Indicadores de desempenho na hotelaria: quais os principais?

Indicadores de desempenho na hotelaria são métricas que mensuram a eficiência, a rentabilidade e a qualidade dos serviços que um estabelecimento desse segmento oferece. Esses KPIs ajudam os hoteleiros e pousadeiros a tomar decisões mais confiáveis e estratégicas e, por consequência, a aprimorar a experiência dos hóspedes.

Além disso, os KPIs de gestão hoteleira ajudam a identificar oportunidades de melhoria, controlar custos operacionais e aumentar a margem de lucro e tornar o negócio mais competitivo.

Quer entender melhor? Então, siga a leitura e descubra a importância dos indicadores de desempenho na hotelaria, quais são os principais, e como melhorar os KPIs do seu negócio.

Qual a importância dos indicadores de desempenho na hotelaria?

A importância dos indicadores de desempenho na hotelaria está em fornecer dados estratégicos aos hoteleiros. Esses números servem como base para melhorar a eficiência operacional, a satisfação dos hóspedes e a rentabilidade do negócio.

Alguns KPIs, como taxa de ocupação, RevPAR e ADR, ajudam a, por exemplo, definir a precificação correta, controlar melhor os custos e fazer escolhas mais precisas e com mais chances de sucesso.

Também facilitam o acompanhamento de tendências do mercado, otimizam o ajuste de estratégias e promovem um crescimento sustentável para o negócio hoteleiro.

Sugestão de leitura para você: Dicas para agregar muito mais valor ao seu hotel ou pousada

Principais KPIs para gestão hoteleira

Os principais KPIs para gestão hoteleira — e a importância de cada um — são:

Quantidade de diárias

É a informação do número de quartos ocupados por hóspedes. É o número de quartos vendidos mais os quartos oferecidos como cortesia. Sempre é avaliada num certo período como dia, semana ou mês.

Duração média de estadia

É o número médio de diárias vendidas por reserva.

Duração média de estadia = total de diárias em reservas com check-out em um período ÷ número de reservas com check-out neste mesmo período.

Taxa de ocupação

Revela a proporção de quantidade de diárias ou quartos ocupados em relação à quantidade total de acomodações. É importante porque ajuda a mensurar a demanda, otimizar a precificação, planejar a distribuição de recursos humanos e materiais e a avaliar a eficiência do gerenciamento do negócio.

Receita de Hospedagem

É o indicador que mostra o valor total das vendas de diárias. Normalmente, é analisado por competência de estadia. Ou seja, a receita de março refere-se à soma das diárias de março (que foram vendidas em março, mas também em meses anteriores).

Receita de hospedagem = soma do valor de todas as diárias

Receita Total

É o indicador que mostra o valor total das vendas. Similar ao anterior, porém consolida, não apenas as vendas de diárias, e sim todas as vendas incluindo A&Bs, Day Use, multas por cancelamento, etc.

Receita total = soma do valor de todas vendas

Diária média ou ADR (Average Daily Rate)

Este KPI é a tarifa média diária. Indica o valor médio que o estabelecimento cobra dos clientes e é essencial para definir estratégias de precificação.

Para calcular, basta dividir a receita total que o hotel obteve com hospedagens pelo número de quartos ocupados no mesmo período, e aplicar na seguinte fórmula:

ADR = receita de hospedagem ÷ número de quartos ocupados

Por exemplo, se um hotel faturou R$ 10.000 em hospedagens em um dia e teve 20 quartos ocupados, o ADR será: R$ 10.000 ÷ 20 = R$ 500 de tarifa média diária.

RevPAR (Revenue per Available Room)

Trata-se da receita média por quarto disponível. É um indicador de desempenho na hotelaria fundamental para medir a eficiência financeira do negócio (ou seja, a capacidade de gerar receita).

A fórmula é: RevPAR = ADR × taxa de ocupação ou RevPAR = receita de hospedagem ÷ número total de quartos disponíveis.

Veja estes exemplos:

  • se o ADR é de R$ 500 e a taxa de ocupação é de 80%, o RevPAR será: R$ 500 × 0,8 = R$ 400;
  • na outra fórmula, se a receita foi de R$ 10.000 e o hotel tem 25 quartos, o RevPAR será: R$ 10.000 ÷ 25 = R$ 400.

Entenda mais sobre esse indicador no artigo: Saiba tudo sobre RevPAR

GOPPAR (Gross Operating Profit per Available Room)

O lucro operacional bruto por quarto disponível avalia a lucratividade bruta por espaço e é fundamental para medir a rentabilidade.

