Canais de venda para hotéis: como escolher corretamente?

Os canais de venda para hotéis são ferramentas de divulgação de ofertas de acomodações e serviços hoteleiros ao público. São importantes para o sucesso do negócio, pois influenciam o alcance de clientes, a venda de reservas, a margem de lucro e o posicionamento do empreendimento no mercado.

O ideal é diversificar esses canais e trabalhar ao mesmo tempo com canais online, offline e meios diretos e indiretos. Quanto mais opções oferecer aos potenciais hóspedes, mais chances de vender.

Contudo, na hora de escolher o caminho para alcançar possíveis clientes, é fundamental que o hoteleiro considere diferentes questões, como perfil do público-alvo, comportamento de compra, tipo de experiência que o hoteloferece, diferenciais e objetivos comerciais.

Confira, neste artigo, quais são os principais canais de venda para hotéis, como escolher os melhores e a importância de um gestor para otimizar o seu gerenciamento.

Quais são os principais canais de venda para hotéis?

Os principais canais de venda para hotéis abrangem opções diretas e indiretas, online e offline.

Os canais de venda direta de reservas são aqueles que não dependem de intermediários. Portanto, o hóspede se relaciona diretamente com o hotel. Nesse caso, o hotel se responsabiliza pela atração e venda das reservas e não precisa pagar comissões.

Existem algumas situações específicas, por exemplo, quando o hotel contrata uma empresa para fazer a representação comercial ou contrata uma empresa para fazer a administração de seus canais diretos ou ainda quando um influencer é contratado para realizar uma ação de marketing.

Nesses casos, se previsto em contrato, pode haver alguma forma de comissionamento. Mas, a venda em si, que ocorre por troca de mensagens ou no Motor de Reservas, é livre de comissões. E o hotel é o responsável pela venda e tem contato direto com o cliente (mesmo utilizando-se de ajuda externa).

Sugestão de leitura: O que é um canal de venda direta e como usar no seu hotel?

Por outro lado, os canais indiretos são os que possuem um intermediário, normalmente uma agência ou operadora de turismo, que cobrará uma comissão por realizar o marketing e a venda da reserva. Legalmente, o responsável pela venda e pelo contrato com o hóspede é a empresa intermediária. O hóspede só se relaciona diretamente com o hotel no momento da prestação dos serviços vendidos.

Canais de venda direta de reservas online

Site oficial do hotel

Ter o próprio site oferece controle total sobre tarifas, promoções e conteúdo. E o que muita gente esquece: o site é o único lugar na internet que é só seu e sem distrações que dispersam a atenção do visitante.

Além de evitar o pagamento de comissões, transmite aos futuros clientes profissionalismo e confiança.

Com um motor de reservas integrado, esse canal de venda para hotéis transforma os visitantes das páginas em hóspedes com agilidade e segurança. Aliás, contar com essa ferramenta no site do seu estabelecimento é tão importante que, mais adiante, dedicamos um tópico exclusivamente para falar sobre esse recurso.

Continue a leitura para conferir!

Dica! Este artigo ajudará você a criar esse canal: Como criar um site para hotel e aumentar suas reservas diretas?

Redes sociais com link para reservas

Plataformas de interação social, como Instagram e Facebook, funcionam como vitrines digitais. Ao incluir, nas postagens, links diretos para o motor de reservas, suas chances de converter seguidores em clientes aumentam.

Além disso, esse é um dos tipos de canais de venda para hotéis que fortalece a presença online, potencializa a expansão da marca e estreita a relação com o público.

WhatsApp e e-mail

Usar o WhatsApp ou e-mail para vender também são ótimas alternativas. Esses meios permitem o atendimento direto, rápido e personalizado, o que aumenta a confiança do cliente e facilita o fechamento da reserva.

O WhatsApp é ideal para respostas imediatas, envio de orçamentos, fotos, vídeos e links, além de permitir uma comunicação mais informal e contínua, o que agiliza a decisão de compra.

Já o e-mail é mais indicado para enviar propostas completas, documentos, orçamentos detalhados ou informações para o cliente analisar com calma ou encaminhar para outras pessoas, como em viagens corporativas ou familiares.

Mas, apesar de online, não são automatizados.

Canais de venda direta de reservas offline

Telefone e recepção

O suporte por telefone e na recepção ajuda com a oferta de vendas personalizadas, humanizadas e diretas. Além de gerar reservas, esse canal constrói relacionamento e permite negociações específicas com cada perfil de hóspede.

Canais indiretos online

OTAs – Online Travel Agencies

As OTAs, Online Travel Agencies, são plataformas digitais que atuam como intermediários — entre meios de hospedagem e potenciais hóspedes — na venda reserva, como a Booking.com , Expedia e Hoteis.com.

