Tarifa net: conheça as vantagens para o seu negócio

Num mercado hoteleiro cada vez mais competitivo e acelerado, sair na frente exige mais do que oferecer um bom serviço — é preciso pensar estrategicamente. Entender como funcionam os modelos de precificação, por exemplo, faz toda a diferença. E entre esses modelos, a tarifa net se destaca como uma ferramenta poderosa para aumentar a ocupação e melhorar a rentabilidade do hotel.

De acordo com o levantamento da Jones Lang LaSalle, a taxa de ocupação em hotéis aumentou significativamente desde 2023 — em média 60,8%.

Nesse cenário de crescimento, saber trabalhar com contratos com valor estipulado de tarifa net ajuda os gestores a manterem o controle sobre seus canais de venda, protegerem as margens de lucro e, de quebra, estreitarem laços com operadoras e agências de viagem.

Por isso, neste artigo, você confere o que é tarifa net, como fazer o cálculo e quais os principais benefícios que a modalidade oferece para o setor hoteleiro.

Boa leitura!

O que é tarifa net?

A tarifa net é um modelo bastante utilizado por hotéis na hora de negociar contratos com agências de viagens e operadoras de turismo. Por isso, muitas vezes também é chamada de tarifa operadora. Trata-se de um valor fixo — livre de comissões e taxas — que o hotel recebe do parceiro comercial (normalmente operadoras de turismo e agências de viagem) por diária vendida.

Para entender melhor: imagine que você, gestor, feche um acordo com uma agência para vender reservas a R$ 280,00. Esse é o montante que a agência vai pagar a cada diária inclusa nas reservas vendidas, sem outros valores extras.

Como essas parcerias geralmente são de longo prazo, a tarifa net, por ser mais atrativa, tende a aumentar o volume de reservas e otimizar a ocupação, além de oferecer previsibilidade financeira para o hotel.

E esse modelo de tarifação ainda traz outros benefícios. Veja a seguir!

5 vantagens de usar a tarifa net

Quando bem aplicada, a tarifa net beneficia não só os hotéis, mas também agências e operadores turísticos, ao criar um ambiente de negócios mais transparente e eficiente.

A seguir, veja 5 vantagens desse modelo de precificação que podem impactar positivamente seus resultados.

  • Transparência nas negociações
  • Aumento do faturamento
  • Gerenciamento do fluxo de caixa
  • Promoções e descontos
  • Flexibilidade na gestão comercial

A seguir, confira mais detalhes de cada uma.

1- Transparência nas negociações

Esse modelo de precificação torna as negociações entre os hotéis e as agências de viagens mais diretas, pois não há envolvimento de plataformas de reservas online (OTAs).

A tarifa net também permite a simplificação do processo de faturamento e recebimento. O hoteleiro sabe quanto receberá, quando e como. Custos com taxa de administração de cartão de crédito e perdas por contestações são eliminados.

Além disso, não é necessário fazer cálculos complexos que envolvem taxas e comissões. Ou seja, você define quanto deseja receber por reserva, e a operadora ou agência sabe exatamente o valor que vai pagar.

Por exemplo, a agência — sua parceira de negócios — vendeu um pacote de 3 dias para Salvador por R$ 2.000,00 com a hospedagem inclusa. Se você definiu a tarifa net em R$ 280,00, vai receber um total de R$ 840,00 por essa reserva.

2- Aumento do faturamento

Nesta tarifa, os hotéis não visam maximizar os lucros por reserva. O objetivo da tarifa net é a simplificação da negociação, a segurança do recebimento e ganhos no volume de vendas.

3- Gerenciamento do fluxo de caixa

Como os hotéis reduzem significativamente o valor das diárias, podem contar com o poder de vendas das operadoras e das agências. Dessa forma, conseguem ter uma ocupação mínima garantida por essas vendas na tarifa net e gerenciam melhor o seu fluxo de caixa.

Assim, têm mais controle sobre as finanças e podem direcionar recursos para estratégias que tragam mais retorno, como capacitação da equipe, melhorias na infraestrutura e campanhas de marketing.

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4- Flexibilidade na gestão comercial

Seguindo a linha de raciocínio que os valores mais baixos da tarifa net proporcionam aos hotéis uma certa segurança que a taxa de ocupação não despencará mesmo nos meses mais desafiadores, o setor comercial tem a oportunidade de experimentar ofertas diferentes.

Ofertas não se resumem ao valor da diária. Aliás, sobre valor da diária, falaremos no item a seguir. Oferta é tudo o que está sendo vendido, em determinadas condições e por um preço definido.

Existem inúmeras possibilidades de serviços (early check-in, late check-out, traslados, ingressos em atrações da região etc) que podem estar — ou não — incluídos no valor de uma tarifa. Além disso, políticas de remarcação e cancelamento podem fazer parte do teste.

