Como aumentar as vendas diretas em hotéis? 3 estratégias
Saber como aumentar as vendas diretas em hotéis é essencial para reduzir custos, otimizar a precificação, melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar a percepção de credibilidade e profissionalismo, fortalecer a marca e elevar o apelo do negócio para o público-alvo.
Ao trabalhar dessa forma, elimina-se, por exemplo, o pagamento de comissões às OTAs (agências de viagens online). Dessa forma, os hoteleiros têm a chance de melhorar a margem de lucro por reserva vendida e diminuir a dependência dessas plataformas.
Além disso, ajuda a aplicar estratégias de venda com mais facilidade, como descontos exclusivos, ofertas e upgrades, prevenir divergências de tarifas entre plataformas e até evitar o overbooking.
Quer obter vantagens como essas? Então, siga a leitura, descubra como aumentar as vendas diretas em hotéis e melhore os seus resultados!
Sumário
O que são vendas diretas em hotéis?
O impacto das OTAs no volume de vendas do hotel
Qual a importância das vendas diretas em hotéis?
Como aumentar as vendas diretas em hotéis?
3 ações para atrair reservas diretas
A diferença entre as vendas diretas em hotéis e em OTAs
O reflexo positivo das vendas diretas no faturamento do hotel
O que é um motor de reservas e vendas diretas?
O que são vendas diretas em hotéis?
Vendas diretas — ou reservas diretas — são aquelas realizadas pelo próprio hotel ou pousada, seja por meio de canais digitais, por telefone ou pessoalmente (balcão).
Um dos principais motivos pelos quais vale a pena trabalhar dessa forma é o aumento do lucro para seu negócio.
As comissões das OTAs podem variar de 13% a 35% do valor da reserva. Entretanto, o custo para ter um site vendedor com um motor de reservas e oferecer uma ótima experiência de compra para seu cliente é infinitamente menor.
Além disso, estrategicamente, é importante ver uma OTA como um canal adicional de marketing e vendas com foco no curto prazo. Nessa posição, sem dúvidas essas agências são muito importantes e imprescindíveis para você e para o seu negócio.
Portanto, você precisa descobrir como usar uma OTA a favor de seu hotel ou pousada, mas deve evitar torná-la a principal vendedora de reservas.
O impacto das OTAs no volume de vendas do hotel
Uma rápida reflexão sobre o assunto: qual o interesse de uma OTA em vender reservas de seu hotel ou pousada? A resposta mais óbvia — que é receber a comissão pela venda — está errada.
A resposta correta é: fazer o menor investimento para receber a maior comissão possível. Porém, nada garante que, amanhã, seu empreendimento seja atrativo para a OTA, ou que o percentual das comissões de vendas continuará sendo o mesmo?
Se você terceirizou todo o marketing e vendas para as OTAs e não estabeleceu um bom processo de comunicação com seus clientes, seu negócio está em risco.
Você não precisa esperar esse dia chegar para concluir que cometeu alguns erros na gestão. Pode — e deve — começar a agir antecipadamente, e esse trajeto, apesar de um pouco trabalhoso, não é difícil.
Veja, nos próximos tópicos, como aumentar as vendas diretas em hotéis e, assim, reduzir a dependência das OTAs.
Qual a importância das vendas diretas em hotéis?
Quem cuida de qualquer meio de hospedagem percebe a importância das vendas diretas em hotéis no aumento da lucratividade e no fortalecimento da relação com os hóspedes.
Ao reduzir a dependência de intermediários, como as OTAs, os hoteleiros retêm a parte da receita das reservas que direcionariam para o pagamento das comissões a essas plataformas, além de terem mais controle sobre as tarifas e promoções.
Outro ponto positivo é que vender diretamente para o público-alvo gera um contato mais próximo, situação que facilita a entrega de ofertas personalizadas e programas de fidelidade que aumentam a taxa de satisfação e estimulam os clientes a retornar em outras ocasiões.
Assim, podemos dizer que, quando os hoteleiros aprendem como aumentar as vendas diretas em hotéis, notam em seus estabelecimentos diversas vantagens, principalmente:
- melhor posicionamento da marca;
- redução de custos operacionais;
- construção de um banco de dados próprio de clientes;
- otimização da jornada de compra do futuro hóspede;
- aprimoramento do controle de quartos.
Sugestão de leitura para você: “Como vender mais reservas usando o Whatsapp”
Como aumentar as vendas diretas em hotéis?
Se você quer descobrir como aumentar as vendas diretas em hotéis, considere adotar estas estratégias:
- Investimento em SEO;
- Melhoria no site do hotel;
- Oferecimento de vantagens exclusivas.
Entenda!
1. Investimento em SEO
SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca, em português. Consiste em usar palavras-chave para otimizar o seu site e facilitar que clientes em potencial o encontrem em plataformas de pesquisa, principalmente o Google.
Inclui também criar conteúdos de qualidade para o seu blog e redes sociais, associando a imagem do seu Hotel à sua cidade, a pontos turísticos próximos, às conveniências de se hospedar em seu Hotel, à experiência que pode ser vivida pelos hóspedes. Isso é uma estratégia de vendas diretas para hotéis que ajuda a atrair mais visitantes para as suas páginas web e aumentar as chances de conversões.
