Aluguel por temporada: vale a pena investir na modalidade?

O mercado de hospedagem no Brasil tem passado por transformações significativas nos últimos anos, e o aluguel por temporada emergiu como um dos protagonistas dessa mudança.

O grande responsável pela popularização dessa modalidade é, sem sombra de dúvidas, o Airbnb. Para você ter ideia, a plataforma de locação de imóveis fechou 2024 com mais de 8 milhões de anúncios em todo o mundo — cerca de 200 mil apenas no país.

E o cenário é promissor: segundo dados publicados pelo portal Brasilturis, a previsão é de que o setor cresça cerca de 11% ao ano até 2030.

Portanto, se você deseja disponibilizar um imóvel para locação por curtos períodos ou oferecer esse tipo de serviço no seu estabelecimento, continue a leitura. Aqui, você confere como funciona o aluguel por temporada, quais as vantagens da modalidade e como se planejar estrategicamente para faturar mais na alta ou na baixa temporada.

Acompanhe!

O que é aluguel de temporada?

Aluguel por temporada é um modelo de hospedagem que opera por meio da locação de imóveis por períodos curtos — geralmente, de dias a poucos meses. Ou seja, na média, não são tão curtos quanto hospedagens do setor de turismo, nem tão longos quanto alugueis tradicionais.

Essa modalidade atrai, de um lado, viajantes que buscam flexibilidade, conforto e experiências personalizadas, aspectos que muitas vezes não são plenamente oferecidos pelos modelos tradicionais de hospedagem.

E, de outro lado, para um perfil de cliente que busca residência fixa por um tempo curto, o aluguel por temporada é uma alternativa prática e rentável, especialmente para períodos de projetos, alocações temporárias ou sazonalidade, já que não depende de contratos longos como a locação tradicional.

Em outras palavras, esse modelo de negócio elimina boa parte da burocracia presente no aluguel convencional, como fiadores e longos trâmites contratuais, além de possibilitar mais controle sobre preços e tarifas — o que permite ajustes conforme a demanda.

Para proprietários de imóveis de aluguel e gestores do setor hoteleiro, esse tipo de serviço representa uma oportunidade de diversificar a oferta e alcançar diferentes públicos. 

Ou seja, para quem administra imóveis e empreendimentos no setor de hospedagem, entender como funciona o aluguel por temporada é uma estratégia competitiva para atender às expectativas de um público em transformação e ampliar as oportunidades de receita.

Você, hoteleiro e gerente de hotel, deve ter percebido que o setor cresce, em partes, baseado em uma demanda não plenamente atendida pelos modelos tradicionais de hospedagem. Esta é uma oportunidade relevante que é discutida no artigo Combata o AirBnB e tenha mais hóspedes.

Como funciona o aluguel de temporada?

Conforme a Lei do Inquilinato (lei 8.245/91), o aluguel de temporada deve ser de, no máximo, 90 dias. Logo, em teoria, qualquer locação por tempo inferior a esse período pode ser considerada como tal. Ou seja, você pode disponibilizar seu imóvel, nessa modalidade, por 1 semana ou por 3 meses.

Atualmente, com o suporte de OTAs (Online Travel Agencies), alugar uma casa ou apartamento por temporada tornou-se uma tarefa mais ágil e simplificada para hoteleiros, pousadeiros e proprietários de imóveis.

Ao anunciar sua oferta nessas plataformas, você define as datas disponíveis, os valores de diárias — ou o preço total pelo período desejado (muito comum em feriados prolongados ou época de férias) — e as regras para uso da propriedade.

Com um sistema de gestão hoteleira, por exemplo, você ganha praticidade e eficiência para gerenciar reservas e cancelamentos, check-in e check-out e a comunicação com o hóspede. A vantagem de usar esse tipo de ferramenta é que você elimina intermediários e pode aumentar seu faturamento com as reservas diretas.

Quais as vantagens do aluguel por temporada?

Agora que você sabe o que é aluguel por temporada, confira os benefícios da modalidade para administradores de imóveis para locação.

1. Atração de novos públicos

A modalidade atrai grupos de familiares, amigos e viajantes que buscam alternativas ao modelo hoteleiro convencional, o que permite a diversificação do negócio.

2. Flexibilidade operacional

O proprietário pode ajustar a duração das estadias e a precificação conforme a sazonalidade, a fim de maximizar a ocupação em períodos de alta temporada e gerar renda mesmo em momentos de baixa demanda.

