Como reduzir custos em seu Hotel, Pousada ou Hostel

Não é fácil administrar um negócio no setor hoteleiro. São horas dedicadas à gestão de pessoas, em tarefas para garantir a satisfação dos hóspedes e na operacionalização de todo o funcionamento de um Hotel. Com tantas preocupações, muitas vezes uma parte importante do negócio acaba ficando de lado: a gestão dos custos.

Não existe receita de bolo. Cada negócio tem potenciais de economia diferentes e é preciso ficar atento a cada detalhe para equilibrar os custos. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda!

Identifique e classifique suas despesas

A atividade é fundamental para entender quais os tipos de despesa que mais consomem sua receita e reduzem o seu lucro. De nada adianta ter uma boa ocupação, com uma receita que proporcione uma margem saudável, se o trabalho de gestão dos gastos não é feito de forma adequada.

Empreendimentos de sucesso, normalmente, são aqueles que conseguem gerenciar adequadamente as despesas, garantindo um ganho maior do que os gastos.

Como todo empreendedor sabe (ou deveria saber) identificar suas principais despesas é o primeiro passo para reduzir custos. E esse é um momento em que a redução de custos supérfluos é bem importante. Saber avaliar o que realmente é importante ou não é um dos segredos para não se cometer erros. Identificar toda saída de dinheiro (contratações de serviços, compras, caixinha), categorizar seu tipo de despesa e consolidar esses valores, permitirá que você comece a identificar seus padrões de gastos, as variações de um mês para outro e, principalmente, as oportunidades de redução de custos no seu hotel ou pousada.

Principais classes de custo

Você pode organizar as classes de custos em algo similar a:

  • Custos de Vendas
    • Comissões de agências de viagens e operadoras
    • Custos com descontos, promoções e fidelização
    • Despesas de Marketing (materiais promocionais, site, redes sociais, anúncios)
    • Custos com meios de pagamento (taxas de cartão de crédito, custos/taxas com outros meios, custos de cobranças)
    • Custo com sistemas de distribuição e com gestores de canais
    • Produtos de higiene pessoal
  • Custo dos Produtos Vendidos
    • Alimentação e Bebidas (carnes, legumes, grãos)
    • Produtos de higiene pessoal
    • Roupas de cama e banho
    • Produtos de produção local
    • Lembranças como canecas, bonés, camisetas… os famosos souvenirs
  • Despesas com Pessoal
    • Salários e encargos sociais (recepção, cozinha, governança, manutenção)
    • Benefícios sociais (vale-transporte, plano de saúde)
    • Treinamento (cursos, palestras)
  • Despesas Operacionais
    • Energia elétrica e gás
    • Água e esgoto
    • Internet (para os hóspedes)
    • Lavanderia
    • Material de limpeza
    • Manutenção e reparos
  • Despesas Administrativas
    • Salários da administração
    • Material de escritório
    • Aluguel
  • Depreciação e Amortização
    • Depreciação de móveis e equipamentos
    • Amortização de softwares

Como reduzir despesas com o Pessoal

  • tenha um bom Sistema de Gestão Hoteleira: um sistema simples e intuitivo e processos descomplicados exigem menos especialização e reduzem os requisitos da contratação;
  • para atividades de grande responsabilidade que envolvem atendimento a clientes e processos financeiros, como a gerência e recepção, contrate os melhores profissionais disponíveis;
  • para as demais atividades, contrate profissionais honestos e dedicados;
  • invista em treinamento para que seus funcionários executem as tarifas com perfeição (garanta satisfação dos hóspedes “de primeira”, os primeiros contatos do hóspede com a pousada são os mais relevantes para a formação da opinião deles); e
  • avalie sempre a eficácia dos funcionários, ou seja, custo (salário) por tarefa bem executada.

Como reduzir despesas com Operacionais

Estas são as despesas necessárias para o Hotel ou Pousada conseguir operar. Em teoria, elas devem aumentar e diminuir de acordo com o número de hóspedes num certo período.

