7 melhores OTAs para hotéis e como se beneficiar de cada uma

Conhecer as melhores OTAs para hotéis é fundamental se você quer aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair mais clientes e otimizar sua estratégia de vendas. Isso porque essas agências de viagens online desempenham um papel crucial no setor de hotelaria ao conectar hotéis e pousadas a potenciais hóspedes.

Além disso, essas plataformas de reserva potencializam o marketing, facilitam o fluxo de cobrança de valores e viabilizam vendas 24/7. Contudo, é preciso pagar comissões sobre as vendas.

Neste artigo, apresentaremos as principais OTAs para se conectar, as características e diferenciais de cada uma e quais critérios considerar na hora de escolher a melhor para o seu negócio.

O que são OTAs e por que são importantes?

As OTAs — Online Travel Agencies, ou agências de viagens online — são plataformas digitais que conectam turistas a fornecedores de serviços de viagem e hospedagem, como hotéis, pousadas e hostels. Essas plataformas permitem que os futuros clientes reservem acomodações e demais serviços de hotelaria diretamente pela internet.

Esses sistemas são fundamentais para estabelecimentos do ramo de hospedagem, pois aumentam a visibilidade, ajudam a alcançar um público global, facilitam o processo de reserva e oferecem ferramentas de marketing e promoção.

Além disso, proporcionam acesso a avaliações de hóspedes e suporte ao cliente, o que aumenta a taxa de ocupação e de conversão.

Um estudo da Phocuswright, companhia especializada em pesquisa de mercado do setor de turismo, deixa ainda mais clara a participação dessas agências, o que já é mais um motivo para você conhecer as melhores OTAs para hotéis e aderir a essa solução.

Segundo o levantamento, houve um aumento de 32% no volume de vendas online de serviços turísticos e de hospedagem na América Latina em 2023, o que gerou um faturamento de US$ 33,2 bilhões. Somente as OTAs foram responsáveis por US$ 17,5 bilhões desse total.

Entre todos os países latinos, o Brasil responde por 32% das vendas de viagens via internet.

Ainda de acordo com a Phocuswright, a expectativa é de que a venda indireta (OTAs + meios offline) tenha participação de 73% nesse mercado em 2027.

Diante desse cenário, proprietários e gerentes de Hotéis ou Pousadas saberem quais são as OTAs mais relevantes para o seu tipo de hospedagem pode fazer toda a diferença nos resultados.

Quais são as melhores OTAs para hotéis?

As melhores OTAs para hotéis são:

  1. Booking.com;
  2. Decolar (Despegar);
  3. Expedia;
  4. Airbnb;
  5. CVC;
  6. Meta Searches (“licença poética”);
  7. Vrbo;
  8. Hostelworld;
  9. Agoda;
  10. Trip.com.

1. Booking.com

Fundada em 1996, em Amsterdã, a Booking.com é uma das maiores e-commerces de viagens do mundo.

O público-alvo é composto por viajantes internacionais que procuram desde acomodações sofisticadas até alternativas econômicas.

Presente em mais de 200 países, essa é uma das melhores OTAs para hotéis no Brasil porque tem forte atuação no nosso país, além de atender a diferentes negócios desse segmento, como pousadas e hostels.

Entre os diferenciais, estão a oferta de reservas instantâneas, avaliações detalhadas de hóspedes e uma plataforma intuitiva.

2. Decolar (Despegar)

Filial brasileira da empresa argentina Despegar, a Decolar atende o público latino-americano que procura por pacotes completos de viagem, com hospedagem, passagens aéreas e aluguel de carros.

Essa agência de viagem online atua em 20 países da América Latina, com o Brasil como seu mercado principal.

O que diferencia a Decolar de outras OTAs é a ampla oferta de produtos turísticos, o que ajuda a atender a diversos perfis de viajantes.

