Como ter um hotel sustentável?
Praticar o conceito tornou-se fundamental não só por princípios ambientais, mas também por questões econômicas.
Confira as dicas desse post e veja tudo que é possível fazer de imediato. Para essas iniciativas, não perca tempo e já coloque a mão na massa. Priorize de acordo com os benefícios ao meio ambiente, o investimento e o potencial de publicidade.
Para um segundo momento, liste as iniciativas que demandam construção ou pequenas obras de melhoria e já monte um cronograma de execução a médio prazo – colocando na ponta do lápis os custos, o tempo necessário para conclusão e a melhor época do ano para colocar em prática. Vale até considerar fechar em alguns dias da semana, na baixa temporada, para que tudo fique pronto mais rápido e sem incomodar os hóspedes.
Energia
Se você ainda não usa lâmpadas de led em seu hotel, já começa um passo atrás no objetivo de ter um hotel sustentável. O modelo já é unanimidade até mesmo nas casas brasileiras. Embora mais caras, duram por muito mais tempo e economizam energia, investimento que se paga em pouco tempo. Também é uma boa estratégia investir em equipamentos eletrônicos de baixo gasto energético e em sensores de presença nos corredores, áreas comuns e quartos. A longo prazo, um sistema de aquecimento solar pode fazer toda a diferença.
Outro ponto que não pode ficar de fora quando o assunto é economia de energia é criar regras e treinar sua equipe. São exemplos de normas sustentáveis que podem ser aplicadas junto ao staff a utilização das escadas para subir e descer para andares próximos e manter monitores desligados durante as pausas de trabalho.
Água
Já é praticamente unanimidade as placas nos quartos que incentivam a redução das trocas de toalhas e do enxoval. Mas economizar água em um hotel pode ir muito além desta prática. Mecanismos de reaproveitamento de água da chuva custam menos do que você imagina. Se o seu negócio conta com piscina, a água também pode ser reutilizada. Com prazo e certo investimento, pode valer a pena trocar as torneiras do hotel por modelos de fluxo reduzido ou automático e utilizar descargas que liberem apenas a quantidade de água necessária.
Nada se perde, tudo se transforma
A reciclagem já é uma realidade cada vez mais robusta no Brasil e é absolutamente viável implantar a coleta seletiva em estabelecimentos como um hotel. Mais que separar e direcionar adequadamente papéis, alumínio, vidro e plástico, é possível facilitar o descarte correto de baterias, lâmpadas e pilhas – inclusive envolvendo os hóspedes.
Outra maneira de ser sustentável e economizar é abusar da criatividade na hora de transformar móveis e objetos que perderam a utilidade. Camas em um estado de conservação abaixo da qualidade esperada pelo hóspede podem virar prateleiras para a lavanderia do hotel, por exemplo. Além disso, já existem empresas que reciclam colchões, garantindo um descarte adequado para uma peça que demora anos para se decompor na natureza, e o óleo de cozinha. Busque parceiros e mãos à obra.
Sistema de Hotel e Motor de Reservas FastHotel
aumento de até 30% na receita
redução de até 50% no tempo de atividades
80% dos chamados atendidos em menos de 1 hora
Marketing, Reservas Online e Gestão Hoteleira
MANTENHA-SE ATUALIZADO
com vídeos, artigos e muito mais
Dados da Publicação