Tendências na hotelaria: o futuro da hospitalidade em 2025

Acompanhar as tendências na hotelaria é fundamental para garantir que o seu estabelecimento se mantenha competitivo e preparado para atender às crescentes expectativas dos clientes.

Além disso, o setor de turismo e de hotéis está em constante mutação. As preferências dos viajantes, conceitos e técnicas de gestão, marketing e vendas, por exemplo, mudam periodicamente e ganham mais relevância.

Assim, não acompanhar os novos cenários resulta em perda de espaço no mercado e, consequentemente, de faturamento.

Por todos esses motivos, é fundamental que os gestores se mantenham atualizados, pois conhecer diferentes estratégias para hotéis aumenta as chances de oferecer o que os hóspedes esperam para, assim, atender bem às suas preferências.

Para auxiliar você, hoteleiro, neste artigo, falaremos sobre as principais tendências de hotelaria em 2025, o que cada uma abrange e como adotar no seu negócio. Confira!

11 principais tendências na hotelaria em 2025

A principais tendências na hotelaria em 2025 são:

  1. Uso amplificado da tecnologia;
  2. Site do hotel como um e-commerce;
  3. Aproveitamento do poder das redes sociais;
  4. Marketing e comunicação de pessoa para pessoa;
  5. Testes A/B;
  6. Utilização do Revenue Management (RM);
  7. Criação de programas de fidelidade;
  8. Entrega de experiências além do hotel;
  9. Promoção do conceito “viagem de bem-estar”;
  10. Implementação do movimento “blesure”;
  11. Oferta de aluguéis de temporada.

Vamos aos detalhes?

1. Uso amplificado da tecnologia

A tecnologia está presente em praticamente todas as atividades atuais e, com certeza, o seu potencial cliente espera do seu hotel ou pousada modernidade e praticidade — características que dependem de boas soluções tecnológicas.

A Revfine.com, plataforma de conhecimento para a indústria de hospitalidade e viagens, apontou as últimas tendências na indústria da hospitalidade em 2025. A lista é longa e inclui diversas soluções, como:

  • gestão automatizada de resíduos, a partir de recursos baseados em Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), robótica e reciclagem química;
  • pesquisa por voz e comando de voz para encontrar hospedagem;
  • robôs chefs nos restaurantes dos hotéis;
  • mensagens de texto automatizadas;
  • salas inteligentes com integração de IoT;
  • pagamentos sem contato (aproximação).

Se você considera essas tendências na hotelaria distantes da realidade do seu negócio, saiba que existem outras possíveis de adotar agora mesmo.

Comece com a oferta de um site rápido e com navegação fácil, e adote também a tecnologia no check-in, por meio de transações online. Outra opção são quartos com fechaduras eletrônicas.

Além dessas estratégias para hotéis, que exploram a tecnologia, utilize um bom sistema de gestão hoteleira.

A Acelere Seus Resultados recomenda FastHotel, software de gestão de hotéis, por conta da simplicidade e eficiência da solução, com mensalidades acessíveis!

Entenda melhor no artigo: Por que usar softwares na gestão hoteleira é imprescindível?

2. Site do hotel como um e-commerce

Ainda em decorrência do avanço da tecnologia, outra das tendências na hotelaria é o desuso das ligações telefônicas e os e-mails para solicitação de preços.

Antes, os hoteleiros e pousadeiros se preocupavam apenas em atrair os potenciais clientes para seus sites. Atualmente, a necessidade é converter as visitas em vendas diretas e, assim, evitar que o futuro hóspede compre por meio de uma OTA (agência de viagem online).

Um dos principais motivos para essa mudança é que esses intermediários geram ao hoteleiro o pagamento de uma comissão que, em diversas situações, é possível evitar.

Em contrapartida às ligações telefônicas e e-mails, está o crescimento do acesso mobile. Assim, se o seu site e seu motor de reservas não forem responsivos e rápidos, você provavelmente empurrará o cliente em potencial para a concorrência ou para as OTAs.