3. Expedia

Expedia é uma agência de viagem online com sede em Seattle. A plataforma atende mais de 70 países. Uma curiosidade é que se trata de um produto da Microsoft, idealizado em 1996, e reconhecido como uma das primeiras agências de viagens online.

Com uma presença significativa no Brasil, essa OTA oferece pacotes de viagem personalizados e também atende diferentes grupos de turistas.

Tem como diferencial a integração com outras plataformas, o que permite que os anúncios apareçam em outros sites, como Hotels.com (Hoteis.com no Brasil) e Trivago.

4. Airbnb

O Airbnb começou como plataforma voltada a aluguéis de temporada, mas evoluiu para incluir hotéis boutique, pousadas e acomodações únicas. Atrai um público moderno, que busca experiências mais autênticas e flexíveis, com destaque para o viajante independente e o perfil millennial (nascidos entre 1980 e 1994).

Seu diferencial está no relacionamento direto com os hóspedes, avaliações detalhadas e sistema de reservas confiável.

Para hotéis e pousadas, estar no Airbnb permite atingir um público global, aumentar a taxa de ocupação e diversificar os canais de venda.

5. CVC

A CVC CVC oferece uma plataforma robusta para hotéis e pousadas que desejam ampliar sua presença no mercado nacional. O público-alvo é de viajantes brasileiros que preferem comprar pacotes prontos, com transporte e hospedagem, para destinos no nosso país e América do Sul.

Essa OTA se diferencia pela força da marca, ampla rede de lojas físicas e grande apelo junto ao público que busca segurança e praticidade na hora de viajar.

Para hotéis, estar na CVC representa acesso a um canal com alto volume de vendas e forte presença em diferentes regiões do Brasil.

6. Meta Searches: Google Hotels, Trivago e TripAdvisor

Meta Search é um sistema que entra nesta lista porque se comunica com as melhores OTAs para hotéis. Trata-se de um mecanismo de busca que compara preços de hospedagens.

Essa tecnologia não vende diretamente, mas redireciona o usuário para a plataforma de reserva mais vantajosa. Por esse motivo, é uma ferramenta estratégica para ampliar a visibilidade do hotel e atrair hóspedes que buscam o melhor custo-benefício.

Google Hotels

Já o Google Hotels, funciona integrado à busca do Google. Quando o usuário pesquisa por hotéis, o sistema exibe uma lista com opções de hospedagem, preços atualizados e canais de reserva disponíveis.

O diferencial está no alcance massivo da plataforma e na integração com o Google Maps, que ajuda o hóspede a visualizar a localização e planejar a viagem com mais precisão.

Estar presente no Google Hotels é essencial para reforçar a presença digital e capturar reservas diretamente da busca orgânica.

Dica de leitura: Maximize suas reservas com Google Ads Hotel: a solução ideal para hotéis.

Trivago

Um Meta Search é o Trivago. A plataforma, que tem presença global, compara automaticamente preços entre agências de viagem online, o que permite ao futuro hóspede escolher a opção mais econômica e conveniente para a sua necessidade.

Além disso, oferece filtros de pesquisa detalhados, como localização, tipo de propriedade, comodidades e avaliações de hóspede.

TripAdvisor

O TripAdvisor atua como Meta Search e também como site de avaliações. Reúne milhões de opiniões de viajantes sobre hotéis, restaurantes e atrações turísticas.

Além de oferecer comparação de preços entre OTAs, influencia diretamente a decisão de compra por meio das avaliações. Para hotéis, manter um bom posicionamento no TripAdvisor contribui para aumentar a credibilidade e a taxa de conversão.

7. Vrbo

Especializada em aluguéis por temporada, a Vrbo — que pertence ao grupo Expedia — tem como público-alvo famílias e grupos que buscam acomodações completas e com mais privacidade. A plataforma atende destinos no Brasil e no exterior, com forte atuação em cidades turísticas e regiões de veraneio.

Entre os diferenciais, estão a comunicação direta com o hóspede, a política de comissões competitiva e a visibilidade em um marketplace com foco em estadias longas. Para hotéis que oferecem casas, chalés ou suítes familiares, a Vrbo pode ser um canal valioso para atrair um público segmentado e qualificado.

