Sistema GDS: será que seu hotel precisa de um? Entenda!

Enquanto muitos hoteleiros ainda enfrentam desafios, como baixa ocupação, overbooking, tarifas desencontradas em diferentes canais ou falta de visibilidade, há uma solução que pode ser a chave da mudança: o sistema GDS (Global Distribution System).

Essa tecnologia conecta seu hotel a agências de viagens, OTAs e plataformas de reservas do mundo todo. Tudo de forma automática, integrada e estratégica. Em vez de perder tempo com operações manuais e oportunidades desperdiçadas, você opera com mais controle, alcance de público e eficiência.

Os hotéis descobriram os benefícios do GDS na década de 1980 e, desde então, utilizam a tecnologia para gerenciar o inventário e distribuir tarifas e disponibilidade para agentes de viagens diversos.

São vários benefícios que o uso dessa tecnologia promove no setor de hotelaria, como maior atração de potenciais hóspedes, aumento das reservas e profissionalização da gestão do negócio.

Para entender se essa tecnologia é recomendada para o seu hotel, aproveite este artigo e descubra o que é o sistema GDS, como funciona e suas vantagens.

O que é o sistema GDS?

O GDS (Global Distribution System) é uma plataforma digital que conecta hotéis a agências de viagens, operadoras de turismo, companhias aéreas e outros distribuidores.

Funciona como um intermediário em tempo real e permite que agentes externos consultem tarifas, disponibilidade de quartos e façam reservas diretamente, sem precisar entrar em contato com o hotel.

Originalmente criado para o setor aéreo, o GDS evoluiu para integrar também hospedagens e outros serviços de viagem. Na hotelaria, atua como um canal de distribuição global, além de automatizar operações e ampliar o alcance do negócio para mercados nacionais e internacionais.

A principal vantagem do GDS é a centralização: elimina entradas manuais e sincroniza as informações entre os sistemas de gestão utilizados pelos hotéis e os dos agentes de viagem. Logo, contribui para reduzir erros e otimizar o tempo.

Como funciona o GDS na hotelaria?

O GDS é uma tecnologia que conecta o sistema de reservas dos hotéis aos diversos canais de distribuição, como agências de viagens físicas e online. Dessa forma, permite que os agentes acessem, em tempo real, informações detalhadas sobre tarifas, disponibilidade, localização e características dos quartos.

Porém, para saber como funciona o GDS na hotelaria na prática, confira o passo a passo a seguir.

  1. Cadastro do hotel no GDS: o hotel insere os dados relevantes, como tarifas, disponibilidade de quartos, descrições e fotos.
  2. Distribuição das informações: o sistema GDS disponibiliza essas ofertas para agentes e plataformas conectadas.
  3. Utilização da ferramenta de busca: as agências de viagens acessam o GDS para consultar hotéis com base em localização, preço e disponibilidade.
  4. Confirmação da reserva: ao encontrar uma opção, o agente faz a reserva diretamente pelo sistema.
  5. Atualização automática: o GDS comunica a reserva ao sistema do hotel, que atualiza o inventário em tempo real.

Portanto, o GDS reduz erros manuais, aumenta a visibilidade da marca e facilita a conversão de reservas globais com muito mais eficiência.

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Quais as vantagens do GDS para hotéis?

O GDS oferece uma série de benefícios estratégicos para hotéis e pousadas que desejam se destacar no mercado competitivo da hotelaria. Afinal, além de facilitar o processo de reservas, amplia o alcance dos empreendimentos e melhora a gestão operacional.

Entre as principais vantagens do GDS para hotéis, está o acesso direto a uma ampla rede de agências de viagens e plataformas de reserva, locais em que milhares de viajantes fazem suas escolhas diariamente.

Dessa forma, os hotéis conseguem aumentar exponencialmente a visibilidade da marca e elevar o potencial de ocupação, inclusive em períodos de baixa demanda. Descubra abaixo as principais vantagens de adotar esse sistema no seu hotel.

Acesso (indireto) a um público global

O GDS conecta o hotel a agências de diferentes estados e países, o que amplia sua presença em mercados nacionais e internacionais.

Aumento da visibilidade

Estar presente em grandes sistemas de busca e reserva garante que o hotel apareça para mais clientes em potencial.

Eficiência na gestão de tarifas e inventário

Com o GDS, a atualização das tarifas e da disponibilidade acontece automaticamente em todos os canais conectados.

Apoio às viagens corporativas

O sistema facilita reservas para empresas porque centraliza processos, agiliza confirmações e permite condições diferenciadas para contratos corporativos.

Dessa forma, o hotel se torna mais atraente para o segmento de negócios, ao oferecer praticidade, segurança e benefícios exclusivos para empresas e seus colaboradores.

Redução de custos operacionais

A automação do processo de criação de reservas economiza tempo da equipe, pois elimina a necessidade de inserir dados manualmente em diferentes sistemas.

Portanto, reduz falhas humanas, evita retrabalho e diminui custos com processos repetitivos. Além disso, libera os colaboradores para atividades mais estratégicas, o que aumenta a eficiência do hotel ou pousada.

Será que um GDS é adequado para seu hotel?

Apesar das muitas vantagens, o sistema GDS não é a melhor escolha para todos os perfis de hotel. Geralmente, é indicado para:

  • hotéis localizados em centros urbanos ou próximos a aeroportos;
  • hotéis com foco em viagens corporativas;
  • estabelecimentos com mais de 20 quartos e operação durante o ano todo;
  • destinos de lazer complexos, que costumam ser reservados via agentes.

Na hotelaria corporativa, por exemplo, milhares de agentes de viagens usam esse sistema todos os dias para reservar voos, hotéis, carros e serviços. Dessa forma, é uma excelente vitrine para negócios bem posicionados.

Lembramos que esses requisitos não são obrigatórios, mas aumentam muito as chances de sucesso com o uso do sistema GDS. Também é essencial escolher um fornecedor confiável, solicitar suporte e garantir o bom uso da ferramenta.

Relação entre PMS e um sistema GDS

Na hotelaria moderna, estar conectado a diferentes canais de venda — site próprio, OTAs e até GDS, por meio de integradores — deixou de ser uma vantagem competitiva e tornou-se uma necessidade para quem deseja crescer. Essa tecnologia amplia a presença digital do hotel, automatiza operações, melhora a gestão de reservas e conecta seu negócio a agências e viajantes do mundo inteiro.

E para que tudo isso funcione de forma prática, o ideal é contar com um sistema PMS (software de gestão hoteleira) que se integre facilmente a um gestor de canais, centralizando inventário, tarifas e reservas em um só lugar. Assim, o hoteleiro ganha eficiência e evita erros manuais, sem a complexidade de contratar e gerenciar diretamente um GDS.

Com o FastHotel, por exemplo, você tem acesso a um sistema completo e flexível, que se conecta ao site hoteleiro, a mais de 700 canais de vendas (OTAs) e GDSs. Além disso, oferece módulos separados, como o motor de reservas com FastPIX, mapa interativo, suporte à parte fiscal, relatórios e muito mais.

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