Como melhorar a produtividade em hotéis? Um guia completo!

Saber como melhorar a produtividade em hotéis é essencial para garantir operações mais eficientes, reduzir custos e entregar uma experiência de qualidade aos hóspedes. Com processos otimizados e automatizados, as equipes atendem mais demandas em menos tempo, diminuem erros e a necessidade de retrabalho.

Essa dinâmica impacta diretamente a satisfação do cliente, a reputação da marca e a rentabilidade do negócio. Além disso, um hotel produtivo se adapta mais rapidamente às oscilações da demanda, aproveita melhor seus recursos e mantém a competitividade.

Os hotéis e pousadas que conseguem resultados excelentes são organizados e disciplinados na execução de suas atividades, e essas duas características geram produtividade.

Porém, não quer dizer que a obsessão por produzir mais deve ser o foco do trabalho. Esse conceito não é o objetivo, mas, sim, um meio pelo qual se atinge o propósito principal, que é fechar mais vendas e oferecer aos hóspedes estadias confortáveis e práticas.

Então, como melhorar a produtividade em hotéis para atingir o objetivo principal do negócio?

Siga a leitura deste artigo e confira como a automação de processos na hotelaria ajuda os profissionais a fazer mais em menos tempo, a importância do treinamento de equipe para maior produtividade e quais são as melhores práticas de gestão operacional em hotéis.

A importância da automação de processos na hotelaria

A importância da automação de processos na hotelaria está diretamente relacionada ao aumento da eficiência operacional do negócio, à redução de erros humanos e à agilidade na execução de tarefas repetitivas, como reservas, check-in, controle de estoque e emissão de relatórios.

Com processos automatizados, os hoteleiros e seus funcionários ganham tempo, melhoram a experiência do hóspede e tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados precisos e realistas.

Como dito, produtividade significa fazer as atividades em menos tempo. E quando uma pessoa acaba os afazeres antes do esperado, tem mais horas livres no dia.

Você, que é proprietário, pode usar esse tempo para sua vida pessoal ou para seu negócio. Como aproveitar as horas disponíveis? Uma ótima maneira é investir no objetivo final, que é obter mais lucro.

Contudo, lembre-se de que o ganho de produtividade favorece também outras esferas do seu negócio: os recepcionistas terão mais tempo, o gerente, o financeiro, e assim por diante. Veja estes exemplos:

  • em um processo de venda automatizada, pelo Booking ou pelo Motor de Reservas, por exemplo, não há atendimento ao cliente e o comprovante vai para o cliente sem a necessidade de intervenção manual, o que significa uma tarefa a menos para o seu time;
  • ao lançar um item na conta do cliente via sistema de gestão hoteleira, a baixa de estoque é automática;
  • quando há a necessidade de informações gerenciais para uma tomada de decisão baseada em números e não em achismos, os dados estão disponíveis em poucos cliques.

O impacto do treinamento de equipe para maior produtividade

Oferecer treinamento de equipe para maior produtividade é uma estratégia que ajuda a padronizar processos, reduzir falhas operacionais, evitar retrabalho, aumentar a eficiência nas tarefas diárias e melhorar a qualidade do atendimento aos hóspedes.

Além disso, promove o desenvolvimento profissional dos colaboradores, o que reflete em mais motivação, engajamento e retenção de talentos no negócio.

Colaboradores bem treinados também executam as tarefas com mais agilidade, precisão e autonomia. O treinamento contínuo promove o alinhamento entre setores, incentiva boas práticas operacionais, ajuda a aumentar o faturamento e a reduzir custos.

Também tenha em mente que profissionais produtivos ajudam a alcançar o objetivo principal do negócio, que inclui fechar mais reservas e entregar experiências cada vez melhores aos hóspedes. Afinal, com mais tempo livre, conseguem se dedicar a tarefas que ajudam o empreendimento a crescer, por exemplo:

  • conhecer os concorrentes, seus pontos fortes e fracos e acompanhar as tarifas que praticam;
  • organizar os melhores argumentos de venda nas mídias digitais do negócio;
  • melhorar as fotos da propriedade e atualizá-las no site, OTAs, WhatsApp Business e ferramentas como o Google Hotel Ads;
  • revisar e criar novas páginas para site com fotos atualizadas e argumentos de venda;
  • dedicar mais tempo aos potenciais clientes que não conseguem comprar via motor de reservas;
  • responder dúvidas e reclamações;
  • enviar aos clientes fidelizados as promoções de última hora.

Dica de leitura: Redução de custos: confira como economizar na gestão do hotel

Como melhorar a produtividade em hotéis? Melhores práticas de gestão

Se você quer saber como melhorar a produtividade em hotéis, considere adotar as seguintes práticas de gestão empresarial para hotelaria:

  • automatize processos operacionais, como reservas, check-in, controle de estoque e faturamento;
  • utilize um sistema de gestão hoteleira para centralizar dados e agilizar a rotina dos funcionários e clientes;
  • ofereça treinamentos regulares para a equipe, com foco em eficiência, atendimento e uso de tecnologias;
  • defina processos padronizados para todas as áreas;
  • monitore os indicadores de desempenho (KPIs), como taxa de ocupação, índice de satisfação do hóspede e custo de reserva, para tomar decisões baseadas em dados reais;
  • garanta uma comunicação interna eficiente, com canais claros e funcionais de comunicação entre os setores;
  • invista em manutenção preventiva para evitar paradas e interrupções operacionais;
  • otimize a escala de trabalho a partir da análise de picos de demanda e distribuição equilibrada de tarefas entre os profissionais, para evitar sobrecarga de trabalho;
  • use o feedback dos hóspedes e equipes como base para melhorar os processos.

Leia também: Reclamação de hóspedes: soluções para melhorar a experiência

Como ser mais produtivo no atendimento aos hóspedes?

Agora que você sabe como melhorar a produtividade em hotéis, lembre-se: todo atendimento ao cliente precisa ser rápido. Quando o futuro hóspede solicita uma reserva, por exemplo, esse processo precisa ser ágil. Ao fazer um pedido para a cozinha ou na hora do check-in também.

Com o Motor de Reserva da FastHotel, o cliente reserva hospedagem em segundos e paga com cartão de crédito ou Fast PIX.

Na recepção, os recepcionistas também criam reservas e modificam datas com extrema rapidez e sem erros de disponibilidade ou cálculo de tarifa. Além disso, o check-in (principalmente, com o Check-in Online) e check-out são quase instantâneos.

No atendimento do restaurante ou bar, a Comanda Eletrônica no celular do atendente captura os pedidos com rapidez e os envia imediatamente para as áreas de preparo. E você ainda pode oferecer a conveniência do Cardápio Digital.

Não se esqueça: hóspede bem atendido é hóspede feliz!

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