Como prevenir perdas na gestão hoteleira?
Já foi mais trabalhoso, mas hoje a tecnologia garante praticidade e eficiência no controle de diversos itens do empreendimento
Ficar atento a esses detalhes é importante para que qualquer empresa possa sobreviver no mercado e ainda obter vantagens competitivas em relação a seus concorrentes. Afinal, quanto menos gastos, melhor é a tarifa que poderá ser oferecida aos potenciais clientes.
Para se precaver e garantir mais lucros do que prejuízos, seguir algumas dicas é fundamental.
No estoque
Pode não parecer, mas o desperdício de produtos – sejam amenities ou enxoval, pode comprometer, e muito, os custos do seu hotel. As perdas podem acontecer em diversos momentos dentro da rotina do empreendimento. Por isso, desenvolver estratégias para preveni-las é a melhor forma de evitar que prejudiquem o seu negócio. E só é possível controlar os estoques a partir da criação de uma rotina e fluxos de trabalho.
Se você tem dificuldade em manter tudo em ordem sozinho, uma boa forma de começar é contar com um sistema de gestão integrado. Colocar todas as informações de todos os setores em um só lugar é garantia na segurança e confiabilidade dos dados. Plataformas do tipo ERP ainda contribuem para melhorar o fluxo de compras, permitindo ao gestor adquirir apenas o necessário, evitar o vencimento dos produtos e verificar onde o dinheiro está escorrendo pelo ralo.
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Na segurança
Mapeie os objetos valiosos de cada hóspede já no check-in. Ofereça um formulário completo, onde cada cliente possa formalizar os bens de maior valor e se deseja adquirir um cofre no quarto. Pode parecer desnecessário, mas são muitos os casos de registro de desaparecimento de itens dos hóspedes e, mesmo quando não reais – ou seja, feitos por má-fé do cliente, o hotel não tem como provar e acaba precisando arcar com a “perda”.
O registro pode ser feito de maneira mais ágil e eficiente em sistemas de gestão como o Fast Hotel, que oferecem a customização de check-lists. Além do controle em si, é possível gerar relatórios importantes para avaliar os índices de incidência desses ocorridos e a vulnerabilidade do seu hotel para desenvolver outras estratégias para evitar esse tipo de perda.
Caso não tenha um cofre a oferecer em cada um dos quartos, você pode ter dois ou três cofres de uso coletivo – de acordo com o tamanho do seu empreendimento, sob a guarda da recepção.
Relate sempre
Outro ponto fundamental para evitar perdas destes tipos na gestão hoteleira é promover treinamentos constantes com a equipe. A cada novo caso de perda, comunique à equipe e faça alinhamentos que contribuam para que a mesma situação não se repita. Se cada profissional da equipe se comprometer com a causa e for abordado constantemente sobre o assunto, a prática se torna um hábito comum, que será percebido até mesmo pelos hóspedes.
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