Indicadores de desempenho na hotelaria: quais os principais?
Indicadores de desempenho na hotelaria são métricas que mensuram a eficiência, a rentabilidade e a qualidade dos serviços que um estabelecimento desse segmento oferece. Esses KPIs ajudam os hoteleiros e pousadeiros a tomar decisões mais confiáveis e estratégicas e, por consequência, a aprimorar a experiência dos hóspedes.
Além disso, os KPIs de gestão hoteleira ajudam a identificar oportunidades de melhoria, controlar custos operacionais e aumentar a margem de lucro e tornar o negócio mais competitivo.
Quer entender melhor? Então, siga a leitura e descubra a importância dos indicadores de desempenho na hotelaria, quais são os principais, e como melhorar os KPIs do seu negócio.
Qual a importância dos indicadores de desempenho na hotelaria?
A importância dos indicadores de desempenho na hotelaria está em fornecer dados estratégicos aos hoteleiros. Esses números servem como base para melhorar a eficiência operacional, a satisfação dos hóspedes e a rentabilidade do negócio.
Alguns KPIs, como taxa de ocupação, RevPAR e ADR, ajudam a, por exemplo, definir a precificação correta, controlar melhor os custos e fazer escolhas mais precisas e com mais chances de sucesso.
Também facilitam o acompanhamento de tendências do mercado, otimizam o ajuste de estratégias e promovem um crescimento sustentável para o negócio hoteleiro.
Sugestão de leitura para você: Dicas para agregar muito mais valor ao seu hotel ou pousada
Principais KPIs para gestão hoteleira
Os principais KPIs para gestão hoteleira — e a importância de cada um — são:
Quantidade de diárias
É a informação do número de quartos ocupados por hóspedes. É o número de quartos vendidos mais os quartos oferecidos como cortesia. Sempre é avaliada num certo período como dia, semana ou mês.
Duração média de estadia
É o número médio de diárias vendidas por reserva.
Duração média de estadia = total de diárias em reservas com check-out em um período ÷ número de reservas com check-out neste mesmo período.
Taxa de ocupação
Revela a proporção de quantidade de diárias ou quartos ocupados em relação à quantidade total de acomodações. É importante porque ajuda a mensurar a demanda, otimizar a precificação, planejar a distribuição de recursos humanos e materiais e a avaliar a eficiência do gerenciamento do negócio.
Receita de Hospedagem
É o indicador que mostra o valor total das vendas de diárias. Normalmente, é analisado por competência de estadia. Ou seja, a receita de março refere-se à soma das diárias de março (que foram vendidas em março, mas também em meses anteriores).
Receita de hospedagem = soma do valor de todas as diárias
Receita Total
É o indicador que mostra o valor total das vendas. Similar ao anterior, porém consolida, não apenas as vendas de diárias, e sim todas as vendas incluindo A&Bs, Day Use, multas por cancelamento, etc.
Receita total = soma do valor de todas vendas
Diária média ou ADR (Average Daily Rate)
Este KPI é a tarifa média diária. Indica o valor médio que o estabelecimento cobra dos clientes e é essencial para definir estratégias de precificação.
Para calcular, basta dividir a receita total que o hotel obteve com hospedagens pelo número de quartos ocupados no mesmo período, e aplicar na seguinte fórmula:
ADR = receita de hospedagem ÷ número de quartos ocupados
Por exemplo, se um hotel faturou R$ 10.000 em hospedagens em um dia e teve 20 quartos ocupados, o ADR será: R$ 10.000 ÷ 20 = R$ 500 de tarifa média diária.
RevPAR (Revenue per Available Room)
Trata-se da receita média por quarto disponível. É um indicador de desempenho na hotelaria fundamental para medir a eficiência financeira do negócio (ou seja, a capacidade de gerar receita).
A fórmula é: RevPAR = ADR × taxa de ocupação ou RevPAR = receita de hospedagem ÷ número total de quartos disponíveis.
Veja estes exemplos:
- se o ADR é de R$ 500 e a taxa de ocupação é de 80%, o RevPAR será: R$ 500 × 0,8 = R$ 400;
- na outra fórmula, se a receita foi de R$ 10.000 e o hotel tem 25 quartos, o RevPAR será: R$ 10.000 ÷ 25 = R$ 400.
Entenda mais sobre esse indicador no artigo: Saiba tudo sobre RevPAR
GOPPAR (Gross Operating Profit per Available Room)
O lucro operacional bruto por quarto disponível avalia a lucratividade bruta por espaço e é fundamental para medir a rentabilidade.
