Como montar um hotel? Guia prático e completo!

Se você é um empreendedor ou investidor interessado ​​em entrar no setor hoteleiro, este artigo é para você! Isso porque, aqui, explicaremos como montar um hotel em detalhes, do planejamento ao gerenciamento eficiente das reservas.

A partir de um passo a passo detalhado, você saberá exatamente o que é necessário para tirar a sua ideia do papel e transformá-la em realidade. Apresentaremos também os desafios característicos do segmento e as melhores práticas para superar cada um.

Se este tema é do seu interesse, siga a leitura e confira este guia completo de como montar um hotel e dê os primeiros passos rumo a um negócio promissor!

Afinal, como montar um hotel?

Antes de colocar seu projeto em andamento de fato, você não pode abrir mão de uma boa pesquisa sobre o segmento hoteleiro. Confira o passo a passo que deve considerar para estruturar seu empreendimento.

  1. Analisar o mercado
  2. Criar um plano de negócios
  3. Definir o público-alvo
  4. Escolher a localização
  5. Determinar os serviços oferecidos
  6. Refinar as estimativas de investimento, custo operacional e receita
  7. Obter as licenças e autorizações necessárias
  8. Acertar a precificação das diárias
  9. Investir em divulgação
  10. Oferecer atendimento de excelência

Entenda por que essas etapas são tão importantes.

1. Analisar o mercado

Consiste em verificar diferentes fatores, como expectativa de crescimento do setor hoteleiro, identificação das necessidades dos futuros hóspedes e demandas da região onde pretende montar um hotel.

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, por exemplo, é uma ótima fonte de informações do segmento. Para você ter uma ideia, um dos levantamentos da entidade revelou que, até 2028, a estimativa é de R$ 8,4 bilhões sejam investidos no setor.

A quantia é resultado do aumento de contratos assinados (mais 137 hotéis), posicionamento que reflete a confiança dos investidores no potencial do mercado hoteleiro do nosso país.

Dica de leitura para você: Diferença entre pousada e hotel: o que você precisa saber?

2. Criar um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que descreve todos os aspectos de um empreendimento, desde a missão e valores até o modo de gerenciamento e estratégias de crescimento.

O voltado para um hotel precisa incluir:

  • modelo hoteleiro: por exemplo, se será econômico, boutique, resort ou corporativo;
  • diferenciais: ofertas que só o seu hotel terá em comparação aos outros da mesma região, a exemplo de concierge 24 horas, decoração temática e parceria com empresa de transporte para deslocamento gratuito;
  • estimativa de investimentos em despesas operacionais: a partir da definição do número de quartos, quantidade de funcionários e serviços que pretende oferecer;
  • metas realistas e alcançáveis: como quanto de receita pretende obter em curto, médio e longo prazo e percentual de crescimento por período;
  • cronograma de abertura: com etapas detalhadas de quando executar cada fase, por exemplo, construção ou reforma, contratação de pessoal e testes operacionais, bem como a definição dos responsáveis;
  • análise de riscos: identificação e avaliação dos possíveis desafios e obstáculos que o hotel pode enfrentar, como variações no mercado turístico, sazonalidade, concorrência, mudanças regulatórias e imprevistos operacionais, além das estratégias para mitigar esses problemas e garantir a sustentabilidade do empreendimento.

3. Definir o público-alvo

O público-alvo é o grupo de futuros hóspedes que você pretende receber no seu hotel. Executivos, famílias e turistas de temporada são alguns exemplos.

A definição do perfil ideal de potenciais clientes depende da análise de diversos critérios, como as características iniciais do seu modelo de negócio, localização, oferta e demanda da região para diferentes públicos e precificação da hospedagem.

4. Escolher a localização

O segundo passo de como montar um hotel consiste em escolher a localização. Para identificar a melhor, considere estes fatores:

  • demanda turística ou corporativa da região;
  • facilidade de acesso (se é perto de rodoviárias, aeroportos, estradas e rodovias, por exemplo);
  • proximidade dos principais pontos turísticos.

