Como uma central de reservas pode beneficiar seu hotel?

A central de reservas transforma a maneira como hotéis e pousadas gerenciam suas acomodações e impulsionam as vendas. Isso porque essa solução automatiza o controle de reservas e, assim, evita erros, como overbooking e cancelamentos não registrados. Além disso, centraliza todas as informações em um único sistema.

Hoteleiros e pousadeiros que adotam esse tipo de plataforma conseguem melhorar a experiência dos hóspedes, responder com agilidade às demandas e ter mais controle sobre a ocupação, com uma operação mais lucrativa e organizada.

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em tecnologia para a gestão do seu estabelecimento se torna essencial para atrair mais clientes e se destacar.

Neste artigo, você confere:

  • o que é uma central de reservas?
  • como funciona uma central de reservas?
  • quais as vantagens de uma central de reservas?

Acompanhe!

O que é uma central de reservas?

A central de reservas é uma área ou setor dos hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem que gerencia, de forma centralizada, por meio de um sistema de gestão de reservas, todas as reservas realizadas em diferentes canais de venda, como site próprio, whatsapp, telefone, email, balcão físico (Walk-in), OTAs (Online Travel Agencies), agências offline e operadoras de turismo.

A central de reservas é tão dependente de um sistema de gestão de reservas que que já viraram até sinônimos. Essa ferramenta faz o controle total das acomodações, incluindo disponibilidade, tarifas e restrições de estadia, o registro de check-in e check-out e mantém todas as informações centralizadas em uma única plataforma.

Com o uso da central de reservas, os hoteleiros acompanham a disponibilidade de quartos em tempo real e, com isso, evitam o overbooking mesmo quando vendem reservas em vários Canais de Venda.

Como funciona uma central de reservas?

Uma central de reservas funciona como um centro de controle para todas as reservas realizadas no hotel. O processo inicia quando um potencial hóspede deseja comprar uma reserva e acessa as redes sociais do hotel, o site do hotel, uma OTA, como Booking.com, ou ainda envia mensagem no whatsapp ou liga para o Hotel e verifica a disponibilidade de acomodações.

Ao encontrar um quarto disponível, o sistema exibe as opções de tarifas, serviços adicionais e políticas de cancelamento. Após o hóspede selecionar a opção desejada e fazer o pagamento (se exigido), o sistema registra a reserva de forma automática, atualiza o inventário em todos os canais de venda e bloqueia a disponibilidade do quarto para evitar overbooking.

Por exemplo, se um hóspede reserva um quarto pelo motor de reservas, a reserva aparece na central de reservas com data, o tipo de acomodação e o número de pessoas registrados. Simultaneamente, o sistema atualiza o inventário nas OTAs e na própria plataforma de gestão interna.

No momento do check-in, os recepcionistas acessam a central, visualizam a reserva e conferem as informações detalhadas, o que facilita o atendimento e permitem o registro do hóspedes com mais facilidade.

Esse controle centralizado assegura mais eficiência, reduz falhas humanas e melhora a experiência tanto para o hóspede quanto para o gestor do estabelecimento.

Quais as vantagens de uma central de reservas?

A central de reservas oferece vantagens estratégicas que proporcionam mais eficiência e controle na gestão das acomodações. Confira os principais benefícios abaixo.

1. Eficiência operacional?

A central de reservas automatiza a gestão de acomodações, eliminando a necessidade de anotações manuais e controles paralelos. Todas as informações ficam centralizadas em uma única plataforma. Assim, a equipe acessa dados atualizados de forma rápida e precisa.

Esse processo reduz a carga de trabalho administrativo e melhora a organização interna, o que se traduz em mais eficiência

2. Economia de tempo

A automação desse tipo de sistema reduz o tempo dedicado ao gerenciamento de reservas, uma vez que atualiza a disponibilidade de quartos de forma automática em todos os canais de venda, como o site oficial e OTAs, sem ajustes manuais.

Essa economia de tempo permite que a equipe foque em outras atividades essenciais, como o atendimento ao cliente.

3. Mais controle sobre as reservas

Oferece uma visão completa e em tempo real de todas as reservas ativas, futuras e canceladas. O hoteleiro acompanha a taxa de ocupação do hotel de forma clara, evita overbooking e cancelamentos não registrados.

Como resultado, a operação se torna mais organizada e confiável.

4. Redução de erros

Ao automatizar o registro e a atualização de informações, a central reduz falhas humanas, como reservas duplicadas ou dados incorretos de hóspedes. A precisão do sistema garante mais segurança nos processos e melhora a experiência do cliente ao evitar transtornos relacionados a erros de comunicação.

5. Aumento nas vendas diretas

Uma central de reservas eficiente possibilita, facilita e promove a venda direta de reservas, seja por uma central de atendimento que interagirá com o hóspede por whatsapp, telefone ou email, pelo site do hotel, como por um aplicativo de autosserviço (motor de reservas) que permite que o cliente conclua a compra sem intermediários. Esse benefício é fundamental para aumentar as vendas diretas e também reduzir o pagamento de comissões para OTAs, melhorando a lucratividade do negócio.

6. Relatórios e análise de desempenho

O sistema gera relatórios detalhados sobre ocupação, receita, fontes de reserva e comportamento dos hóspedes. Essas análises permitem ao gestor identificar tendências, ajustar preços estrategicamente e tomar decisões mais informadas para maximizar os lucros e a taxa de ocupação.

Agora que você já sabe o que é e para que serve uma central de reservas, que tal contar com mais tecnologia para otimizar a gestão do seu hotel, inclusive as vendas de reservas?

FastHotel: sistema de gestão hoteleira completo com motor de reservas e gestor de canais

Se você acha que uma central de reservas já facilita sua rotina, imagine contar com um sistema completo para gerenciar todas as atividades administrativas e operacionais do seu hotel!

É o que você encontra no FastHotel. Com o nosso software, você tem acesso à gestão hoteleira completa, motor de reservas e integração com gestor de canais — para vendas diretas, sem intermediários —, além dos módulos:

  • gestão hoteleira completa, com todas as funcionalidades necessárias para uma central de reservas;
  • motor de reservas com recebimento por FastPIX
  • integração com gestores de canais e com uma incrível variedade de OTAs, como Booking, Expedia, Decolar, Airbnb e muitas outras;
  • relacionamento com o cliente;
  • finanças;
  • estoque;
  • restaurante e bar;
  • inteligência de negócio, com relatórios detalhados;
  • emissão de notas fiscais;
  • módulo offline para consulta de dados mesmo sem internet.

Experimente agora e modernize sua gestão hoteleira com eficiência!

Quer melhorar a gestão do seu Hotel?
Visited 1 times, 1 visit(s) today