Como oferecer pacotes de hotel? Guia completo!
Descobrir como oferecer pacotes de hotel é essencial para atrair hóspedes e melhorar a taxa de ocupação e aumentar a receita do hotel. Afinal, não basta criar bons combos — é fundamental divulgá-los corretamente e saber o que disponibilizar em cada combinação de serviços e benefícios.
Inclusive, essa é uma estratégia que ajuda em diversos aspectos. Por exemplo, aumenta a percepção de valor que o cliente tem da hospedagem, incentiva reservas diretas, diferencia o negócio dos concorrentes e melhora a experiência do hóspede.
Neste artigo, explicaremos em detalhes como oferecer pacotes de hotel, o que os torna atrativos para os potenciais clientes, a diferença entre as combinações promocionais e personalizadas e maneiras eficientes de divulgar.
O que são pacotes de hotel?
Os pacotes de hotel são ofertas que combinam hospedagem com serviços e benefícios extras, como refeições, passeios, ingressos para atrações turísticas ou transporte para o aeroporto. Essas combinações facilitam o planejamento da viagem e oferecem uma experiência mais completa aos potenciais hóspedes. Ainda fazem parte do pacote, definir restrições de estadia (estadia mínima, dias de venda do pacote) e condições comerciais específicas (% do pagamento no ato da reserva, formas de pagamento, política de cancelamento e modificações).
Exemplos de pacotes de hotel
Pacote fim de semana ou feriado prolongado
Esse pacote é um dos mais utilizados pois serve para evitar que sejam vendidas diárias avulsas nos dias mais nobres de hospedagem. Por exemplo, num final de semana, todos os hotéis querem vender 2 diárias então, muitas vezes, estabelecem uma estadia mínima de 2 diárias (sexta-feira a domingo ou sábado à segunda-feira). O mesmo acontece em feriados, Réveillon e Carnaval em que os Hotéis sempre querem aumentar o período de estadia dos hóspedes. Sempre possuem um valor médio de diária menor que o valor de diárias avulsas.
Pacote dia de semana (para hotéis e pousadas voltados ao turismo de lazer) ou Pacote final de semana (para hotéis voltados ao turismo de negócios)
Esses pacotes visam, normalmente, oferecer descontos para reservas de mais de uma diária e, com isso, atrair público para os dias mais ociosos dos hoteis.
Pacote all inclusive
Oferece todas as refeições, bebidas e alguns serviços já incluídos no valor da diária. É comum em resorts e ideal para quem busca conforto e quer evitar gastos extras durante a estadia.
Pacote pensão completa
Oferece todas as refeições, porém com uma oferta bem limitada de bebidas inclusas e, normalmente, sem serviços adicionais incluídos no valor da diária. É comum em hotéis com estrutura um pouco menor que os resorts.
Pacote com city tour
Além da hospedagem, inclui passeios guiados para principais pontos turísticos da cidade. Pode conter ingressos, transporte e até guias especializados, o que atrai viajantes que desejam conhecer o destino sem se preocupar com logística.
Pacote família
Voltado para quem viaja com crianças. Abrange hospedagem em quartos maiores, refeições infantis, recreação monitorada e acesso a áreas de lazer, como piscinas, parquinhos e salas de jogos.
Pacote corporativo
Indicado para quem viaja a trabalho. Costuma oferecer café da manhã, acesso rápido à internet, traslado para o aeroporto ou centro de convenções e uso de salas de reunião.
Quais as vantagens dos pacotes de hotel?
Ao criar essas combinações, você valoriza a estadia, aumenta o ticket médio e se diferencia no mercado hoteleiro. Do ponto de vista dos hóspedes, alguns dos principais benefícios que devem ser enxergados são:
- economia no custo total da viagem;
- otimização do planejamento;
- conforto e conveniência;
- experiência completa e facilitada;
- acesso a serviços exclusivos;
- previsibilidade de gastos;
- acesso a serviços personalizados;
- melhor aproveitamento do destino.
Contudo, para gerar essas vantagens, é essencial montar corretamente as ofertas e, principalmente, descobrir como oferecer pacotes de hotel de forma atrativa aos futuros hóspedes.
Dica de leitura: Veja como a hospitalidade transforma a experiência do hóspede
Como montar pacotes atrativos para hóspedes? 7 dicas!
- Conheça o perfil do seu público-alvo: mapeie quem se hospeda no seu hotel por meio dos dados levantados pelo seu sistema de gestão hoteleira. Entenda as motivações da viagem, preferências e comportamentos. Esse conhecimento ajuda a criar combinações que realmente façam sentido para os clientes.
- Ofereça serviços e amenidades exclusivas: inclua serviços que encantam o cliente, como café da manhã no quarto, jantar especial, city tour ou transfer para o aeroporto. Quanto mais personalizada e exclusiva a experiência, maior será a percepção de valor do hóspede. Você também pode aproveitar datas comemorativas e eventos estratégicos: crie pacotes temáticos para feriados, festivais ou eventos corporativos da região, por exemplo. Essa abordagem atrai quem busca experiências específicas.
- Trabalhe com diferentes formatos de pacotes: ofereça opções variadas, como românticos, familiares, gastronômicos ou para relaxamento. Quanto mais adaptável a oferta, mais grupos de futuros hóspedes atrai.