Mas, é importante saber que a disponibilidade imobiliária pode fazer você ter que ajustar suas intenções iniciais. Aí, o plano de negócios deve ser revisado. Isso acontecerá a todo momento conforme você avança na idealização e execução do mesmo.

5. Determinar os serviços oferecidos

No quinto passo de como montar um hotel, você precisa definir as comodidades. Isto é, o que pretende oferecer a quem se hospedar, por exemplo:

A escolha dos serviços está diretamente relacionada ao perfil do seu público-alvo e às características do seu hotel.

6. Refinar as estimativas de investimento, custo operacional e receita

Agora, com mais informações, você deve considerar todos os gastos necessários para abrir seu hotel, por exemplo:

  • compra do terreno, projeto arquitetônico, se for construir do zero;
  • aquisição ou reforma do imóvel, se for aproveitar uma edificação já construída;
  • projeto arquitetônico e técnico;
  • projeto de decoração de exterior e interior;
  • mobiliário;
  • enxoval;
  • equipamentos;
  • estruturação dos serviços oferecidos como áreas de lazer e gastronomia;
  • contratação de funcionários.

Também é hora de prever os custos e despesas operacionais como:

  • investimentos em marketing hoteleiro;
  • venda de reservas (principalmente comissões de OTAs);
  • meios de pagamento;
  • impostos;
  • mão-de-obra;
  • energia, água, gás;
  • lavanderia, limpeza e manutenção;
  • depreciação;
  • custos administrativos;
  • capital de giro para os primeiros meses de funcionamento.

Recalcule também a capacidade de geração de receita. Com a localização, público-alvo, serviços oferecidos e pesquisa de mercado, já é possível refinar as estimativas iniciais.

Coloque tudo na “ponta do lápis” e compare o resultado com a quantia que tem disponível. Assim, é possível confirmar se será preciso, ou não, buscar financiamentos ou crédito externo por meio de bancos ou investidores.

Não se esqueça de calcular também o retorno sobre o investimento, principalmente se buscar investidores para o seu projeto.

7. Obter licenças e autorizações necessárias

Um hotel é uma empresa e, como tal, exige uma série de documentos para funcionar regularmente.

Além do CNPJ, você deve providenciar outras liberações, como:

  • alvará de funcionamento junto à prefeitura;
  • alvará da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
  • registro no Cadastrur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo;
  • licenças ambientais;
  • licença sanitária;
  • vistoria do Corpo de Bombeiros.

Vale destacar que a lista de documentos e autorizações varia conforme a região e o porte do empreendimento. Por esse motivo, você deve confirmar o que é necessário junto aos órgãos fiscalizadores da região onde pretende abrir o seu hotel.

Algumas dessas autorizações só podem ser emitidas depois que o estabelecimento estiver pronto para entrar em operação. Ou seja, embora você não precise obtê-las para tirar seu projeto do papel, é bom ter em mente que serão necessárias de qualquer maneira.

8. Acertar a precificação das diárias

Definir o preço das diárias exige um equilíbrio entre custos operacionais, concorrência e — posteriormente — valor percebido pelo público. Portanto, analise despesas fixas e variáveis, avalie preços de hotéis similares na região e considere diferenciais que justifiquem valores mais altos.

Lembre-se de estipular tarifas diferenciadas para alta e baixa temporada, além de possíveis descontos para reservas antecipadas ou longas estadias.

9. Investir em divulgação

De nada adianta investir tanto em um empreendimento se ninguém souber que seu hotel existe, não é mesmo?

Então, capriche nas fotos das acomodações e outros espaços relevantes para o público, crie um site profissional para hotel (com motor de reservas) e um perfil ativo nas redes sociais. Anúncios no Google e Instagram ajudam a alcançar mais pessoas.

E, claro, também vale listar seu hotel em OTAs, como Booking e Airbnb.

10. Oferecer atendimento de excelência

O atendimento pode ser o diferencial que faz um hóspede voltar ou nunca mais pisar no seu hotel. Treine sua equipe para ser sempre cordial, prestativa e ágil na solução de problemas.