Invista na criação de um site vendedor, ou modernize o que tem atualmente para atender às mudanças de comportamento de quem busca hospedagem e, assim, potencializar as suas vendas diretas.

3. Aproveitamento do poder das redes sociais

Segundo o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, o Brasil é o segundo país do mundo no qual as pessoas passam mais tempo na internet. No ranking de uso das redes sociais, os brasileiros ocupam o terceiro lugar mundial, com média diária de 3 horas e 37 minutos de conexão.

Para você ter uma ideia, apenas no começo de 2024, nosso país já contava com quase 135 milhões de usuários no Instagram e quase 99 milhões no TikTok.

Pelo fato de as pessoas passarem uma boa parte do tempo nas redes sociais, você precisa firmar o seu negócio nesses canais, com páginas/perfis completos, que mostram seu hotel ou pousada de forma atrativa, por meio de fotos e vídeos bem elaborados.

Inclusive, conteúdos em vídeo são mais atraentes e geram engajamento nas suas publicações, além de transportar quem assiste ao ambiente de seu estabelecimento.

Entre as diversas estratégias para hotéis, essa potencializa o desejo do futuro hóspede de efetuar uma reserva. Uma dica aqui é usar voos de drone e fotos 360º para mostrar todas as áreas de seu hotel ou pousada.

Aproveite ainda as redes sociais para tirar dúvidas dos futuros clientes e responder eventuais reclamações, uma vez que o feedback é um valioso instrumento de melhoria.

Lembre-se, ainda, de que uma página que responde prontamente é vista com bons olhos por quem está na fase de pesquisa.

4. Marketing e comunicação de pessoa para pessoa

É tendência atual para todos os tipos de negócio tornar as comunicações “human to human (H2H)”, isto é, de pessoa para pessoa. Mesmo no ramo hoteleiro, que é um negócio B2C (business to customer, ou negócio para consumidor), essa é uma forte tendência.

O que significa? Que todas as suas mensagens para o consumidor devem ser cada vez mais pessoais.

Por exemplo, em vez de enviar um e-mail marketing com a mensagem: “Feriado com 20% de desconto” e dar a entender que seu objetivo é apenas vender, a melhor estratégia para hotéis seria: “Você vai adorar as opções para curtir o feriado com a sua família”.

Esse tipo de abordagem traz a sensação de um contato mais direto, como se fosse a recomendação de um amigo.

Use comunicações assim no seu site, nas redes sociais e no e-mail marketing, sempre com intuito de mostrar um anúncio menos direto e mais pessoal.

5. Testes A/B

O teste A/B é uma técnica de marketing digital que faz comparações entre variáveis e formatos para determinar qual das opções aumenta a taxa de conversão.

Você pode usar esse recurso no seu site para testar, por exemplo, diferentes tipos de texto, títulos, imagens, call to actions (chamada para a ação), dentre outros elementos, e analisar qual opção gera mais cliques.

Uma alternativa é usar os anúncios pagos do Google Hotel Ads e Facebook Ads para testar qual modelo de publicação ou segmentação de público converte mais. Grandes empresas utilizam esse recurso, por exemplo, a Booking.com, que constantemente testa a localização de seus botões e as chamadas para encontrar o formato que gera mais cliques e, assim, manter uma alta taxa de conversão.

6. Utilização do Revenue Management (RM)

O Revenue Management é o conjunto de técnicas cujo objetivo é maximizar o lucro, mensurável pelo indicador RevPAR – Receita por Quarto Disponível. A melhor forma de alcançar esse propósito é vender o produto certo, no pacote certo, no momento certo, para o consumidor certo e pelo preço certo.

Obviamente, uma acomodação vazia significa uma receita perdida e irrecuperável. Por essa razão, usar o Revenue Management é importante, porque otimiza os índices de seu hotel ou pousada, e o resultado ajuda a definir estratégias para aumentar a lucratividade.

De acordo com um estudo da LLCBuddy, um hotel que pratica RM tem um aumento médio de 7% a 20% no seu RevPAR.

