Preciso mesmo de um Motor de Reservas?
Com o advento e o crescimento das Agências de Viagem Online (OTAs), muitos empreendedores acreditaram que não seria mais necessário oferecer ao cliente a opção direta para a reserva de hospedagem, afinal a maioria do tráfego hoje ainda vem das OTAs. Mas a necessidade de criar independência financeira e melhorar processos internos está movimentando novamente esse mercado e o Motor de Reservas surge como uma opção não apenas viável, mas também necessária em muitos casos.
Quer saber se ele é indicado para o seu negócio? Saiba quando é a hora de investir no sistema:
Você gasta muito com comissão?
As OTAs são importantes para negócios do setor hoteleiro, mas também o terror do faturamento. As principais cobram entre 13% a 40% do valor da hospedagem de comissão e, se a margem de lucro já está cada vez menor para aumentar a competitividade, ficará ainda menor. Esse custo elevado pode ser eliminado com o aumento das reservas diretas por meio do motor de reservas – afinal, reservas por email ou telefone ficarão cada vez mais raras.
Pretende lucrar mais?
Quando o empreendedor consegue, a partir de estratégias bem desenvolvidas, aumentar o fluxo de reservas diretas pelo site do hotel, o crescimento do faturamento é imediato. Ter um sistema de motor de reservas exclusivo do negócio ainda permite montar pacotes que gerem valor agregado e lucratividade, criar promoções de acordo com o número de dias da hospedagem e, ainda, vender serviços extras. Tudo com um só clique e em um só lugar.
Seu alcance nas Redes Sociais é bom?
O tráfego do seu site é qualificado?
Ter visitação é um dos fatores fundamentais para que a implantação de um Motor de Reservas seja um sucesso. É parte da estratégia de venda online, direcionar seus visitantes para o Motor de Reservas. A lógica envolve o conceito de tirar o visitante de ambientes dispersivos e de alta concorrência (como Redes Sociais e OTAs como Booking) e direcioná-lo para um ambiente em que só você esteja tentando vender para ele (seu Motor de Reservas). Hotéis e Pousadas que respondem sim a uma das perguntas desse tópico estão mais que preparadas para vender online sem pagar comissões.
Pode investir temporariamente em Marketing Digital Hoteleiro?
Uma das alternativas para gerar atração rapidamente é investir em Marketing Digital. O investimento em SEO, anúncios, mídias sociais e newsletters, contribui para aumentar o tráfego do site e redes sociais até que, com o aumento das visitas, eles passe a construir relevância para ser indicado pelo Google e pelas “inteligências” das Redes Sociais.
Um marketing digital bem feito garante aumento da carteira de clientes e fidelização. Se você não sabe como fazer, procure-nos. Nós vamos Acelerar seus Resultados!
Como o Motor de Reservas funciona?
Facilitando a sua vida! Da mesma forma como acontece nos sites as OTAs (agências de viagem online), com um Motor de Reservas o seu cliente conseguirá fazer uma reserva completa sem interação humana, visualizando a disponibilidade de quartos, as datas para estadia e serviços extras que agregam valor ao serviço.
Parecia difícil, mas agora ver Hotéis e Pousadas vendendo suas próprias reservas está cada vez mais comum. Ter um Motor de Reservas aliado a uma estratégia de marketing digital eficaz é mesmo um caminho eficiente para atrair clientes e aumentar e baratear as vendas. Afinal, a matemática é simples: se você pode oferecer melhores preços, praticidade e comodidade, terá naturalmente uma taxa de ocupação maior.
Precisa de Mais Controle e Mais Produtividade?
Se todas as reservas estão na mesma plataforma, fica claro o quão mais simples será o gerenciamento diário da movimentação do Hotel. O resultado é economia de tempo, redução dos erros e uma visão detalhada do todo – garantindo mais assertividade para a elaboração de estratégias e planos de ação ligados ao negócio. É também uma maneira de conhecer melhor os hábitos dos clientes e pensar em ações diferenciadas e competitivas.
Ter um Motor de Reservas ainda permite um contato direto e transparente com os hóspedes e mais agilidade no processo de reservas e nas transações. Um Motor de Reservas e um Gestor de Canais integrados ao FastHotel – o Sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado – são o auge da tecnologia a serviço do seu Hotel ou Pousada. Neste caso, as atualizações acontecem em tempo real e fazem interface com as demais áreas do hotel. Bons exemplos dessa praticidade são a eliminação das falhas nas reservas por conta de erros de digitação – muito comuns nas transações manuais, a atualização automática do inventário disponível a cada dia (após bloqueios comerciais ou bloqueios por manutenção) e a facilidade de atualização de tarifas – feita de forma centralizada.
Conclusão
O Motor de Reservas é fundamental hoje em dia!
A redução dos custos com comissões será imediata. E será tão relevante quanto for a qualidade do tráfego de seu site e o alcance das redes sociais. De todas as formas, é importante saber como desenvolver seu canal de vendas diretas.
Além disso, você poderá direcionar as reservas originadas em ligações telefônicas, emails e Whatsapp para o Motor. Assim, simplificará os processos da recepção e ampliará os benefícios da integração do Motor de Reservas com o FastHotel, o Sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado.
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