Como reduzir os gastos com Lavanderia:

  • avaliar qual das opções é a melhor: lavanderia própria ou lavanderia terceirizada?;
  • se terceirizar:
    • nunca ficar dependente de uma única lavanderia, use duas lavanderias concorrentes e divida os itens entre elas mantendo um percentual maior para a melhor;
    • faça contratos longos os suficientes para obter descontos;
    • nunca renove os contratos sem uma nova cotação no mercado; e
    • não substitua as duas lavanderias ao mesmo tempo.

Como reduzir os gastos com a Água

  • identifique as principais fontes de consumo e invista em itens que gerem economia (como aeradores de torneiras);
  • promova um treinamento básico (20 min) deixando claro que economia de água é um item importante para a gestão e mostre as principais fontes de consumo, as ações já tomadas pela gerência e as ações que são esperadas dos funcionários (lembrando que um comportamento disciplinado do funcionário poderá gerar benefícios para a vida pessoal dele e para o planeta);
  • avaliar se seu terreno permite poço artesiano.

Como reduzir os gastos com Energia

  • identifique as principais fontes de consumo e invista em itens que gerem economia (como cartões de controle de presença nos quartos, ar condicionados econômicos);
  • promova um treinamento básico (20 min) deixando claro que economia de energia é um item importante para a gestão e mostre as principais fontes de consumo, as ações já tomadas pela gerência e as ações que são esperadas dos funcionários (lembrando que um comportamento disciplinado do funcionário poderá gerar benefícios para a vida pessoal dele e para o planeta);
  • avalie o uso de calefação para aquecimento dos quartos;
  • avalie o uso de gás e energia solar para aquecimento de água; e
  • avalie a possibilidade de compra de energia no mercado aberto (mas uma vez, a formação de um pool pode ser uma boa estratégia).

Como reduzir os gastos com o Gás

  • identifique as principais fontes de consumo e invista em itens que gerem economia (como cartões de controle de presença nos quartos, ar condicionados econômicos);
  • promova um treinamento básico (20 min) deixando claro que economia de gás é um item importante para a gestão e mostre as principais fontes de consumo, as ações já tomadas pela gerência e as ações que são esperadas dos funcionários (lembrando que um comportamento disciplinado do funcionário poderá gerar benefícios para a vida pessoal dele e para o planeta);
  • compare as diferentes alternativas de prestadores de serviço disponíveis no mercado.

Como reduzir os gastos com compras e produtos estocáveis

Neste grupo, em geral encontram-se os:

  • Produtos vendidos, principalmente Alimentos e Bebidas
  • Café da Manhã
  • Materiais de limpeza
  • Materiais de manutenção

Não é uma tarefa fácil mas, afinal, como controlar melhor as compras? A estratégia inclui estabelecer os objetivos, monitorar os produtos e a necessidade de compra, listar os fornecedores, negociar com eles, gerir o estoque e analisar as vendas. E para fazer tudo isso bem feito, você vai precisar de um sistema de gestão de hotel se não quiser perder tempo e dinheiro.

Plataformas como o FastHotel permitem ao hoteleiro registrar todos os detalhes das compras como fornecedor, preço, data de entrega e forma de pagamento. Com isso, todos as informações estarão em um só lugar, ao alcance de um clique, melhorando a produtividade por meio de um gerenciamento mais eficaz.

Uma forma completa de controlar os gastos que permite ao hoteleiro avaliar o cenário sem grande esforço e tomar decisões mais assertivas para o controle dos gastos.

Tudo isso ligado diretamente ao contas a pagar que também precisa de controle próximo e organizado. Cada parcela gerada já passa a constar automaticamente no registro de valores que sairão do caixa dentro de determinado período – permitindo um acompanhamento adequado.