8. Hostelworld

O Hostelworld se posiciona como líder global Online Travel Agent no ramo de albergues (hostels), mas a plataforma também atende hotéis e pousadas.

Com presença global, inclusive no Brasil, o diferencial dessa OTA é o foco na geração millennial, viajantes que se preocupam com o orçamento e pessoas que buscam aventura e experiências de viagens sociais.

9. Agoda

A Agoda é uma plataforma de viagens digital que abrange hotéis, propriedades de férias, agendamento de voos e atividades turísticas por todo o mundo.

Um dos diferenciais é o aplicativo móvel, disponível em 39 idiomas, e a oferta de serviço de traslado do aeroporto.

10. Trip.com

A Trip.com entra na lista das melhores OTAs para hotéis com a oferta de serviços completos de viagens, atendimento em 24 idiomas, em 39 países e regiões e em 35 moedas locais.

A plataforma conta com mais de 1,7 milhão de meios de hospedagem, além de reservas de voos, trens e carros para diferentes lugares do mundo, inclusive o Brasil.

Dica de leitura: Como ter um perfil campeão nas OTAs (e MetaSearches)

Como escolher as OTAs?

Agora que você conhece as melhores, resta descobrir como escolher as OTAs para o seu hotel ou pousada. Para tomar a decisão certa, considere estes critérios:

  • sobreposição do público-alvo do seu negócio com o da OTA;
  • sobreposição da localização geográfica do seu negócio com a de mais forte atuação da OTA;
  • nicho de mercado;
  • comissões e taxas;
  • custo de aquisição de cliente (CAC);
  • serviços e funcionalidades;
  • reputação da agência de viagem online;
  • ferramentas de marketing;
  • suporte ao cliente;
  • flexibilidade para cancelamento de reservas;
  • integração com gestores de canais e outros sistemas.

Já para avaliar a performance de cada OTA, você deve:

  • monitorar as taxas de conversão;
  • comparar com os concorrentes;
  • analisar a comissão;
  • observar o feedback dos clientes;
  • testar diferentes OTAs.

E para o relacionamento com cada uma das agências, o ideal é:

  • manter a comunicação constante;
  • negociar melhores condições;
  • oferecer conteúdos atualizados (fotos e descrições, por exemplo);
  • monitorar o desempenho regularmente.

O que são OTAs regionais e OTAs de nicho?

As OTAs regionais são agências de viagens online que atuam em mercados específicos e que focam determinadas regiões ou países.

Já as OTAs de nicho são plataformas especializadas em um segmento pontual do mercado de turismo — por exemplo, atendem só hostels ou só pousadas — e voltadas para públicos com interesses específicos.

A escolha entre uma e outra depende das necessidades do seu negócio, do perfil do seu público-alvo e do tipo de serviços de hospedagem que oferece.

Aproveite e leia também: O que é um canal de venda direta e como usar no seu hotel? e Como um motor de reservas pode aumentar a rentabilidade do seu hotel?

Gostou de descobrir quais são as principais OTAs para se conectar? Escolher as certas para o seu hotel é essencial para aumentar a visibilidade, atrair mais reservas e otimizar os custos de distribuição.

Além disso, para facilitar a sua rotina e garantir o máximo aproveitamento de cada OTA, conte com um bom sistema de gestão hoteleira, como o do FastHotel.

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  • trabalha com módulos personalizados conforme as necessidades do seu negócio.

E para não depender exclusivamente das OTAs, nosso sistema também oferece um motor de reservas próprio, integrável ao seu site, redes sociais e WhatsApp, que livra seu Hotel ou Pousada das altas comissões, incentiva as vendas diretas e fortalece o relacionamento com o cliente.

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Dados da Publicação

Criação: 9 de setembro de 2025 | Última atualização: 9 de setembro de 2025
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