Quando trocar seu Sistema de Gestão Hoteleira

Se houve um evento que beneficiou muito a sociedade e, em especial o mundo dos negócios, este evento foi a (r)evolução tecnológica. Com as facilidades que os sistemas de gestão empresarial oferecem, está cada vez mais simples e prático gerenciar qualquer tipo de negócio e a gestão hoteleira, claro, não está fora dessa.

A procura de hotéis e pousadas por um sistema de gestão hoteleira, ou software de hotel, para a informatização da operação e administração hoteleira está cada vez maior. Isto porque estes sistemas são capazes de permitir uma visão geral da situação do Hotel ou Pousada, identificar as prioridades, otimizar o fluxo de trabalho, melhorar os processos operacionais, evitar erros e imprevistos que geram insatisfação nos hóspedes, reduzir custos. As funcionalidades mais comuns desses ERPs para hotéis são:

  • Controle da disponibilidade de quartos por categoria;
  • Gestão e controle de reservas, incluindo voucher, check-in e check-out;
  • Controle dos consumos e pagamentos dos hóspedes;
  • Gestão dos serviços de governança e manutenção;
  • Gestão de Clientes;
  • Finanças;
  • Controle de estoque; e
  • muito mais.

Porém, assim como todo programa de gestão empresarial, o sistema de gestão hoteleiro precisa estar em constante atualização para atender as novas demandas do setor hoteleiro. Assim sendo, indica-se acompanhar o desempenho do seu sistema PMS e avaliá-lo constantemente para entender quando trocar seu sistema de gestão hoteleira.

Neste artigo, vamos dar dicas importantes para você saber se está na hora de substituí-lo por um sistema mais simples de usar, mais moderno e dinâmico.

Plataforma tecnológica do programa de hotel X sua necessidade

Uma das grandes expectativas do empresário hoteleiro na hora de implantar um sistema de gestão é ter facilidade para acessar as informações de seu negócio em qualquer lugar que esteja, já que, na grande maioria das vezes, o hoteleiro acompanha o seu negócio à distância.

Embora, aparentemente, esta seja uma funcionalidade primária de qualquer sistema de gestão, é importante lembrar que os sistemas mais obsoletos são bem limitados quanto à consulta de informações à distância e em tempo real.

Manter o controle e tomar decisões de qualquer lugar é, hoje em dia, mais que um luxo, é uma necessidade. Se o sistema implantado tiver limitações nesta função, você, com certeza precisará buscar um novo sistema de gestão hoteleiro online, já que esta é uma função essencial para quem quer ganhar tempo e manter o controle a distância.

Ausência ou comprometimento das funcionalidades fundamentais

Ao contratar um programa para hotel ou pousada, o hoteleiro espera que ele tenha todas as funções necessárias para otimizar o trabalho de seus colaboradores, bem como controlar a operação do dia-a-dia, através de relatórios rápidos e precisos, afim de auxiliá-lo nas tomadas de decisões. É claro que, dificilmente, um sistema terá 100% das funcionalidades imaginadas por você. Mas ele deve sim oferecer formas de atender todas as suas necessidades. Ou ainda, desenvolver funcionalidades customizadas para você.

O seu sistema de gestão atual atende a suas necessidades?

Se o hotel ou pousada sofre uma evolução nos processos, o seu sistema de gestão hoteleira acompanha essa evolução?

Ele evolui constantemente?

Suas respostas já dirão se está na hora de o seu sistema de gestão hoteleira.

Suporte técnico e treinamento.

A relação entre o hotel ou pousada e o fornecedor do sistema de gestão hoteleira é um fator fundamental para o sucesso dessa parceria. Caso esta relação seja comprometida por algum motivo, talvez, seja melhor considerar uma possível mudança.

O relacionamento entre as partes deve ser amigável e o fornecedor deve estar atento as necessidades do hoteleiro, bem como o bom funcionamento e a constante atualização do sistema de gestão.

É indicativo irrevogável da necessidade de mudança quando:

  • Os funcionários do hotel não são treinados na implantação ou nas novas versões. A empresa provedora do sistema de gestão hoteleiro deve oferecer treinamento explicativo para o uso do software na implantação e, se necessário, nas atualizações mais relevantes. E, ainda, na renovação da equipe do hotel ou pousada, estar disponível para um treinamento de reciclagem.

Embora os melhores sistemas de gestão tenham o uso intuitivo, é fundamental que um treinamento esclareça, não só ao hoteleiro, mas a toda a sua equipe as funções que o sistema oferece, a forma de uso e as aplicações de atualizações.

Este treinamento deve ser acordado no momento da escolha do software e, caso o fornecedor, não cumpra com a disponibilidade deste recurso, tem-se fator de descontinuidade do sistema no empreendimento. Não só pelo treinamento em si, como também pelo fato que uma parceria de sucesso depende de um relacionamento de confiança.