2. Melhoria no site do hotel
Certifique-se de que o site do seu hotel seja visualmente bonito e agradável, fácil de navegar, rápido e responsivo em diferentes dispositivos móveis.
Atente-se ainda para entregar ao seu público-alvo um fluxo de reservas online simples, seguro e eficiente, por meio da inclusão de informações detalhadas sobre os serviços e comodidades.
Esse cuidado mostra profissionalismo e contribui para que os futuros hóspedes não procurem outros canais de venda hoteleira.
Aproveite para conferir: Site para hotel: atraia hóspedes e aumente reservas diretas
3. Oferecimento de vantagens exclusivas
Proporcione benefícios exclusivos para quem faz a reserva direta com o seu hotel, como descontos especiais, upgrades de quarto ou acesso a serviços especiais, a exemplo de massagens e passeios extras.
Essa estratégia de venda direta para hotéis incentiva os hóspedes em potencial a escolherem o seu site em vez de plataformas de terceiros.
Leia também: “O que é um canal de venda direta e como usar no seu hotel?”
3 ações para atrair reservas diretas
Outras ações efetivas para atrair reservas diretas são:
- estratégias de marketing: crie campanhas digitais focadas em divulgar as vantagens de reservar diretamente no site do hotel, por meio de diferentes ferramentas, como posts em redes sociais, WhatsApp marketing e e-mail marketing;
- parcerias com empresas locais: a exemplo de restaurantes, agências de turismo e atrações locais, a fim de oferecer descontos ou pacotes exclusivos aos hóspedes que reservarem pelos seus canais de vendas;
- criação de programas de fidelidade: consiste em recompensar hóspedes frequentes com vantagens exclusivas, como descontos, upgrades de quarto ou experiências diferentes por meio do acúmulo de pontos a cada reserva direta.
Agora que você sabe como aumentar as vendas diretas em hotéis, há outra reflexão que deixará mais evidente a importância de trabalhar dessa forma. Acompanhe a seguir.
A diferença entre as vendas diretas em hotéis e em OTAs
Se quem vende suas reservas é uma OTA, de quem é o cliente?
Nesse ponto, você percebe que essas plataformas terceirizam a hospedagem para seu hotel ou pousada.
A pergunta que fica é: era esse o tipo de empresa que você sonhou em ter quando decidiu empreender?
O cliente é a alma de seu negócio! Você precisa identificar, conhecer, atrair, oferecer uma boa experiência de compra, conquistar — atender ou até superar as expectativas — e fidelizar os seus potenciais hóspedes.
Geralmente, quem reserva um quarto de hotel quer conhecer cidades e ter experiências turísticas inesquecíveis. Entretanto, essas pessoas também querem segurança.
O seu hotel ou pousada precisa ser lembrado como parte da ótima experiência vivenciada pelo cliente. E toda vez que ele voltar para sua região, desejar se hospedar no seu estabelecimento.
Afinal, ele poderá viajar, visitar lugares incríveis, descansar e reviver as boas sensações sem correr o risco de ter problemas na hospedagem — o que também aumenta as chances de indicar o seu hotel ou pousada para outras pessoas.
O reflexo positivo das vendas diretas no faturamento do hotel
O que queremos dizer é que é essencial entender como seu público-alvo pensa, como conquistá-lo e ser referência para esse grupo de pessoas. O desenvolvimento de um canal próprio de vendas diretas fará com que você estreite o relacionamento e fidelize seus clientes.
A decisão de dar a devida importância e relevância para as reservas diretas é vital para seu negócio. Embora altamente atrativo, o aumento do lucro não é o benefício mais importante a considerar.
A busca por essa lucratividade adicional exige saber também como investir em marketing, reorganizar canais de vendas, reduzir a dependência das OTAs e trabalhar de maneira mais próxima dos clientes atuais e futuros.
Esses serão os principais, mais frutíferos e perenes benefícios que você conquistará após descobrir como aumentar as vendas diretas em hotéis e implementar as estratégias.
Contudo, para que as vendas diretas realmente tragam resultados consistentes, é indispensável contar com ferramentas que facilitem esse processo, como o motor de reservas. Entenda!
O que é um motor de reservas e vendas diretas?
Um motor de reservas e vendas diretas é uma ferramenta digital que permite a hotéis, pousadas, resorts, hostels e outros meios de hospedagem processarem reservas diretamente em seus sites, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp. É o e-commerce do seu Hotel!
O recurso dispensa a interação humana, pois todo o fluxo acontece automaticamente. Devido a essa característica, o motor de reservas e vendas diretas é vantajoso porque ajuda a:
- gerar mais conversões;
- reduzir erros operacionais;
- evitar overbooking;
- promover mais controle sobre as reservas;
- personalizar a experiência do potencial hóspede;
- otimizar a etapa de pagamentos.
Contudo, para obter benefícios como esses, é crucial usar um sistema seguro e confiável, como o FastHotel.
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