Como aumentar a receita com frigobar de hotel? 5 estratégias!
Descobrir como aumentar a receita com frigobar de hotel é uma estratégia inteligente que ajuda a maximizar os lucros por meio da oferta dos produtos certos, de modo acessível, e que despertam o interesse de compra ao atender às necessidades e expectativas dos clientes.
No mercado brasileiro, o frigobar é muito valorizado pelos hóspedes, tanto que, quando não encontram à disposição os itens que esperam, como água e refrigerantes, reclamam e dão notas baixas nas avaliações dos hotéis e pousadas.
As principais reclamações, geralmente, são relacionadas à pouca variedade de produtos, preço alto, cobranças indevidas e falta de comodidade, pois os clientes precisam ir até o bar do hotel ou interfonar para a recepção para solicitar o que desejam consumir.
Para evitar transtornos como esses, oferecer esse serviço no Brasil é, praticamente, uma regra, enquanto, em países da Europa e Estados Unidos, apenas os hotéis com tarifas mais altas ou distantes de áreas de comércio oferecem produtos no quarto.
Siga a leitura e aprenda, em detalhes, como aumentar a receita com frigobar de hotel, quais produtos vendem mais e estratégias para reduzir perdas.
Oferecer ou não produtos no frigobar?
Como comentado, no Brasil os hóspedes esperam um frigobar com produtos no quarto. Embora as novas gerações já não se preocupem tanto com essa oferta, no geral, ainda há essa preferência.
Apesar de o frigobar não parecer um diferencial, a verdade é que pode representar mais de 5% do faturamento total de hotéis e pousadas, principalmente quando a escolha dos produtos está bem alinhada aos desejos do público-alvo.
Manter um frigobar ativo é fundamental, mesmo quando o hotel oferece serviço de quarto. Porém, para estabelecimentos que não têm setor de alimentação ou cozinha, a oferta tem ainda mais relevância.
Há dois modelos principais de trabalho: manter os produtos no quarto ou oferecer os itens na recepção.
Em ambos os casos, você pode contar com sistemas, como o FastHotel, para facilitar a gestão, aprimorar o controle da conta do hóspede, do consumo de frigobar e do estoque. Softwares assim resolvem uma das principais reclamações dos hoteleiros, que é a dificuldade de gerenciar os itens e reduzir as perdas.
Porém, qual dos dois modelos é melhor? Entenda cada um e avalie.
Manter os produtos no frigobar
É a forma mais comum de oferecer produtos de frigobar e exige um bom trabalho de administração. Nesse modelo, as camareiras precisam conferir diariamente os produtos, repor quais foram consumidos e fazer o devido registro das entradas e saídas no sistema.
Outro grande desafio para esse modelo é oferecer uma gama de produtos interessantes aos hóspedes e garantir que, em algum momento, algum item pareça essencial, como garrafas de água disponíveis para consumo a qualquer hora do dia ou da noite.
Ampliar a variedade de itens no frigobar pode ser vantajoso, mas também aumenta o risco de perdas por validade expirada. Logo, um bom controle de estoque ajuda a equilibrar essa equação e evitar desperdício.
Ainda assim, para quem deseja entender como aumentar a receita com frigobar de hotel, deixar os produtos no quarto é uma boa estratégia, já que a facilidade de acesso induz o hóspede ao consumo.
Manter os produtos na recepção
Neste modelo, é o hóspede que decide quais itens gostaria de ter à disposição no quarto, realiza a compra na recepção e abastece o próprio frigobar.
É uma escolha vantajosa, em termos de produtividade, para as camareiras, que não precisam conferir nem trocar as mercadorias diariamente, o que elimina os erros na hora da cobrança da conta no check-out. Além disso, como o estoque fica centralizado, é mais fácil administrá-lo.
Todavia, em alguns casos, pode gerar uma percepção de falta de hospitalidade e cuidado, principalmente em hotéis e pousadas de luxo ou boutique com posicionamento apoiado na qualidade da prestação de serviço e na hospitalidade.
Como aumentar a receita com frigobar do hotel é o que está em foco, talvez essa estratégia não traga tanto retorno, já que, nesse caso, a tendência é que o hóspede compre apenas o que é estritamente necessário.
Caso opte por esse caminho, o ideal é deixar essa dinâmica de aquisição clara no momento da contratação ou, no máximo, durante o check-in.
Na sua comunicação, inclua as regras de uso do frigobar, como:
- “Você pode adquirir produtos de tais tipos na recepção e levá-los para o frigobar”;
- “É permitido trazer produtos de fora”;
- “Cobra-se (ou não) pelo empréstimo de itens da cozinha, como pratos, talheres e taças”.
Terceirização: um novo caminho
Quem não quer ter trabalho com o sistema de frigobar ainda pode optar pela terceirização do serviço.