Por exemplo, se o hotel teve um lucro operacional bruto de R$ 30.000 em um mês e tem 100 quartos, o GOPPAR será: R$ 30.000 ÷ 100 = R$ 300.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Este KPI de gestão hoteleira é responsável por avaliar quanto é necessário investir para atrair um novo hóspede. Trata-se de um indicador importante para melhorar estratégias de marketing e reduzir custos com a captação de clientes.

Índice de satisfação do hóspede

Mede a experiência do cliente com base em avaliações e feedbacks. O resultado ajuda a melhorar estratégias de relacionamento com o público-alvo e a promover a fidelização;
taxa de conversão de reservas: revela a eficiência da equipe de vendas de transformar simples contatos de potenciais hóspedes em vendas.

Índice de retorno de hóspedes

Indica a porcentagem de clientes que retornam ao hotel após uma primeira estadia. Ajuda a analisar critérios como a qualidade dos serviços e o nível de satisfação dos clientes. Pode também ser uma dimensão do indicador de receita, mostrando quantos % da receita vem de hóspedes de primeira reserva e quantos % vem de hóspedes recorrentes.

Antecedência média de compra de reservas

É o número médio de dias de antecipação de compra em relação ao dia do check-in. É fundamental para se fazer a gestão dos canais diretos e indiretos de venda visando reduzir os custos com comissões.

Antecedência média de compra = total de dias de antecipação em relação ao check-in em reservas com check-out em um período ÷ número de reservas com check-out neste mesmo período.

Índice de cancelamento

Como sugere o nome, esse KPI analisa a porcentagem de reservas que os potenciais hóspedes cancelaram. É um parâmetro importante para aprimorar a gestão de disponibilidade e melhorar as políticas de reserva.

Como melhorar os indicadores de desempenho na hotelaria?

Claro que cada KPI ou indicador hoteleiro, “indica” ou mostra como está um aspecto do seu negócio. A lista anterior não tem a pretensão de ser uma lista completa pois cada negócio tem suas particularidades e necessidades de acompanhar com mais atenção certos indicadores.

Da mesma forma, não é possível fazer uma lista ampla sobre como melhorar os indicadores de desempenho na hotelaria. A seguir, você verá uma proposta de um método de gestão baseado em indicadores que vai orientar onde focar sua atenção para obter resultados melhores na hotelaria.

Dividimos, inicialmente, em dois focos: a satisfação dos hóspedes e o resultado financeiro do seu negócio.

Entenda!

1. Conhecer a satisfação dos hóspedes

O primeiro grande desafio de gerenciamento de um hotel ou pousada já estabelecido é garantir a satisfação dos hóspedes atuais e futuros.

A satisfação dos hóspedes é reflexo direto da qualidade da operação hoteleira e, portanto, da atuação das áreas com mais contato com o hóspede como recepção, governança (limpeza e manutenção), restaurante e bar.

Toda a experiência que os clientes vivenciam, desde a pesquisa para encontrar o melhor lugar, a contratação da reserva da hospedagem e a estadia em si, será importante para formar as opiniões sobre o estabelecimento hoteleiro. Por esse motivo, é importante que você se atente a uma série de questões, como:

  • garantir a presença do seu hotel ou pousada nas principais redes sociais e sites de pesquisa;
  • buscar um bom posicionamento nas pesquisas do Google;
  • registrar uma boa ficha no Google Meu Negócio;
  • oferecer uma boa experiência de compra, independentemente do canal de venda;
  • agilizar o check-in ao máximo;
  • ser rápido no check-out e apresentar a conta final de forma clara, precisa e livre de erros;
  • saber vender reservas pelo WhatsApp;
  • ter um site com DNA vendedor, que apresente as características do estabelecimento com completude e os diferenciais com destaque;
  • disponibilizar a habitação no momento correto, com decoração agradável, higienizada e com a configuração que o hóspede deseja;
  • ser prestativo no atendimento ao hóspede durante a estadia (preferencialmente, personalizado);
  • ter as áreas comuns bem apresentadas, organizadas e limpas;
  • solicitar feedback e incentivar avaliações em redes sociais.

Leia também: Veja como a hospitalidade transforma a experiência do hóspede

Como saber se seu hotel ou pousada é bem avaliado?

Propomos que compare concorrentes relevantes na disputa pela escolha do seu público-alvo. Esses negócios podem ser seus vizinhos, estar distribuídos pela cidade, na sua região, ou apenas atenderem ao mesmo público-alvo.

Para fazer essa análise, siga os seguintes passos:

  • escolha entre quatro e seis concorrentes;
  • tire uma média das avaliações públicas dos concorrentes e de sua propriedade — geralmente, disponíveis em sites especializados, como OTAs, metabuscadores, e no próprio Google. Lembre-se de que o Trip Advisor e o Google têm nota máxima de 5 e o Booking e o Trivago de 10;
  • inclua as avaliações de outros sites que sejam muito relevantes para você e seus concorrentes, se houver.

