Check-out em hotéis: como funciona e qual o horário padrão?

Você sabe como otimizar o processo de check-out no seu hotel ou pousada? Essa etapa é fundamental para garantir uma experiência final positiva para seus hóspedes e evitar contratempos.

Neste post, você confere o que é check-out em um hotel e como funciona, qual a diferença para o check-in, o que diz a Lei Geral do Turismo sobre o horário de saída e qual a importância de manter esse processo organizado.

Aproveite a leitura!

O que é check-out em um hotel e como funciona?

O check-out em um hotel é o processo final de uma estadia, no qual você, enquanto gestor, oficializa a saída do cliente e acerta todas as pendências financeiras. Para realizá-lo, o hóspede precisa desocupar o quarto, organizar seus pertences e se dirigir à recepção para devolver a chave ou cartão de acesso.

Nesse momento, a equipe do hotel deve verificar possíveis despesas adicionais, como o consumo de produtos do frigobar, e realizar a cobrança.

A maioria dos hotéis estabelece o horário de check-out até o meio-dia. Caso o hóspede precise ficar por mais tempo, é comum que o estabelecimento ofereça a opção de late check-out (saída tardia), geralmente até as 18h e mediante a uma taxa adicional.

Atualmente, muitos hotéis disponibilizam opções de check-out express ou remoto, e permitem que se finalize a estadia por meio de dispositivos móveis ou outros meios eletrônicos, sem a necessidade de ir à recepção.

Qual a diferença entre check-in e check-out?

Check-in e check-out se diferem em relação ao momento em que ocorrem e nas funções que desempenham durante a estadia. O check-in acontece na chegada do hóspede ao hotel ou acomodação. Já o check-out se efetua no final, quando o visitante organiza sua saída e finaliza os dias de hospedagem.

Em outras palavras, o check-in permite realizar o registro, confirmar a reserva, receber as chaves e as orientações necessárias do local. É também quando o hotel pode solicitar o pagamento adiantado, caso necessário.

Já o check-out inclui o acerto das diárias e o pagamento de possíveis pendências, como o consumo de serviços adicionais. Além disso, muitos hotéis aproveitam esse momento para realizar uma pesquisa de satisfação e garantir que o cliente avalie a experiência antes de sua partida.

Portanto, enquanto o check-in dá início ao período do hóspede no local, o check-out finaliza essa experiência e libera o quarto para que a equipe prepare o ambiente para o próximo visitante.

O que diz a Lei Geral do Turismo sobre o horário de check-out em hotel?

Segundo a CNN, os deputados federais aprovaram, em agosto de 2024, o Projeto de Lei 1.829/2019, que atualiza e moderniza a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008). Com essa nova legislação, os hotéis podem estabelecer o horário de check-out de acordo com as necessidades de seus hóspedes, o que permite maior flexibilidade para atender às realidades locais e às demandas de cada público.

Logo, a Lei Geral do Turismo não fixa um horário específico para o check-out, mas garante que o hóspede tenha o direito de receber, com antecedência, informações sobre todas as condições de sua estadia, o que inclui as regras referentes ao horário de saída.

A lei exige que os hotéis cumpram suas obrigações e informem de forma clara as políticas de check-out para evitar problemas e frustrações para os hóspedes. Para os clientes, recomenda-se revisar essas regras antes de concluir sua reserva.

Totalmente alinhado com a legislação, o Motor de Reservas FastHotel conta com uma área específica para você informar seu hóspede sobre todas as regras e políticas da sua propriedade e ele deverá dar o aceite antes de finalizar a compra.

Qual o horário padrão de check-out em hotéis?

O horário padrão de check-out, na maioria dos hotéis, é às 12h, mas pode variar conforme as regras de cada estabelecimento. Alguns permitem que você prolongue sua estadia, caso pague uma taxa. Outros liberam a saída tardia sem custo, depende da disponibilidade e das condições do hotel.

Então, no momento da reserva ou durante o check-in, disponibilize essas opções aos hóspedes para evitar imprevistos e garantir que o horário de saída atenda às necessidades dos seus clientes.

3 dicas para um check-out eficiente

Para ter um check-out tranquilo, enfatize aos hóspedes sobre a importância de verificar a conta com antecedência, organizar os pertences para evitar atrasos e perguntar sobre opções de check-out tardio.

Confira em detalhes cada passo!

1 – Verifique a conta com antecedência

Prepare sua equipe para sempre revisar a conta do hóspede. Muitos sistemas hoteleiros enviam a fatura diretamente para o quarto ou disponibilizam a consulta no aplicativo, o que facilita a verificação.

Ao conferir a conta antecipadamente, o hóspede confirma todos os itens, como refeições ou despesas com serviços extras, o que evita discussões ou dúvidas no momento da saída.

2 – Contribua para organização dos pertences para evitar atrasos

Ofereça suporte para que seus hóspedes organizem seus pertences antes do check-out. Envie lembretes para o quarto ou pelo aplicativo do hotel para incentivá-los a preparar tudo com antecedência. Dessa forma, você reduz a chance de atrasos na saída e evita que esqueçam itens importantes no quarto.

Esse cuidado simples mantém o fluxo de check-out mais ágil, especialmente nos horários de pico, e garante uma experiência positiva para todos.

3 – Forneça opções de check-out tardio

Durante o check-in ou até mesmo na reserva, certifique-se de que sua equipe comunique as opções de check-out tardio disponíveis para que o hóspede saiba de todas as alternativas e escolha a que melhor atende às suas necessidades.

Você também pode se interessar: 3 dicas para você vender direto para seu cliente e não pagar mais comissões!

Qual a importância da organização do check-out?

Quando você e seu time cuidam bem do processo de check-out, o hóspede percebe a atenção aos detalhes, sai sem enfrentar filas e termina a estadia de forma tranquila. Esse cuidado reflete diretamente na satisfação do cliente, que sente que o tempo dele foi respeitado.

Além disso, uma gestão eficiente do check-out libera os quartos de forma rápida para novos hóspedes e permite que a equipe os prepare sem demora. Essa organização aumenta a rotatividade, evita atrasos na limpeza e é fundamental para o hotel conseguir manter o ritmo da operação principalmente em momentos de alta taxa de ocupação.

Quando tudo funciona de forma harmoniosa, o hóspede vai embora com uma impressão positiva e, provavelmente, voltará em futuras estadias ou recomendará o hotel para outros.

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância da organização no check-out e como o procedimento pode otimizar a rotatividade de quartos e melhorar a experiência dos hóspedes?

Que tal dar o próximo passo e modernizar seu negócio com um Sistema de Gestão de Hotéis que agiliza e facilita o processo de forma eficiente e sem complicações com a opção de check-out zero?

Solicite uma demonstração do software da FastHotel e descubra como automatizar a gestão e garantir saídas rápidas e tranquilas para seus hóspedes!

Quer melhorar a gestão do seu Hotel?

Dados da Publicação

Criação: 4 de abril de 2025 | Última atualização: 4 de abril de 2025
Visited 1 times, 1 visit(s) today