- Destaque os benefícios financeiros: mostre, em números, quanto o cliente economizará ao adquirir o pacote em comparação à aquisição separada de cada item.
- Comunique com clareza: use títulos chamativos, descrições objetivas e imagens de qualidade. Evidencie o custo-benefício para atrair a atenção do público-alvo.
- Seja criativo para montar várias opções: o segredo de uma boa oferta ou um bom pacote está na combinação de seus atributos.
- Se você reduz o valor da diária, aumente o número de diárias mínimas, exija um percentual maior no pagamento antecipado ou seja menos flexível a alterações de datas e cancelamentos.
- Por outro lado, para uma mesma data, se você aumenta o valor da diária, deve ser mais flexível com alterações de datas e cancelamento.
- Se o pacote inclui vários adicionais como city tour, traslados, etc, o valor dos itens inclusos deve ser menor que o dos adicionais contratados posteriormente.
- Teste, monitore e ajuste: use indicadores para mensurar a performance dos pacotes, como taxa de conversão, e ouça o feedback dos hóspedes para ajustar a sua oferta às necessidades, expectativas e preferências dos clientes atuais e futuros.
Aproveite e leia também: Como calcular a taxa de ocupação de um hotel? Passo a passo.
Qual a diferença entre pacotes promocionais e personalizados?
A diferença entre pacotes promocionais e personalizados está no foco e na flexibilidade da oferta.
Os pacotes promocionais são ofertas com tempo limitado. Têm o objetivo de atrair mais hóspedes em períodos específicos. Geralmente, envolvem descontos ou bônus fixos, e a divulgação tem forte apelo comercial e, por vezes, emocional.
Diárias personalizadas para casais em lua de mel, com decoração temática, espumante no quarto, jantar especial e café da manhã incluso, são um bom exemplo.
Outra opção é a oferta de pacotes exclusivos para datas festivas, como o Dia das Mães. Aqui, vale a pena incluir benefícios que o hotel não costuma oferecer em outras ocasiões, como desconto para reservas antecipadas e serviços de SPA e bem-estar.
Já a criação dos pacotes personalizados se dá conforme o perfil e as preferências do futuro hóspede, para atender pontualmente às necessidades de cada um.
Essa oferta conta com opções flexíveis que permitem ao cliente escolher os serviços que mais combinam com a sua viagem.
Massagem, jantar romântico ou passeio guiado com base na intenção do viajante são exemplos do que pacotes desse tipo podem incluir. Essa é uma estratégia que ajuda a atrair e fidelizar clientes e criar experiências únicas.
Este artigo tem dicas que ajudarão você: Day use: como explorar essa modalidade no seu hotel?
Como oferecer pacotes de hotel?
Saber como oferecer pacotes de hotel é o segredo para essa estratégia dar resultados. Para potencializá-la, você pode:
- Criar uma seção exclusiva no site do hotel: destaque os pacotes com títulos atrativos, imagens de qualidade e descrição clara dos serviços que cada um contém.
- Configurar o motor de reservas para exibir as promoções, incluindo as imagens e descrições citadas acima.
- Organize as ofertas por tipo de público ou ocasião: separe conforme o grupo de hóspedes — por exemplo, casais, famílias e executivos — ou eventos e datas comemorativas. Essa divisão facilita a identificação dos pacotes oferecidos e ajuda a aumentar a taxa de conversão.
- Alinhe os pacotes com o calendário do hotel: planeje ofertas sazonais com antecedência para não perder nenhuma oportunidade de atrair hóspedes.
- Capacite a equipe de atendimento: treine seu time para apresentar os pacotes como uma oportunidade de valor e de melhorar a experiência da viagem, e não como um custo adicional.
- Garanta a transparência: especifique claramente tudo o que contém no pacote e evite informações de duplo entendimento e, principalmente, taxas escondidas.
- Simplifique o processo de reserva: assegure que o futuro hóspede compre o pacote sem dificuldade, em poucos cliques, e sem precisar ligar ou preencher formulários complexos.
Sobre esse último tópico, leia: Como um motor de reservas pode aumentar a rentabilidade do seu hotel?
Como divulgar pacotes de hotel?
Agora, resta somente você descobrir como divulgar pacotes de hotel, certo? Para essa etapa, sugerimos, do mais econômico para o de maior custo (exceto os dois últimos pois os custos dependem de muitas variáveis):
- divulgar nos canais internos do hotel, como a recepção, tablets nos quartos e QR Codes nos cardápios;
- divulgar em todas as mídias digitais do hotel como redes sociais, catálogo do whatsapp, site, etc…;
- utilizar os canais de venda direta como o WhatsApp e o Motor de Reservas de forma estratégica para apresentação dos pacotes aos clientes que procuram o Hotel ou Pousada;
- criar campanhas de whatsapp marketing ou e-mail marketing com ofertas exclusivas para quem forneceu o número do celular ou endereço eletrônico em outra ocasião;
- investir em anúncios segmentados no Google Hotel Ads e nas redes sociais, como Instagram e Facebook; e
- explorar parcerias com influenciadores e blogs de viagem.
Após colocar essas estratégias em prática, o passo seguinte para aprender como oferecer pacotes de hotel consiste em otimizar a gestão das vendas. Afinal, o resultado que se espera é o aumento no volume de reservas, e gerenciá-las corretamente é crucial para garantir a boa experiência dos hóspedes.
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