquem mais lucro aumentando ainda mais as exorbitantes comissões de vendas. Se você terceirizou todo o marketing e vendas para as OTA’s e não estabeleceu um bom processo de comunicação com seus clientes, seu negócio estará em risco. Você não precisa esperar esse dia chegar para concluir que cometeu alguns erros na gestão. Você pode e deve começar a agir antecipadamente! É fácil. Veja como desenvolver o canal próprio de vendas diretas e ter independência das OTA’s.
Perceba que no parágrafo anterior, citei seus clientes. Mas, se quem vende suas reservas é uma OTA, de quem é o cliente? Nesse ponto, você percebe que as OTA’s estão terceirizando a hospedagem para seu hotel ou pousada. Era esse o tipo negócio que você sonhou em ter quando resolver empreender? O cliente é a alma de seu negócio. Você precisa identificar, conhecer, atrair, oferecer uma boa experiência de compra, conquistar (atender ou até superar as expectativas) e fidelizar os seus potenciais clientes.
É claro que todos gostam de novidades, de conhecer cidades e ter experiências turísticas inesquecíveis. Mas as pessoas também gostam de segurança. Você precisa ser lembrado como parte da ótima experiência vivenciada pelo seu cliente. E toda vez que ele voltar para sua cidade, ele vai querer se hospedar no seu hotel ou pousada. Afinal, ele poderá viajar, visitar lugares incríveis, descansar e reviver as boas sensações sem ter que correr o risco de ter problemas na hospedagem. E ele ainda indicará seu hotel ou pousada para os amigos. Você precisa entender como seu cliente pensa, como conquistá-lo e ser referência para ele. O desenvolvimento de um canal próprio de vendas diretas fará que com você estreite o relacionamento e fidelize seus clientes.
A decisão de dar a devida importância e relevância para as reservas diretas é vital para seu negócio. Embora altamente atrativo, o aumento do lucro não é o benefício mais importante a se considerar. A busca por esse lucro adicional exige saber como investir em marketing, reorganizar canais de vendas, obtendo assim a independência das OTA’s, e buscar uma maior proximidade com seus clientes. E esses serão os principais, mais frutíferos e perenes benefícios que você conquistará. Bem-vindo a um novo mundo.
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