Essas empresas oferecem ampla visibilidade e ajudam a atrair público qualificado. Apesar das comissões, representam uma vitrine poderosa para aumentar as vendas.

Buscadores

Ferramentas, como Google Hotel, Trivago, e Kayak comparam preços de estadia e redirecionam o usuário para o canal de reserva do hotel que ele escolher. Esses sites também reforçam a presença digital do hotel e aumentam a competitividade ao exibir ao público tarifas e serviços que cada local oferece.

GDS

Os GDSs, como Amadeus, Sabre e Galileo, são sistemas que as agências de viagem e operadoras usam para acessar, em tempo real, informações de disponibilidade e tarifas de hotéis.

Ao conectar o hotel a esse tipo de plataforma, é possível ampliar o alcance para mercados corporativos, agências físicas e operadoras internacionais, especialmente em viagens a trabalho e turismo organizado.

Canais indiretos offline

Agências de viagens

As agências tradicionais têm como diferencial a oferta de pacotes de turismo que incluem hotéis parceiros. Esse canal de vendas é ideal para clientes que valorizam orientação presencial por um especialista e que consideram esse tipo de serviço como uma camada de segurança extra para o planejamento da viagem.

Eventos, feiras e parcerias locais

Participar de feiras de turismo, congressos e parcerias com empresas ou atrativos regionais amplia a visibilidade do hotel. Essa abordagem funciona bem para criar conexões e gerar vendas com baixo investimento.

Como escolher os melhores canais de venda?

O processo de como escolher os melhores canais de venda para hotéis inclui a análise de diversos fatores, como perfil dos clientes e porte do empreendimento. Essa avaliação é importante para evitar o desperdício de recursos financeiros e de tempo, além de aumentar as chances de atrair o público certo.

Veja, a seguir, o que considerar.

1. Perfil do público-alvo

Entenda o perfil dos seus hóspedes mais frequentes e quais canais eles utilizam para buscar acomodações, por meio de análises de dados do sistema de gestão hoteleira, formulários de check-in e feedbacks diretos.

Quem viaja a lazer, por exemplo, costuma iniciar a busca pelas OTAs e redes sociais, com grandes chances de consultar seu site posteriormente. Viajantes a negócios, principalmente de pequenas empresas, usam principalmente Google Maps e, com alguma frequência, as OTAs.

Já o público corporativo de grandes empresas tende a comprar pelos canais permitidos pela empresa, como os TMS (“Travel Management System” ou “Sistema de Gerenciamento de Viagens”, que são ferramentas para otimizar e centralizar as operações de reservas e viagens corporativas).

Quanto mais clara a definição do perfil, mais fácil identificar em qual ponto concentrar esforços.

2. Porte e a localização do hotel

Empreendimentos localizados em grandes centros, com alta demanda e concorrência, exigem uma presença mais forte nos canais online. Já hotéis em regiões menores, com fluxo local ou sazonal, podem se beneficiar de parcerias regionais, agências físicas e ações de relacionamento direto.

Além disso, o tamanho da estrutura também influencia a escolha dos canais de vendas. Para hotéis independentes (que não fazem parte de redes hoteleiras), por exemplo, priorizar canais de baixo custo, como as redes sociais, tende a ser mais interessante.

3. Infraestrutura tecnológica

Nem todos os canais de venda para hotéis funcionam de forma isolada. Para vender online em seu site, OTAs e buscadores ao mesmo tempo, sem complicações, você precisa de um sistema de gestão (PMS) que com gestores de canais e um motor de reservas eficiente (de alta conversão), como o FastHotel.

Portanto, antes de aderir a esses canais, verifique se o seu empreendimento conta com os sistemas necessários e se há integração entre os softwares.

4. Metas comerciais

Se o objetivo for aumentar a ocupação em períodos de baixa temporada, OTAs e buscadores podem ser úteis. Porém, para reduzir os custos com comissões, o foco deve estar nos canais diretos. Metas bem-definidas orientam a escolha dos meios mais eficientes e ajudam a mensurar os resultados com mais precisão.

5. Custo-benefício de cada canal

Para manter a saúde financeira do hotel em dia, na hora de escolher o canal de venda avalie todos os custos, como taxas, mensalidades e pagamento de comissões.

Após, compare esses valores a diferentes critérios, como alcance do meio de comunicação, visibilidade, suporte e escalabilidade. Dessa forma, encontrará o melhor custo-benefício.

O ideal é manter uma combinação equilibrada entre canais diretos e indiretos, priorizando os que entregam mais retorno sobre o investimento.