Por exemplo, se o hotel teve um lucro operacional bruto de R$ 30.000 em um mês e tem 100 quartos, o GOPPAR será: R$ 30.000 ÷ 100 = R$ 300.
Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Este KPI de gestão hoteleira é responsável por avaliar quanto é necessário investir para atrair um novo hóspede. Trata-se de um indicador importante para melhorar estratégias de marketing e reduzir custos com a captação de clientes.
Índice de satisfação do hóspede
Mede a experiência do cliente com base em avaliações e feedbacks. O resultado ajuda a melhorar estratégias de relacionamento com o público-alvo e a promover a fidelização;
taxa de conversão de reservas: revela a eficiência da equipe de vendas de transformar simples contatos de potenciais hóspedes em vendas.
Índice de retorno de hóspedes
Indica a porcentagem de clientes que retornam ao hotel após uma primeira estadia. Ajuda a analisar critérios como a qualidade dos serviços e o nível de satisfação dos clientes. Pode também ser uma dimensão do indicador de receita, mostrando quantos % da receita vem de hóspedes de primeira reserva e quantos % vem de hóspedes recorrentes.
Antecedência média de compra de reservas
É o número médio de dias de antecipação de compra em relação ao dia do check-in. É fundamental para se fazer a gestão dos canais diretos e indiretos de venda visando reduzir os custos com comissões.
Antecedência média de compra = total de dias de antecipação em relação ao check-in em reservas com check-out em um período ÷ número de reservas com check-out neste mesmo período.
Índice de cancelamento
Como sugere o nome, esse KPI analisa a porcentagem de reservas que os potenciais hóspedes cancelaram. É um parâmetro importante para aprimorar a gestão de disponibilidade e melhorar as políticas de reserva.
Como melhorar os indicadores de desempenho na hotelaria?
Claro que cada KPI ou indicador hoteleiro, “indica” ou mostra como está um aspecto do seu negócio. A lista anterior não tem a pretensão de ser uma lista completa pois cada negócio tem suas particularidades e necessidades de acompanhar com mais atenção certos indicadores.
Da mesma forma, não é possível fazer uma lista ampla sobre como melhorar os indicadores de desempenho na hotelaria. A seguir, você verá uma proposta de um método de gestão baseado em indicadores que vai orientar onde focar sua atenção para obter resultados melhores na hotelaria.
Dividimos, inicialmente, em dois focos: a satisfação dos hóspedes e o resultado financeiro do seu negócio.
Entenda!
1. Conhecer a satisfação dos hóspedes
O primeiro grande desafio de gerenciamento de um hotel ou pousada já estabelecido é garantir a satisfação dos hóspedes atuais e futuros.
A satisfação dos hóspedes é reflexo direto da qualidade da operação hoteleira e, portanto, da atuação das áreas com mais contato com o hóspede como recepção, governança (limpeza e manutenção), restaurante e bar.
Toda a experiência que os clientes vivenciam, desde a pesquisa para encontrar o melhor lugar, a contratação da reserva da hospedagem e a estadia em si, será importante para formar as opiniões sobre o estabelecimento hoteleiro. Por esse motivo, é importante que você se atente a uma série de questões, como:
- garantir a presença do seu hotel ou pousada nas principais redes sociais e sites de pesquisa;
- buscar um bom posicionamento nas pesquisas do Google;
- registrar uma boa ficha no Google Meu Negócio;
- oferecer uma boa experiência de compra, independentemente do canal de venda;
- agilizar o check-in ao máximo;
- ser rápido no check-out e apresentar a conta final de forma clara, precisa e livre de erros;
- saber vender reservas pelo WhatsApp;
- ter um site com DNA vendedor, que apresente as características do estabelecimento com completude e os diferenciais com destaque;
- disponibilizar a habitação no momento correto, com decoração agradável, higienizada e com a configuração que o hóspede deseja;
- ser prestativo no atendimento ao hóspede durante a estadia (preferencialmente, personalizado);
- ter as áreas comuns bem apresentadas, organizadas e limpas;
- solicitar feedback e incentivar avaliações em redes sociais.
Leia também: Veja como a hospitalidade transforma a experiência do hóspede
Como saber se seu hotel ou pousada é bem avaliado?
Propomos que compare concorrentes relevantes na disputa pela escolha do seu público-alvo. Esses negócios podem ser seus vizinhos, estar distribuídos pela cidade, na sua região, ou apenas atenderem ao mesmo público-alvo.