7. Criação de programas de fidelidade

A criação de programas de fidelidade, mais comum no varejo, também entra na lista de tendências na hotelaria em 2025. Um dos principais motivos para o sucesso dessa abordagem é que conquistar um novo cliente, geralmente, é mais caro do que trazer de volta um antigo.

Assim, oferecer condições especiais para reconquistar quem já se hospedou é uma ótima estratégia para hotéis e pousadas.

Os programas de fidelidade incluem diversas vantagens, como descontos, brindes ou, até mesmo, tarifas diferenciadas para hóspedes recorrentes, a exemplo de viajantes de negócios que se hospedam sempre no seu hotel.

8. Entrega de experiências além do hotel

O turista atual quer conhecer mais do que os pontos turísticos tradicionais, ele deseja vivenciar a cultura local e ter experiências autênticas, em vez de ser apenas um espectador.

Por esse motivo, é importante que você, hoteleiro, como grande conhecedor da sua região, proporcione ou facilite essas imersões aos seus clientes.

Esse diferencial é muito importante, principalmente para os hóspedes da geração Y — geração de pessoas nascidas entre os anos 1980 e 1990 —, que valorizam a experiência acima de tudo.

Portanto, tenha um estabelecimento conectado com sua região, promova negócios locais e mostre a cultura regional. Hotéis autênticos e com mais personalidade, certamente, atraem mais hóspedes.

9. Promoção do conceito “viagem de bem-estar”

Esta tendência na hotelaria é complementar à anterior, e se refere a criar hotéis e pousadas com foco no bem-estar dos hóspedes, como verdadeiros oásis para fuga do estresse da rotina diária e recuperação de energia vital.

Segundo o relatório do Instituto Global Bem-Estar, a indústria global de turismo de bem-estar está em visível crescimento, tanto que a previsão é de valer quase US$ 9 trilhões nos EUA em 2028.

O objetivo é atender à alta demanda dos hóspedes por experiências personalizadas de conforto, comodidade, satisfação e cuidado físico e mental, pela oferta de serviços exclusivos que proporcionam essas sensações, como:

  • atividades ao ar livre em contato com a natureza;
  • spa;
  • ambientes arquitetonicamente planejados para promover relaxamento e reconexão com o próprio corpo e mente.

10. Implementação do movimento “blesure”

O movimento “blesure” é a junção de uma viagem de negócios com lazer (business + leisure).

Do ponto de vista das estratégias para hotéis, consiste em oferecer serviços direcionados que ajudam o hóspede corporativo a aproveitar as horas vagas de trabalho com diferentes opções de lazer.

Uma dica aqui é fechar parcerias com outros negócios e oferecer pacotes especiais para esse público, a exemplo de diárias sem custo em academias, spas ou passeios para turismo local.

Outras possibilidades incluem:

  • espaços de room office ou coworking no próprio hotel;
  • serviços de concierge para restaurantes;
  • benefícios exclusivos, como upgrade de quarto para quem estender a estadia para o fim de semana para ter dias livres apenas de lazer.

11. Oferta de aluguéis de temporada

O Airbnb caiu no gosto dos viajantes. Porém, quem é do ramo de hotelaria não deve ver o serviço como uma ameaça.

Apesar de ser um tipo de produto atraente, os gestores de hotéis e pousadas podem driblar esse tipo de oferta ao focar nos pontos que os concorrentes mais caseiros não proporcionam ao hóspede, como segurança, limpeza, comodidade e personalização no atendimento.

Aproveite essa oportunidade para focar nos seus diferenciais e ganhar a preferência desse público.

Por fim, tenha em mente que o jeito de comprar mudou, logo, o de vender também precisa se adequar.

Como se adequar? Com o motor de reservas com Pix do FastHotel, por exemplo, você alinha o seu negócio, de uma só vez, a várias tendências na hotelaria para 2025, como o uso avançado da tecnologia e o pagamento sem contato.

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