Como programar a transferência de hóspedes de um quarto para outro
A situação pode acontecer em qualquer estabelecimento do setor hoteleiro e é preciso estar preparado para evitar piorar a situação
Qual é o caso imprevisível?
Trata-se da mudança de quarto por conta de uma reclamação do hóspede a respeito de problemas na acomodação. O atendimento inicial deve ser pautado pela atenção e respeito às críticas feitas. Em nenhum momento seja resistente ao relato ou à necessidade da troca de quarto e proceda da mesma maneira: com cuidado e atenção.
É importante salientar que um bom trabalho de conferência antes do check-in (check-list das acomodações) e um planejamento de manutenções preventivas podem evitar essa situação.
Quais são os casos previsíveis?
Pousadas e Hotéis dispõem, em geral, de várias unidades de cada um dos diferentes tipos de quarto e, no ato da reserva, nem sempre uma mesma acomodação estará disponível durante todo o período programado pelo hóspede. Para não perder o cliente, a única possibilidade é planejar a transferência de quarto (sempre avisando aos hóspedes que isso irá acontecer).
Outra situação em que isso pode acontecer é quando, em uma estadia, foi contratado mais de um tipo de quarto. Isso geralmente acontece quando há um tipo de quarto muito exclusivo, concorrido e caro e, por inúmeras razões, o hóspede decide passar alguns dos dias da estadia nesse tipo de quarto especial.
Então, como fazer?
Idealmente, a transferência de hóspedes de um quarto para outros idealmente não deveria existir mas, como já foi dito, não é algo raro. O principal ponto de atenção é que essa é uma atividade que preocupa, e muito, os próprios hóspedes pois outras pessoas manusearão seus pertences particulares.
Mas uma reserva que exige a troca de quartos não precisa ser necessariamente um problema (ou um problema adicional, dependendo do motivo pelo qual a troca está sendo realizada). Esse procedimento deve estar considerado no treinamento e na lista de atividades das camareiras, mas indica-se que a melhor camareira sempre a responsável por executá-la. Lembre-se que a transferência precisa ser meticulosa e cercada de cuidados; afinal, o hóspede espera encontrar seus bens exatamente no mesmo lugar deixado na acomodação de origem.
Finalmente, sabemos que a programação das atividades de camareira é um desafio que exige muita atenção para que não haja erros. É claro que, quando você conta com um Sistema de Hotel como o FastHotel, a tarefa fica mais fácil. Nos casos previsíveis, o software cria automaticamente uma atividade para a camareira, que consiste justamente em retirar os pertences de um quarto e levar para a nova acomodação. Ao confirmar a execução da atividade planejada, o FastHotel passará a apresentar o hóspede no quarto de destino.
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