Além disso, teste, monitore e ajuste as ofertas nos canais de venda para hotéis sempre que necessário para manter um bom custo-benefício. Lembre-se de que o comportamento do consumidor muda, e o desempenho de cada plataforma tende a variar com o tempo.

Faz parte da Inteligência Comercial ou Inteligência de Negócio acompanhar indicadores, como taxa de ocupação, volume de reservas, taxa de cancelamentos e custo por aquisição, o que ajuda a identificar o momento certo de ajustar a estratégia.

Até aqui, você conheceu os principais canais de vendas usados na hotelaria e como escolhê-los. Confira agora uma ferramenta que você não pode deixar de usar no seu site de hotel: o motor de reservas. Veja só!

Qual a importância de um motor de reservas para a hotelaria?

Contar com um motor de reservas eficiente no site do hotel é mais do que uma vantagem prática — é uma necessidade para se destacar em um mercado altamente competitivo.

A ferramenta permite que o hóspede finalize a reserva de forma direta, segura e sem complicações, o que melhora a experiência do cliente e aumenta a conversão. Para o hotel, essas vendas diretas representam maior autonomia comercial, já que reduzem a dependência de OTAs (e suas altas comissões).

Além disso, quando integrado a um sistema de gestão hoteleira, evita erros como overbooking e garante que as tarifas e a disponibilidade estejam sempre atualizadas em tempo real.

Esse recurso também facilita a aplicação de estratégias de precificação dinâmica, personalização de pacotes e coleta de dados relevantes sobre o perfil dos hóspedes.

No fim das contas, essa ferramenta fortalece a presença digital, melhora o relacionamento com o cliente e contribui diretamente para o aumento da lucratividade do seu negócio.

Agora que você já conhece todas as suas opções, que tal entender como selecionar os melhores canais de venda para o seu hotel? Confira a seguir.

Qual é a importância de um gestor de canais na hotelaria?

A importância de um gestor de canais na hotelaria está na capacidade desse sistema de centralizar e automatizar a distribuição de tarifas, disponibilidade de reservas em múltiplos canais de venda, como OTAs, redes sociais e o próprio site do hotel.

Para ficar mais claro, o gestor de canais — ou ​​channel manager —, é uma solução tecnológica de gerenciamento de canais de venda no setor hoteleiro.

A ferramenta integra plataformas de reservas, as OTAs, e garante atualizações automáticas de tarifas e disponibilidade de quartos, o que potencializa a operação comercial. Também elimina a necessidade de atualizações manuais em cada plataforma, o que reduz erros operacionais e otimiza o tempo da equipe.

Entenda tudo sobre essa solução no artigo: Channel manager: otimize a gestão e aumente suas reservas

7 benefícios da gestão de canais com FastHotel

O FastHotel é um sistema de gestão hoteleira que também auxilia no gerenciamento dos canais de venda do seu hotel.

A ferramenta integra, em uma única plataforma, os principais canais de venda a funcionalidades como gestão de disponibilidade, tarifas flutuantes e toda a operação hoteleira, incluindo ferramentas de comunicação, como WhatsApp e e-mail, campanhas de marketing e programa de fidelidade. Essa dinâmica une praticidade à eficiência em todos os departamentos do Hotel.

Ao escolher a FastHotel, o hoteleiro conta com recursos completos, como motor de reservas integrado ao site, redes sociais, automação no envio de tarifas, bloqueios e políticas de restrição para todos os canais conectados.

Além disso, há a possibilidade de integração com três dos principais gestores de canais do mercado: Omnibees, HSystem e Bukly.

Confira os principais benefícios de usar o FastHotel para essa finalidade:

  • Conexão com até 700 canais de venda;
  • Adoção de tarifas flutuantes;
  • Atualização automática de tarifas e restrições;
  • Gestão e Controle unificado da disponibilidade, incluindo as reservas criadas por todos os canais de venda, bloqueios comerciais e bloqueios por manutenção;
  • Distribuição de disponibilidade em tempo real;
  • Recebimento de Reservas automaticamente, sem erros de digitação;
  • Gestão simplificada para a equipe de recepção.

Na hora de escolher um sistema para ajudar nessa tarefa, tenha em mente que a gestão eficiente dos canais de venda é um dos pilares do sucesso de qualquer hotel. Esse gerenciamento garante mais visibilidade, controle das reservas e uma operação mais lucrativa.

Escolher as ferramentas certas, como o sistema FastHotel, permite atuar de forma estratégica, com menos esforço operacional e mais resultados.

Experimente grátis o FastHotel e descubra, na prática, como transformar as vendas do seu hotel!

Visited 1 times, 1 visit(s) today