Como vender mais reservas usando o Whatsapp
Seu atendimento é eficiente? Seu atendimento é também online? A maioria dos Hotéis e Pousadas acabam pecando nesse quesito. E, saiba você que 70% da experiência de compra depende da forma de como o cliente é tratado, ou seja, do atendimento que ele recebe. Atualmente, não adianta prezar somente pelo atendimento físico. Se o seu público (cliente) está no mundo online, você precisa oferecer um serviço de atendimento online também.
E como você pode se destacar dos concorrentes? Oferecendo um serviço de excelência em ambos os atendimentos! Preparei este material para lhe ajudar a extrair o máximo de vendas com o mínimo de esforço e tempo. Por isso, use sem moderação e aplique para ver seus resultados mudarem de patamar.
Agora, falando sem rodeios com você que utiliza todos os dias o Whatsapp para fechar reservas, por acaso você identifica acontecendo em sua propriedade uma das 3 situações abaixo?
- Seu potencial hóspede entra em contato só perguntando o preço e após sua resposta, ele simplesmente visualiza e não responde nunca mais…
- ele faz inúmeras perguntas a você sobre a estadia e do nada desaparece. Às vezes ele fica online, mas te ignora quando você tenta retomar contato…
- Em vésperas de final de semana e feriados, você e sua equipe tem muita demanda e tentam responder todo mundo ao mesmo tempo, mas seu potencial hóspede começa a se incomodar (e até reclamar) com sua demora no atendimento pelo WhatsApp. Depois desaparece ou simplesmente fecha a hospedagem com algum concorrente seu…
Se você vive uma ou mais das situações acima, quero, a partir de agora, te ajudar a DAR UM BASTA nas perdas de reservas através do seu Whatsapp!! Vou mostrar como transformar simples conversas, em reservas e mais lucro para o seu Hotel ou Pousada!
O poder do WhatsApp Business
O WhatsApp é a maior rede social de troca de mensagens do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários. No Brasil, o último número divulgado pela ANATEL em Outubro de 2019, dava conta de uma base de cerca de 130 milhões de pessoas.
E você sabia que 78% os brasileiros usam o whatsapp para se comunicar com empresas em busca de informações, promoções e comprar de produtos ou serviços?
Fale o que quiser e seja o tamanho que for, seu futuro hóspede em algum momento irá interagir com você e seu Hotel/Pousada pelo WhatsApp.
Mas o WhatsApp do Hotel está preparado para converter essas pessoas? Será que você está apenas atendendo bem essas pessoas ao invés de simplesmente tentar vender para elas? O quanto de reservas você pode está perdendo por usar a abordagem errada?
Atualmente existe 2 versões para uso: A versão normal e a versão Business. O WhatsApp Business ou WhatsApp para Empresas é a melhor escolha para facilitar suas vendas e tornar o atendimento eficiente. Seu hóspede passa a ter mais proximidade e confiança na sua empresa. Aí, ele tira dúvidas diretamente por mensagens. E, como suas necessidades e anseios são resolvidos de uma maneira mais ágil, consequentemente, ele terá uma experiência relevante desde o início de sua interação, aumentando em muito as chances de venda.
Configurando o WhatsApp Business
Instalando o WhatsApp Business
Para iniciar o processo, é preciso entrar na loja (Play Store Android ou IOS) do seu aparelho celular. Depois, digite na barra de pesquisa “ WhatsApp Business” e, em seguida, entrar na opção correta e “clicar” no botão “instalar”. Feito isso, deve-se entrar no aplicativo e aguardar concluir o processo de inicialização.
Dica Extra: É importante um número de celular exclusivamente comercial para cadastrar. Assim, você não mistura as mensagens para o Hotel ou Pousada com as mensagens com sua vida pessoal. O mesmo vale para armazenar os números em uma conta de Gmail própria para empresa para salvar as conversas e histórico de backup. Ao invés do seu nome, será solicitado o nome da empresa.
Criando o perfil no WhatsApp Business
Há a possibilidade de informar uma localização de endereço para seu Hotel ou Pousada, de atribuir um determinado Tipo de Negócio, incluir descrição horário de funcionamento. Recentemente novas opções foram disponibilizadas para o preenchimento do perfil, como por exemplo: espaço para preenchimento de email e link para o site.
Para deixar essas informações visíveis no perfil, acesse o menu de configurações do aplicativo – no formato de três pontos verticais, como no WhatsApp comum, e, em seguida, selecione a primeira opção Configurações da empresa.
É possível avaliar o número de mensagens enviadas e recebidas, permitindo avaliar o número de atendimentos que estão sendo feito pelo WhatsApp Business. Novamente, acesse as Configurações da empresa, mas, dessa vez, selecione Estatísticas e mostrará a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, lidas e entregues.
Criando seu Catálogo
O catálogo, como o próprio nome diz, é uma forma de comunicar os produtos ou serviços que são vendidos. Muito não o conhecem. Então, veja como ele é:
Para criar um catálogo, as dicas são simples. Primeiro, planeje seu catálogo. Depois, crie um item para cada Tipo de Quarto. Por exemplo, se você possui quartos Standard, Luxo e Luxo Família, crie três itens, cada um deles com as informações a seguir:
- nome do tipo ou categoria do quarto (evite denegrir as categorias com termos como “Básico”, “Simples”, “Fundos”, etc… os nomes recomendados são “Standard”, “Econômico”,
- quantidade máxima de pessoas,
- fotos do seu quarto,
- descrição completa,
- preço, não se esquecendo que colocar um aviso que o valor pode variar dependendo da data escolhida, e
- finalize com um link.
- só no pdf -
5 dicas para um Catálogo Perfeito + Script para Venda de Reservas pelo Whatsapp Business
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Cadastrando Mensagens
Mensagem de Saudação: configure uma mensagem simples, objetiva, mas cortês e educada. Considere que a mensagem pode ter chegado por um potencial hóspede Pessoas Física ou Jurídica e a mensagem deve “conversar bem” com esses dois públicos.
Mensagem de Ausência: é uma variação da de Saudação. Você pode dizer quando estará online novamente, se a pessoa pode já deixar mais mensagens explicando seu interesse, etc…
Atalhos para Mensagem: são mensagens pré-criadas que podem ser facilmente usadas com o auxílio de atalhos. A grande dica aqui é pensar nas principais perguntas que são feitas pelo WhatsApp como: Qual o valor….? Como faço para chegar….? Vocês aceitam crianças? Vocês aceitam pets? Quais formas de pagamento são aceitas? Quais as regras de cancelamento?
Prepare respostas para cada dessa perguntas considerando, mais uma vez, que seus textos devem “conversar bem” com seus mais diversos públicos.
Dados da Publicação