Considere que seu hotel ou pousada é bem avaliado pelos hóspedes se ficar no 1° ou 2° lugar na comparação com quatro concorrentes; ou no 1°, 2° ou 3° lugar se a comparação for com seis concorrentes. Caso não alcance esse resultado, significa que a avaliação dos hóspedes é negativa.

2. Avaliar o resultado financeiro do negócio

O próximo passo para melhorar os KPIs do seu hotel é ter um bom entendimento das finanças do negócio. De forma simplificada, nos concentraremos em avaliar o montante de receitas, despesas e custos de cada período.

Receitas

As áreas Comercial, de Marketing e Vendas são as responsáveis pela geração das receitas. Ou seja, pelos valores originados pelas vendas e que gerarão as entradas monetárias da pousada ou hotel. As principais receitas originam-se da venda de:

  • serviços de hospedagem e outros serviços, como day use, office room, e eventuais adicionais, como café da manhã e kits de decoração;
  • serviços de organização de eventos;
  • produtos de frigobar, do restaurante e de itens diversos, como as lembrancinhas.

Inclui também receitas, como as:

  • esporádicas (não recorrentes), a exemplo da venda de ativos;
  • não operacionais, como multas por cancelamento de reservas e rentabilidade de aplicações.

Para a maioria dos hotéis e pousadas, a análise das receitas dos três primeiros itens compreenderá um percentual bem alto do total de receitas.

Despesas e Custos

É a soma de tudo aquilo que foi necessário adquirir ou comprar para sustentar a operação do hotel. São todas saídas monetárias da pousada ou hotel. As principais derivam de:

  • mão de obra, inclusive o pró-labore dos sócios;
  • contas de consumo, como luz, gás, telefone, TV a cabo/satélite e internet;
  • compra de materiais para uso interno, a exemplo de matérias-primas para a cozinha e restaurante e produtos de limpeza;
  • gastos com lavanderia;
  • manutenção predial e de móveis;
  • eventuais aluguéis e financiamentos;
  • impostos.

Sugestão de leitura para você: Despesa e custo na hotelaria: veja diferenças e otimize a gestão

A análise das receitas, despesas e custos mostra qual a saúde financeira da operação. Se as receitas forem maiores que as despesas e os custos, há lucro. Caso contrário, há déficit.

Assim, ao combinar resultados das receitas, despesas e custos, a classificação da situação monetária do seu negócio pode ser:

  • saúde ótima;
  • carência financeira;
  • carência na qualidade do serviço prestado;
  • carência geral.

3. Onde colocar foco para melhorar os indicadores hoteleiros

A partir do momento em que você conhece a Satisfação dos Hóspedes e tem uma análise financeira, você tem um direcionamento para em quais áreas colocar foco.

A tabela mostra o foco necessário em cada situação:

  • Avaliação negativa (Insatisfação dos hóspedes) + Déficit: Necessidade de revisão das principais áreas do negócio;
  • Avaliação positiva + Déficit: Foco na área comercial e em produtividade operacional;
  • Avaliação negativa (Insatisfação dos hóspedes) + Lucro: Foco na estrutura e no atendimento; e
  • Avaliação positiva + Lucro: Melhoria contínua.

Com esta abordagem, ainda que passível de aprofundamento e melhorias, você passa a ter um método de gestão de hoteleira baseado em indicadores. Se praticado constantemente, este método trará processos e sistematização na abordagem da gestão hoteleira.

A gestão hoteleira não é apenas cuidar da operação mas sim cuidar da sustentabilidade e buscar o fortalecimento do negócio.

Dica extra para melhorar os KPIs na hotelaria: conte com o FastHotel

Além desses passos principais, sugerimos também que você otimize os processos operacionais por meio da implementação de novas tecnologias, como o software FastHotel, que entrega uma visão completa de KPIs no módulo de finanças.

O software conta ainda com o motor de reservas, que viabiliza vendas por meio de links, diretamente pelo site do seu hotel, WhatsApp e redes sociais, e diversos outros módulos, como:

  • estoque;
  • restaurante e bar;
  • relacionamento com o cliente;
  • projetos personalizados conforme as necessidades do seu negócio.

Experimente grátis agora mesmo e tenha muito mais controle das suas operações, produtividade, indicadores de desempenho com resultados melhores e vendas sem comissões!

Dados da Publicação

Criação: 18 de agosto de 2025 | Última atualização: 21 de agosto de 2025
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