3. Maior receita

No caso dos alugueis por temporada, a receita por reserva sobe consideravelmente. Isso porque, embora o valor das diárias seja mais baixo que as da hotelaria convencional, o número de diárias de cada reserva tende a ser muito maior.

Logicamente, os valores de temporada são ajustáveis ao longo do ano, de acordo com a demanda. Na alta temporada, a procura por hospedagens dispara. Essa é a oportunidade ideal para ajustar os preços e aumentar a margem de lucro na época de férias escolares, feriados prolongados, verão (no caso de cidades litorâneas) e inverno (para as que ficam nas regiões serranas).

Para se destacar nesse período, utilize estratégias como reservas antecipadas (com desconto), pacotes exclusivos (com comodidades extras).

Por outro lado, na baixa temporada — quando a procura por aluguel de temporada tende a cair bastante —, você pode aplicar tarifas competitivas para tornar a hospedagem mais acessível. Assim, pode aumentar as chances de atrair mais visitantes e, consequentemente, melhorar seu faturamento.

4. Personalização e fidelização

Oferecer comodidades únicas, como cozinhas equipadas, áreas de lazer ou localizações estratégicas, pode se tornar um diferencial competitivo.

Os hoteleiros e pousadeiros também podem investir em serviços personalizados — como guias locais e amenities — e encantar os hóspedes com mensagens de boas-vindas. Ou seja, em detalhes que transformam a estadia em uma experiência memorável e que incentivam o retorno dos visitantes.

5. Gestão facilitada por tecnologia

Plataformas digitais centralizam reservas, pagamentos e comunicação com os hóspedes para simplificar a administração e reduzir os custos operacionais.

Ou seja, nada de imobiliárias e burocracias, mas sim um sistema que permite controlar calendários, ajustar tarifas de forma dinâmica e responder rapidamente às solicitações dos clientes.

Mas há um porém, assim como é comum colocar um imóvel para alugar em várias imobiliárias, no caso de aluguel por temporada, os hoteleiros e pousadeiros colocam seus quartos em diferentes plataformas. Além disso, os sistemas das OTAs, não são suficientes para a gestão operacional e financeira das propriedades.

É aí que entra o FastHotel, um sistema de gestão completo, que abrange funcionalidades de marketing, operação hoteleira, estoque, gestão de restaurante e bar, relacionamento com o cliente e é capaz de se comunicar com diferentes OTAs para organizar tudo que você precisa num único lugar. Clique aqui e saiba mais.

Veja também:

Como planejar o aluguel por temporada do seu hotel ou pousada?

Para maximizar o retorno do aluguel por temporada, algumas práticas são essenciais. Confira, a seguir, o que você deve priorizar.

  1. Defina um desconto em %: suas tarifas atuais certamente variam de acordo com o dia de semana, mês do ano, alta x baixa temporada, feriados etc. Provavelmente, também são dinâmicas. Então, a melhor forma de definir o valor do aluguel por temporada é aplicar um desconto em relação a esse valor dinâmico. O desconto é aplicável a reservas com um número mínimo de diárias definidas por você. Quanto maior este número mínimo, maior deve ser o desconto.
  2. Monitore a concorrência: avalie as tarifas e estratégias de estabelecimentos semelhantes para definir seus preços de forma competitiva, para garantir mais visibilidade e mais reservas.
  3. Ofereça promoções estratégicas: em períodos de baixa temporada, crie descontos e pacotes promocionais que atraiam hóspedes e mantenham o imóvel ocupado. Aproveite a alta temporada para oferecer reservas antecipadas com descontos e garantir a ocupação em todo o período.
  4. Capriche no atendimento: responda a todas as dúvidas e fique disponível para emergências. Também é válido configurar mensagens automáticas para questões comuns, como check-in, Wi-Fi e regras do estabelecimento. E aqui vai uma dica extra: estabeleça um tempo máximo de resposta (ex: até 10 minutos) para aumentar a confiança do hóspede.
  5. Não se esqueça da divulgação: atualize regularmente as fotos dos seus anúncios com imagens profissionais, especialmente após melhorias no imóvel. Destaque diferenciais como novas comodidades (ar-condicionado, smart TV, pet-friendly) na descrição para aumentar o interesse. Além disso, invista no título conforme a sazonalidade e eventos locais, usando frases chamativas, como “Vista incrível! Apartamento pé na areia para você curtir seu Carnaval ao máximo!”
  6. Utilize um sistema de gestão completo: facilita a gestão de múltiplas plataformas, o que centraliza o controle das reservas e aumenta a ocupação.

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Dados da Publicação

Criação: 22 de abril de 2025 | Última atualização: 25 de abril de 2025
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