O que se deseja é identificar quais itens que mais aumentam a percepção de valor do cliente. Depois, o quanto o hotel consegue cobrar por esses itens (ou seja, qual é o valor que os clientes percebem em cada item). E, finalmente, há mais lucro incluindo esses itens no valor da diária ou vendendo esses itens de forma avulsa?

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5- Promoções e descontos

Devido aos contratos de longo prazo e à expectativa de aumento no volume de vendas de reservas, o hotel pode negociar valores mais acessíveis pela tarifa net com os parceiros comerciais.

Por outro lado, para outros tipos de tarifa, o hoteleiro tem maior liberdade para praticar tarifas dinâmicas — uma estratégia interessante para maximizar o lucro nas reservas diretas ou vendas por OTAs.

Como calcular a tarifa net na prática?

O cálculo da tarifa net depende de fatores como serviços de hospedagem, negociações e políticas de cada estabelecimento. Inclusive, pode ser mais complexo e envolver outras variáveis, como demanda, sazonalidade, concorrência e serviços adicionais.

Abaixo, veja um exemplo simples que considera os custos e a margem de lucro e aprenda como calcular a tarifa net.

Vamos supor que um hotel deseje vender 200 diárias para uma agência de viagens. O custo operacional da diária é de R$ 200,00. O estabelecimento quer ter uma margem de lucro de 40%. Acompanhe os cálculos:

  • custo total das diárias: 200 diárias x R$ 180 por diária = R$ 36.000
  • margem de lucro: R$ 36.000 / (1 – 40%) = R$ 60.000
  • tarifa net (preço por diária): R$ 60.000 / 200 diárias = R$ 300,00

Adotar a melhor estratégia para se consolidar no mercado é um grande desafio. Então, é comum os hotéis terem dúvidas sobre a melhor forma de precificação: tarifa net ou comissionada? A seguir, esclareça essa e outras questões!

Tarifa net ou comissionada? Qual é a diferença entre as modalidades?

A tarifa net é o valor líquido que o hotel deseja receber por uma diária. Neste modelo, não importa qual é o valor da venda para o hóspede, o hotel sempre receberá o valor da tarifa net estabelecida por ele.

É importante notar que este é um modelo em que o hotel é fornecedor para um contratante (intermediário). E este intermediário (operadora ou agência) vende as diárias ao consumidor final. Então, é das operadoras ou agências que os consumidores compram. Enfim, o hotel não define o preço de venda, ele não é o vendedor para o hóspede.

Já a tarifa comissionada é uma tarifa de venda definida pelo hotel. Para as vendas nesta tarifa, o hotel se compromete a pagar uma comissão (previamente definida) às empresas ou representantes comerciais que “conectaram” o cliente ao hotel. Ao contrário do modelo anterior, o hotel faz a venda para o consumidor final e o intermediário apenas os conectou, mas não foi o responsável pela transação comercial.

Muitos estabelecimentos combinam as duas modalidades e se adaptam para atender às necessidades do público.

Como aplicar o modelo de tarifa dinâmica à tarifa net?

Um hotel define uma determinada tarifa para um quarto, mas em períodos de baixa temporada, por exemplo, aplica uma tarifa específica para a data, com desconto, para atrair mais hóspedes.

Já em feriados prolongados, aumenta o preço para aproveitar a alta demanda e lucrar mais. Essa variação do valor das diárias por data é bastante comum.

O modelo de tarifa dinâmica na hotelaria prevê a atualização das tarifas dinamicamente por sistemas e algorítmos que acompanham por exemplo, a disponibilidade de quartos, o ritmo das vendas, a antecedência da compra, o histórico de dados (do próprio hotel e de eventos da cidade). Neste caso, para possibilitar que as tarifas flutuantes ou tarifas variáveisconstem do contrato de tarifa net, os parceiros precisam ter onde consultar a tarifa de uma certa data no momento da venda. Este lugar pode ser seu Motor de Reservas.

Quais as vantagens de usar sistema de tarifas flutuantes online na gestão de diárias hoteleiras?

Investir em ferramentas para a determinação de tarifas de forma dinâmica automatiza os cálculos, reduz custos operacionais com mão de obra e minimiza os erros. Além disso, com essas ferramentas é bem mais rápido e fácil ajustar o valor das tarifas de acordo com as flutuações do seu mercado específico.

Dependendo do número de tipos de quarto que seu hotel possui, somente um software hoteleiro pode tornar viável esse modelo de precificação.

Agora que você já sabe o que é tarifa net e como essa modalidade pode beneficiar seu hotel ou pousada, você precisa conhecer as soluções FastHotel. Nosso software hoteleiro é inovador, fácil de usar e torna a administração eficiente e, com ele, você poderá trabalhar no modelo de tarifas dinâmicas de forma automatizada.

Além disso, o módulo de tarifas dinâmicas do FastHotel é integrado ao Motor de Reservas, permitindo que as tarifas atualizadas sempre sejam disponíveis para vendas a operadoras, agências e clientes pelo Motor de Reservas FastHotel.

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