Já existem empresas especializadas nesse tipo de gestão, com o repasse de uma porcentagem menor dos lucros para o hotel. Entretanto, a receita é menor.
Ainda assim, é um bom modelo para empreendimentos grandes, nos quais os gestores têm dificuldade de inserir o serviço na rotina do negócio, mas têm o intuito de oferecer o frigobar como uma comodidade ao hóspede.
Quais produtos que mais vendem no frigobar de um hotel?
Os produtos que mais vendem no frigobar de um hotel são, geralmente, aqueles que oferecem satisfação imediata, praticidade, conveniência e que, por esses motivos, melhoram a experiência dos hóspedes.
Confira os principais itens:
- água mineral;
- sucos;
- água de coco;
- bebidas alcoólicas (cervejas, vinhos);
- snacks (batatas fritas, amendoins, castanhas e salgadinhos);
- chocolates;
- biscoitos;
- barras de cereais.
Dica de leitura: “O que é gastronomia sustentável em hotéis e como implementar?”
Como definir os preços do frigobar?
Antes de saber como aumentar a receita com frigobar de hotel, é fundamental descobrir como precificar os produtos corretamente.
Assim, o passo a passo que mostra como definir os preços do frigobar inclui:
- Analisar o mercado: pesquise os preços de concorrentes diretos e os custos médios de mercado para os itens que deseja oferecer;
- Considerar o perfil do hóspede: ajuste os valores conforme o grupo de clientes que seu negócio atende, como turistas, viajantes corporativos ou clientes de luxo;
- Calcular o custo de aquisição: some todos os gastos de compra e reposição dos produtos, inclusive taxas e logística, para definir as margens de lucro;
- Aplicar a precificação dinâmica: considere fatores como a alta e baixa temporada e a ocupação do hotel;
- Incluir um valor agregado: se for possível, ofereça produtos premium e diferenciados, que justifiquem um preço mais alto, sem afetar a competitividade; ou produtos locais dos quais os hóspedes não possuem referência de preço;
- Garantir transparência: deixe visíveis os preços dos itens, seja na carta do frigobar ou por meio de sinalizações no próprio produto, para evitar surpresas desagradáveis para o hóspede no check-out e aumentar a confiança.
A partir desse fluxo, você equilibra lucratividade e satisfação dos hóspedes, pois consegue definir preços justos e competitivos para os itens do frigobar do seu hotel.
Como aumentar a receita com frigobar de hotel?
Se você quer saber como aumentar a receita com frigobar de hotel, o ideal é colocar em prática as 5 estratégias a seguir:
- Diversificar os produtos: ofereça uma variedade de itens que atendam a diferentes gostos, como opções saudáveis, bebidas alcoólicas e snacks gourmet;
- Personalizar a oferta: inclua mercadorias locais e exclusivas, que atraiam os hóspedes que buscam experiências únicas;
- Utilizar pacotes promocionais: crie programas de descontos para quem optar por consumir mais de um item do frigobar durante a estadia;
- Incluir produtos premium: disponibilize itens de maior valor agregado, como vinhos finos ou kits de bebidas alcoólicas sofisticadas;
- Explorar a tecnologia: use sistemas automatizados para controle de estoque e monitoramento de consumo, e soluções que permitam compras online diretamente pelo celular do hóspede.
Quais as melhores estratégias para reduzir perdas com frigobar?
Estas são as melhores estratégias para reduzir perdas com frigobar:
- implementar controle de estoque rigoroso: faça contagens regulares e mantenha registros precisos de reposições e retiradas de produtos;
- usar sistemas de monitoramento inteligente: instale sensores no frigobar para detectar consumo e evitar erros de cobrança ou produtos danificados;
- treinar a equipe de atendimento: capacite os funcionários para informar os hóspedes corretamente sobre os itens do frigobar e garantir o uso de forma adequada para evitar perdas;
- revisar regularmente os preços: ajuste os valores conforme a demanda e o tipo de produto, para evitar prejuízos com itens que têm fluxo de consumo menor;
- reforçar a comunicação com os hóspedes: informe-os, no momento do check-in, sobre as políticas do frigobar, para evitar mal-entendidos e minimizar o desperdício de produtos.
E uma estratégia extra: conte com o FastHotel para otimizar a gestão de alimentos e bebidas que disponibiliza no frigobar do seu hotel.
Com o cardápio digital, você disponibiliza uma solução extremamente conveniente para os hóspedes possibilitando que conheçam a oferta de produtos, alimentos e bebidas e solicitem os de seu interesse diretamente pelo celular.
Com o módulo estoque, você e seu time têm muito mais segurança no registro de todas as movimentações de estoque, atualização automática a partir do pedido de compras e consumo dos hóspedes e mais produtividade com alerta de produtos abaixo do mínimo.
Experimente grátis, o FastHotel conheça essa e outras soluções e transforme a maneira como gerencia o seu negócio!
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