O que comprar e quando compras

Outro benefício dos sistemas hoteleiros é a possibilidade de controlar o estoque dos produtos:

  • Quando um produto é comprado, o estoque dele aumenta automaticamente.
  • Quando um produto é vendido, o estoque dele abaixa automaticamente.
  • Quando uma venda é estornada, a quantidade estornada volta automaticamente para o estoque.
  • Quando um produto de consumo próprio (como ingredientes da cozinha e produtos de limpeza) é utilizado, deve-se apontar essa utilização para reduzir seu estoque.

E se houver a necessidade de controlar tudo isso em vários depósitos, sem problemas.

E sabe por que este controle é fundamental? Porque com ele, é possível que o FastHotel determine o momento correto de compra de cada um dos produtos estocáveis. Para isso, basta cadastrar a quantidade mínima ideal de cada produto. Pronto. E você e sua equipe de compras receberá um alerta na tela avisando que há uma necessidade de reposição de estoque.

Para conhecer melhor, leia A importância do controle de estoque na Hotelaria

Finalmente, seguem dicas adicionais:

  • promova um treinamento básico (20 min) deixando claro que evitar desperdícios é um item importante para a gestão, mostre as principais fontes de consumo, as ações já tomadas pela gerência e as ações que são esperadas dos funcionários (lembrando que um comportamento disciplinado do funcionário poderá gerar benefícios para a vida pessoal dele e para o planeta). Uma dica é o treinamento de como cuidar do enxoval.
  • avalie se os itens usados são os que oferecem o melhor rendimento por unidade (ex: quantidades banheiros limpos por litro de diferentes marcas de desinfetante);
  • avalie se terceirizar o estacionamento pode ser benéfico;
  • defina o melhor modelo de operação dos frigobares;
  • nunca decida a compra de um item apenas pelo preço das diferentes marcas (sempre considere o custo por tarefa bem executada, ou seja, se for comparar desinfetantes quantos reais se gasta para limpar todos os banheiros da pousada com cada uma das marcas);
  • faça compras mais consolidadas para aumentar a escala e obter descontos; e
  • fidelize-se a um único fornecedor e aumentar os descontos por ganho de escala. Ou negocie descontos ainda maiores ao se aliar a outro(s) Hotel(éis) ou Pousada(s) – assim, vocês teriam um diferencial de custo frente aos demais competidores.
  • O FastHotel pode me ajudar neste desafio?

    É claro. O Sistema de Gestão Hoteleira FastHotel foi desenvolvido por Hoteleiros como você, por isso possuiu as funcionalidades ideais para uma gestão de custos fácil e dinâmica.

    O módulo Finanças e Inteligência de Negócio possibilita:

    • registrar todas as compras e despesas;
    • classificá-las por tipo (ou classes) de custo;
    • ter uma visão completa e organizada dos custos do mês; e
    • administrar o contas a pagar por data de vencimento.

    O módulo Compras e Estoque permite:

    • registrar os consumos próprios (dos produtos de uso interno);
    • registrar os consumos dos produtos vendidos;
    • acompanhar o saldo do estoque por produto; e
    • identificar perdas de estoque.

    Conclusão

    Com cuidado e acompanhamento próximo, é possível obter bons resultados financeiros.
    O FastHotel disponibiliza um série de relatórios que, se analisados com disciplina, facilitarão em muito o trabalho de redução de custos.

    Solicite uma demonstração do FastHotel e melhore a gestão de custos do seu Hotel, Pousada ou Hostel.

    Dica Adicional: ter contrato com uma empresa aceleradora de resultados digitais como a FastHotel – Acelere seus Resultados pode auxiliar no aumento do faturamento que, juntamente com uma boa gestão de custos, melhorarão os lucros do empreendimento.

    Bônus

    Em 03/03/2020, foi publicado um vídeo sobre esse assunto! Clique aqui e assista no Youtube.

    Programa de Hotel, Programa para Pousada
    Tudo começa por um bom controle e um bom processo!