Pequenos gestos, como lembrar preferências, deixar uma mensagem de boas-vindas personalizada e oferecer amenities para facilitar a rotina durante a estadia, podem, sim, ajudar a conquistar a confiança e a preferência do hóspede.

Porém, lembre-se de também oferecer praticidade na hora de preencher a FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes) fazer check-in, por exemplo. Um sistema de gestão hoteleira, como o FastHotel, facilita essa tarefa — para o cliente e para a sua equipe — e ainda apresenta outras soluções indispensáveis para gerenciar uma hospedagem.

Quais são os principais desafios do setor hoteleiro e como superá-los?

O FOHB mostrou um cenário bastante promissor para o segmento. No entanto, não significa que você está livre de lidar com os desafios do setor hoteleiro, como:

  • atração e fidelização de clientes;
  • contratação e retenção de funcionários qualificados;
  • adaptação às mudanças nas tendências do setor hoteleiro;
  • manutenção de instalações e equipamentos;
  • gerenciamento de custos operacionais.

Não existe outra maneira de superar esses obstáculos senão com uma boa gestão, que inclua ações como:

  • estratégias de marketing eficaz;
  • treinamentos contínuos dos funcionários para garantir a boa hospitalidade;
  • monitoramento constante das tendências do setor;
  • manutenção eficiente e preventiva de estrutura predial, instalações, equipamentos e mobiliário;
  • controle incessante de gastos.

5 dicas para montar um hotel de sucesso!

Para resumir, estas são as melhores dicas para montar um hotel que temos para você:

  1. invista em um design de interiores atraente, aconchegante, confortável, acolhedor e, principalmente, alinhado ao perfil do seu público-alvo;
  2. ofereça opções diferentes dos concorrentes, como pet friendly e desconto em reservas antecipadas;
  3. adote estratégias de marketing eficazes, a exemplo de publicidade orgânica e paga nas redes sociais e artigos no blog do seu hotel com sugestões de roteiro e indicações de lugares para os turistas visitarem;
  4. priorize o bom atendimento desde o momento em que o cliente reconhece a sua hospedagem como uma possibilidade até o check-out e o pós-venda;
  5. use a tecnologia a seu favor, por meio de softwares que facilitem e otimizem diferentes tarefas, a exemplo do gerenciamento de quartos, controle de estoque e relacionamento com os clientes atuais e futuros.

Dica de leitura para você: Como montar uma pousada lucrativa

Qual a importância de um sistema para gestão hoteleira?

Não há como montar um hotel sem incluir no seu plano de ação a adoção de um bom sistema para gestão hoteleira. A ferramenta é essencial para:

  • aprimorar o controle de reservas e da governança;
  • reduzir erros operacionais;
  • aumentar a produtividade da equipe;
  • gerenciar as finanças;
  • aumentar a satisfação e fidelização do cliente.

Nesse sentido, você pode contar com o FastHotel, um sistema para hotel completo e motor de reservas com FastPix, solução para envio de QR Code PIX automatizado via WhatsApp.

Conte com nosso software para diversos módulos:

  • gestão hoteleira completa;
  • venda de reservas diretas online com tarifas flutuantes;
  • gerenciamento de canais de vendas indiretos;
  • marketing e relacionamento com os clientes;
  • gestão da governança, camareiras e manutenção;
  • restaurante e bar;
  • finanças;
  • controle de estoque e compras; e
  • emissão de notas fiscais.

Oferecemos ainda projetos personalizados conforme as necessidades do seu negócio hoteleiro.

Solicite agora uma demonstração sob medida e tenha muito mais controle e produtividade!

FAQ

O que é necessário para abrir um hotel?

Para abrir um hotel, você deve:

  1. Analisar o mercado
  2. Criar um plano de negócios
  3. Definir o público-alvo
  4. Escolher a localização
  5. Determinar os serviços oferecidos
  6. Refinar as estimativas de investimento, custo operacional e receita
  7. Obter as licenças e autorizações necessárias
  8. Acertar a precificação das diárias
  9. Investir em divulgação
  10. Oferecer atendimento de excelência
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