Geração Y: saiba como atendê-los (muito) bem!

O conceito é da sociologia, mas pode te ajudar a entender o que os novos consumidores esperam do seu hotel. Nascidos entre os anos 80 e início dos 90, a Geração Y tem como característica o hábito de consumir pela internet, fazer pesquisas antes de comprar e ser extremamente exigente. E o que você tem a ver com isso? Eles são e continuarão sendo seus principais clientes pelo menos nos próximos 5 anos.
Antenados em novas tecnologias, o público entre 25 e 40 anos é ávido por inovações e mais conservador com o dinheiro. Então fique atento às dicas para conquistar de vez esse novo consumidor.

Inspire confiança
É uma geração que tem pavor de sentir a sensação de que está sendo passada para trás. Por isso, promover promoções ou sorteios ou distribuir pacotes ou vouchers que oferecem descontos irreais ou picaretas é um tiro no pé. É por isso também que esses jovens preferem uma boa indicação de hotel ou pousada a uma chuva de produtos de marketing sem sentido. Para essa geração é preciso mostrar um bom trabalho ao invés de apenas dizer o que faz de bom.

Site moderno
A geração está quase 100% ligada à internet e se dá muito bem nesse universo. Logo, o seu site precisa acompanhar o avanço da tecnologia web. Se a sua página não é responsiva, ou seja, não se adapta às telas dos dispositivos móveis, mais de 60% do seu público não interagirá com você e, consequentemente, o número de reservas cairá consideravelmente. De acordo com o Google Think Insigths, se o usuário tem uma experiência positiva no seu site, as chances da visita se converter em uma reserva é de 67%. Então evite ter um site apenas para marcar presença na internet. Cuide para que o conteúdo e a plataforma acompanhem o mercado.

Ofereça wi-fi grátis
Se você precisa agregar um valor financeiro ao caixa que vá além do valor obtido a partir das reservas, definitivamente não faça isso cobrando pelo uso do wi-fi. Oferecer uma rede gratuita e veloz é um fator decisório para as novas gerações ao escolher a hospedagem. É uma amenidade fundamental e cobrar por ela pode ser mais um tiro no pé. Busque obter novas fontes de renda em outros serviços opcionais.

Sustentabilidade
Os jovens da geração Y em diante estão mais preocupados com o meio ambiente e o futuro. Eles mudam o próprio estilo de vida com facilidade se isso for contribuir para proteger o planeta. Por isso, qualquer mudança que você promova na rotina do seu negócio pode ser preponderante para esse tipo de cliente escolher o seu hotel. E se ser ambientalmente responsável pode, muitas vezes, lhe ajudar a economizar nos custos operacionais, por que não começar já a pensar nessas soluções sustentáveis?

Elimine a burocracia
A Geração Y não tem muita paciência de ficar de 15 a 20 minutos na fila aguardando ou preenchendo fichas. Portanto, busque, na medida do possível, oferecer check-in e check-outs mobiles, online, via totens na recepção ou minimize a burocracia revendo processos e treinando sua equipe de recepção para que a chegada do hóspede seja a mais ágil possível.

Personalize
A geração que tem a exigência como característica quer ter experiências nas quais se sinta diferente e especial. Por isso ficar atento aos gostos e desejos de cada hóspede é importante para conquistar e causar uma boa impressão. Então, é preciso estar pronto! Ter tipos diferentes de travesseiros, quartos decorados com estilos ou cores diferentes ou disponibilizar alimentação 24 horas ou refeições diferenciadas – que atendam a vegetarianos, veganos, alérgicos, são algumas ótimas formas de chamar a atenção dessa geração.

E lembre-se que tudo o que for implantado pensando na geração Y, vai agradar também os hóspedes de todas as outras gerações, como por exemplo, os hóspedes da terceira idade. É uma ótima forma de seu Hotel ou Pousada se destacar e atrair mais clientes. Conheça outras formas de agregar mais valor ao seu Hotel ou Pousada e como desenvolver seu canal de vendas diretas.

Dados da Publicação

Escrito por Fernando Brunetti em 26 de outubro de 2017.
Atualizado até 25 de abril de 2025.
Programa de Hotel, Programa para Pousada
Como vender mais reservas pagando menos comissão?
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