  • O hoteleiro encontra dificuldade na hora de acionar o suporte técnico ou se o mesmo for feito apenas com visitas presenciais. Com a escassez de tempo e a necessidade de agilidade nas atividades, o sistema de gestão deve ser corrigido de forma ágil e simples. Ter atualizações online e transparentes para o hotel ou pousada é fundamental para um bom atendimento. A ausência desta funcionalidade pode comprometer toda a operação do sistema e indicar que ele está obsoleto.
  • O hoteleiro não encontra um canal aberto para discutir o uso de novas funcionalidades disponíveis no software de hotel ou necessidades futuras. Mais que um simples suporte, aqui o ponto de análise é a capacidade de o fornecedor do sistema de gestão fazer um atendimento consultivo que ajude o hotel ou pousada a fazer um uso mais racional do sistema.

Custo x benefício do software de hotel

Uma situação bastante delicada para o hoteleiro é quando o sistema de gestão não gera o benefício esperado. Isso pode acontecer por diversos motivos, dentre eles:

  • Erro na avaliação do sistema: quando o hoteleiro não consegue adotar critérios de escolha adequado a sua necessidade e, consequentemente, avalia incorretamente o software de gestão hoteleira durante o processo de escolha do sistema ideal. Nestes casos, o sistema não conseguirá gerar os benefícios esperados;
  • “Ausência” de funcionalidades fundamentais: como já foi dito, é comum que os sistemas não oferecem funcionalidades exatamente como o esperado. Geralmente, funcionalidades alternativas são apresentadas durante o processo de venda do programa hoteleiro. As alternativas podem ser interessantes e até ajudar na evolução dos processos do hotel ou pousada; ou podem simplesmente atrapalhar a execução das atividades do dia-a-dia. Mas, é fato que, é muito difícil avalia-las com profundidade durante o processo de definição da mesma. Nesses casos, é altamente indicado que se busque sistemas de gestão hoteleiros mais modernos para substituir o antigo;
  • Incompatibilidade de valor x versão: os sistemas obsoletos tentam evoluir para se manterem atualizados. Conseguem disponibilizar novas funcionalidades e até novas versões, mas com velocidade baixa e custo alto, já que a plataforma na qual são programados está obsoleta. Além do problema da falta de agilidade, o custo é repassado ao cliente e, com o tempo, o sistema vai ficando mais caro que um sistema moderno.
  • Custos ocultos: é comum ver no mercado sistemas que exigem uma rede local, infraestrutura de servidores, técnico de informática disponível no local, dentre outros. Além disso, muitas vezes o treinamento, usuários ilimitados e computadores ilimitados não estão inclusos nos custos apresentados inicialmente. Por isso, sempre avalie os custos totais de operação de um sistema antes de qualquer decisão. Conheça as vantagens de um sistema online.

Em todas as situações acima, protelar a substituição do sistema é, com certeza, a pior opção. Busque uma solução tecnológica que atenda bem as suas necessidades. Mas, calma! Avalie corretamente as outras opções no mercado para não cometer os mesmos erros na sua próxima experiência. Veja como escolher um bom sistema de gestão hoteleira.

Como escolher um bom Sistema de Gestão Hoteleira:

Ao escolher seu novo sistema de gestão hoteleira, você deve levar em consideração as funcionalidades essenciais para seu negócio. Um bom sistema de gestão permite uma visão geral de seu Hotel ou Pousada minuto a minuto, otimiza o fluxo de trabalho e melhora os procedimentos operacionais, evitando erros e imprevistos.

Um PMS eficiente te ajuda na gestão de reservas e atividades de front-desk (recepção). Sendo a criação de reservas é uma das atividades mais importantes em um Hotel ou Pousada, seu novo software deve facilitar e otimizar esses procedimentos, proporcionando uma visão clara dos check-outs e check-ins que ocorrerão no dia, agilizando o procedimento de entrada e saída dos hóspedes.

Seu novo sistema de gestão deve também controlar as atividades de governança, possibilitando a otimização dos serviços de arrumação, limpeza e manutenção, além de permitir o lançamento do consumo do frigobar nas contas dos hóspedes.

Tendo em vista que é comum grupos empresariais serem responsáveis por mais de uma propriedade no ramos hoteleiro, é essencial que, além da visão geral de cada estabelecimento, seja possível também a visão geral de todo grupo.

Seu novo sistema deve também ferramentas que gerem relatórios em tempo real, possibilitando a tomada de decisões e garantido a boa administração de seu negócio.

Implantação do novo sistema

Mudanças lentas são danosas à operação por gerarem mais esforço de todos no hotel ou pousada. Ao decidir por um sistema de gestão hoteleira online e moderno, você coloque foco e seja ágil. Concentre as atividades de implantação num período mais curto. A mudança será absorvida mais facilmente e você pode usufruir dos benefícios da troca com mais rapidez.

Mais dicas de como organizar a implantação do novo sistema de gestão hotelaria:

  • Seja diretivo e rápido no processo de substituição.
  • Comunique a mudança à equipe.
  • Exija uma implantação rápida por parte do fornecedor do sistema de gestão.
  • escolha num funcionário com desenvoltura para aprendizado de informática. Ele será o primeiro contato dos demais em caso de dúvidas.
  • treine os funcionários, especialmente o ponto focal escolhido.
  • cobre-os pelo uso correto do sistema desde o primeiro dia.

FastHotel implementa sistemas em 1 a 3 dias úteis. Treina os funcionários. E, ainda, disponibiliza canal de atendimento direto para esclarecimentos de dúvidas e orientações gerais nas primeiras semanas de uso.

17 jul 18 | Blog

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