Deveres e qualidades principais de um gerente de Hotel
O gerente tem papel fundamental no bom andamento de um Hotel ou Pousada. Ele orienta e supervisiona o trabalho da equipe, dando suporte à todas as áreas. É uma função de gestão e, muitas vezes, é exercida pelo próprio dono do estabelecimento. Independentemente de ser exercida pelo proprietário ou por funcionário contratado, é importante ter conhecimento dos requisitos e atribuições desse cargo.
- Características desejadas em um Gerente hoteleiro
- Responsabilidades do Gerente de Hotel
- Funções do Gerente de Hotel
- Habilidades esperadas em um Gerente
- Salário médio do Gerente
- Conclusão
Características desejadas em um gerente hoteleiro
Experiência em gestão hoteleira
Por lidar com toda a gestão de Hotéis e Pousadas, é importante que o gerente já tenha vivência nessa área, com formação superior ou pleno domínio de todos os processos administrativos, financeiros e gestão de pessoas. É de sua responsabilidade saber informações sobre salários dos profissionais contratados, técnicas de precificação, distribuição de verbas entre os departamentos, dentre outras atribuições, por isso é importante que o gerente esteja sempre atualizado sobre as melhores práticas de gestão hoteleira.
Conhecimentos em informática e tecnologia em geral
A tecnologia vem avançando e sendo cada vez mais usada na hotelaria, por isso, um gerente precisa ter conhecimentos de informática e de softwares hoteleiros (programa de check-in, programa de check-out e sistema de gestão hoteleira, que é o mais completo e muitos conhecem por PMS ou ERP para Hotéis). E como novidades sempre aparecem nessa área, o gerente precisa estar sempre atualizado, indicando melhorias quando julgar que os sistemas e equipamentos utilizados estão ficando obsoletos.
Boa comunicação
O gerente de Hotel ou Pousada precisa se comunicar corretamente e de forma clara com as pessoas com quem ele lida diariamente. A comunicação precisa ser gramaticalmente correta, com bom tom e velocidade de voz para que seja bem entendido por seu interlocutor, pois muitas vezes precisará se comunicar com estrangeiros que não dominam muito bem nossa língua. Por esse motivo, é desejável que o gerente domine outros idiomas, como o inglês e o espanhol para melhor comunicação com os estrangeiros.
Habilidade em atendimento ao público
O gerente lidará diariamente com os hóspedes, por isso é importante ter uma boa habilidade no atendimento ao público. Receber os hóspedes sempre de forma gentil, ter empatia quando eles se queixam de alguma coisa, atender sempre de forma eficiente e ter jogo de cintura para solicitações “fora do padrão” são algumas das características desejáveis.
Capacidade de trabalhar em equipe
Um gerente supervisiona equipes, por isso, deve ter espírito de liderança e capacidade de trabalhar em grupo e treinar sua equipe. Ele é o responsável pela interligação entre os departamentos, fazendo com que tudo funcione perfeitamente. Ter uma boa relação com a equipe fazendo elogios e críticas construtivas, quando necessário, também é importante para o bom andamento do trabalho. Lembre-se que um gerente que respeita sua equipe, será por eles respeitado.
Habilidade na solução de conflitos
O gerente deve ter habilidade no gerenciamento de conflitos, tanto com hóspedes, como com funcionários e prestadores de serviço. Deve saber manter a calma, ouvir os envolvidos e propor soluções satisfatórias tanto para a pessoa que se queixa, quanto para a imagem do Hotel ou Pousada.
Responsabilidades do gerente de Hotel
É responsabilidade do gerente de Hotéis e Pousadas:
- Administrar as finanças do estabelecimento;
- Determinar a política de tarifas, estudando a melhor precificação para cada época do ano;
- Cuidar do quadro de funcionários, contratando, treinando e demitindo quando necessário;
- Gerenciar os departamentos verificando o cumprimento de suas obrigações;
- Contratar e supervisionar os fornecedores e entrega de materiais;
- Supervisionar a área gastronômica do hotel, quando houver, zelando pelo padrão de qualidade e higiene;
- Coordenar e supervisionar os serviços oferecidos aos clientes, desde a recepção até as acomodações, alimentação, lazer, passeios, etc.;
- Pensar nas estratégias de marketing e de captação de clientes, contratando empresas especializadas na área;
- Fazer divulgação do estabelecimento e manter contato com agências de turismo;
- Coordenar a preparação do Hotel ou Pousada para eventos, feiras, convenções e congressos;
- Verificar o índice de satisfação dos hóspedes;
- Demonstrar aos proprietários as necessidades de aumento de investimento em pessoal, reformas, publicidade, troca de enxovais, etc.
Funções do gerente de Hotel
São funções básicas de um gerente de Hotel:
- Planejamento geral das atividades rotineiras e sua execução;
- Gestão dos funcionários;
- Controle e planejamento financeiro;
- Avaliação de resultados;
Para que o gerente tenha condições de executar suas funções com eficiência, é preciso que ele tenha condição de ter uma visão geral do negócio. Para ajudá-lo com essa responsabilidade, um programa de gestão hoteleira (PMS) é essencial, pois permite a visão geral da situação do Hotel ou Pousada a cada minuto, o que agiliza a tomada de decisões e melhora o fluxo de trabalho.
O “FastHotel” facilita as atividades de:
Além disso, proporciona uma visão ampla de atualizada ao gerente que terá mais condições de verificar se o planejamento estratégico está apresentando o retorno necessário, se a operação tem transcorrido sem problemas e onde exatamente atuar para conseguir melhorias.
Habilidades esperadas em um Gerente
Sendo o gerente de Hotel um profissional multitarefas, com um grande número de responsabilidades e funções, espera-se que ele tenha determinadas habilidade para conseguir dar um bom andamento ao seu trabalho.
Ele deve ter habilidade conceitual, pois precisará verificar e interpretar dados constantemente e, com base neles, determinar as ações necessárias
Deve ter habilidade interpessoal, pois estará interagindo com hóspedes e funcionários de todos os tipos: do mais novo ao mais velho, do mais flexível ao mais rígido, devendo saber sempre como atendê-los da melhor forma.
É desejável também habilidade administrativa conseguindo identificar e solucionar as demandas do dia a dia do Hotel.
Por fim, tendo em vista que o gerente cuida da gestão do Hotel como um todo, ele também deve ter habilidade técnica para identificar e buscar soluções pra eventuais problemas operacionais do negócio.
Salário médio do Gerente
O salário de um gerente hoteleiro depende de vários fatores: tamanho do estabelecimento, localização, formação e experiência do candidato.
Segundo pesquisas de mercado, o salário desse profissional começa em R$ 4.500,00 e pode chegar a cerca de R$ 14.000,00
Conclusão
Por todo exposto, o Gerente Hoteleiro é um profissional de suma importância e com muitas responsabilidades, por isso a importância de se contratar o profissional certo ou, se você for o proprietário e exercer essa função, se capacitar para garantir o sucesso de seu negócio.
Um bom Gerente é o melhor caminho para garantir máxima eficiência na operação, reduzindo os custos e aumentando a satisfação dos clientes.
A competência do Gerente é garantia de lucros maiores. Este profissional é um investimento que realmente vale a pena.
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