Para fazer essa análise, siga os seguintes passos:
- escolha entre quatro e seis concorrentes;
- tire uma média das avaliações públicas dos concorrentes e de sua propriedade — geralmente, disponíveis em sites especializados, como OTAs, metabuscadores, e no próprio Google. Lembre-se de que o Trip Advisor e o Google têm nota máxima de 5 e o Booking e o Trivago de 10;
- inclua as avaliações de outros sites que sejam muito relevantes para você e seus concorrentes, se houver.
Considere que seu hotel ou pousada é bem avaliado pelos hóspedes se ficar no 1° ou 2° lugar na comparação com quatro concorrentes; ou no 1°, 2° ou 3° lugar se a comparação for com seis concorrentes. Caso não alcance esse resultado, significa que a avaliação dos hóspedes é negativa.
2. Avaliar o resultado financeiro do negócio
O próximo passo para melhorar os KPIs do seu hotel é ter um bom entendimento das finanças do negócio. De forma simplificada, nos concentraremos em avaliar o montante de receitas, despesas e custos de cada período.
Receitas
As áreas Comercial, de Marketing e Vendas são as responsáveis pela geração das receitas. Ou seja, pelos valores originados pelas vendas e que gerarão as entradas monetárias da pousada ou hotel. As principais receitas originam-se da venda de:
- serviços de hospedagem e outros serviços, como day use, office room, e eventuais adicionais, como café da manhã e kits de decoração;
- serviços de organização de eventos;
- produtos de frigobar, do restaurante e de itens diversos, como as lembrancinhas.
Inclui também receitas, como as:
- esporádicas (não recorrentes), a exemplo da venda de ativos;
- não operacionais, como multas por cancelamento de reservas e rentabilidade de aplicações.
Para a maioria dos hotéis e pousadas, a análise das receitas dos três primeiros itens compreenderá um percentual bem alto do total de receitas.
Despesas e Custos
É a soma de tudo aquilo que foi necessário adquirir ou comprar para sustentar a operação do hotel. São todas saídas monetárias da pousada ou hotel. As principais derivam de:
- mão de obra, inclusive o pró-labore dos sócios;
- contas de consumo, como luz, gás, telefone, TV a cabo/satélite e internet;
- compra de materiais para uso interno, a exemplo de matérias-primas para a cozinha e restaurante e produtos de limpeza;
- gastos com lavanderia;
- manutenção predial e de móveis;
- eventuais aluguéis e financiamentos;
- impostos.
Sugestão de leitura para você: Despesa e custo na hotelaria: veja diferenças e otimize a gestão
A análise das receitas, despesas e custos mostra qual a saúde financeira da operação. Se as receitas forem maiores que as despesas e os custos, há lucro. Caso contrário, há déficit.
Assim, ao combinar resultados das receitas, despesas e custos, a classificação da situação monetária do seu negócio pode ser:
- saúde ótima;
- carência financeira;
- carência na qualidade do serviço prestado;
- carência geral.
3. Onde colocar foco para melhorar os indicadores hoteleiros
A partir do momento em que você conhece a Satisfação dos Hóspedes e tem uma análise financeira, você tem um direcionamento para em quais áreas colocar foco.
A tabela mostra o foco necessário em cada situação:
- Avaliação negativa (Insatisfação dos hóspedes) + Déficit: Necessidade de revisão das principais áreas do negócio;
- Avaliação positiva + Déficit: Foco na área comercial e em produtividade operacional;
- Avaliação negativa (Insatisfação dos hóspedes) + Lucro: Foco na estrutura e no atendimento; e
- Avaliação positiva + Lucro: Melhoria contínua.
Com esta abordagem, ainda que passível de aprofundamento e melhorias, você passa a ter um método de gestão de hoteleira baseado em indicadores. Se praticado constantemente, este método trará processos e sistematização na abordagem da gestão hoteleira.
A gestão hoteleira não é apenas cuidar da operação mas sim cuidar da sustentabilidade e buscar o fortalecimento do negócio.
Dica extra para melhorar os KPIs na hotelaria: conte com o FastHotel
Além desses passos principais, sugerimos também que você otimize os processos operacionais por meio da implementação de novas tecnologias, como o software FastHotel, que entrega uma visão completa de KPIs no módulo de finanças.
O software conta ainda com o motor de reservas, que viabiliza vendas por meio de links, diretamente pelo site do seu hotel, WhatsApp e redes sociais, e diversos outros módulos, como:
- estoque;
- restaurante e bar;
- relacionamento com o cliente;
- projetos personalizados conforme as necessidades do seu negócio.
Experimente grátis agora mesmo e tenha muito mais controle das suas operações, produtividade, indicadores de desempenho com resultados melhores e vendas sem comissões!
Dados da Publicação