Como montar uma Pousada

Abrir uma Pousada é um sonho que, muitas vezes é encarado como uma vontade de quem quer abandonar o “trabalho de escritório” e viver uma vida mais tranquila e descompromissada. É verdade. Ter uma pousada pode melhorar a qualidade de vida de forma muito importante, mas uma Pousada é um negócio como qualquer outro e deve ser levado muito a sério. Por isso é importante saber o que é necessário para a abertura e como levá-la adiante. É imprescindível ter um plano de negócios com: análise do mercado em que irá atuar, concorrência, público-alvo, dentre outros aspectos. Neste artigo preparamos dicas importantes para você estruturar seu plano de negócios e realizar o seu sonho de uma pousada com prazer e qualidade de vida.

Estratégia Comercial e Planejamento

Inicialmente, deve-se efetuar um estudo de viabilidade para definir a localidade de seu negócio. Algumas regiões ou cidades possuem um turismo mais desenvolvido e por isso atraem visitantes quase que naturalmente. Isso pode reduzir a complexidade de marketing, já que você não terá que investir no marketing do destino, e facilitar a contratação de pessoal ou de empresas especializadas no ramo. Porém, provavelmente, o custo de aquisição de terreno ou de um empreendimento já existente deverá ser alto e a concorrência estará mais fortemente estabelecida. Por outro lado, atuar em um mercado inédito ou de turismo pouco desenvolvido, exigirá um investimento menor em estrutura, o que pode lhe possibilitar adicionar itens de conforto e/ou diversão que serão artifícios de marketing constantes. É necessário avaliar todos os prós e contras.

Na sequência, deve-se definir seu público-alvo: qual a média de idade dele? Quais suas características socioculturais? Que tipo de viajantes são: famílias, casais, grupos jovens, idosos, pessoas à negócios? Cada um desses viajantes tem necessidades diferentes, por isso a importância de definir e incluir em seu planejamento o que é necessário para seu público prioritário em termos de espaço, comodidade e segurança. Ao analisar seu público-alvo prioritário, você tem condições de definir o que oferecer a eles em termos de serviço e o que precisa planejar em termos de estrutura.

Em relação aos serviços oferecidos, conheça a fundo seu público-alvo antes de defini-los. Se, por exemplo, seu público-alvo for idosos, em geral, eles possuem o hábito de acordar cedo, o horário do café da manhã precisa ser estabelecido para iniciar antes que acordem, não precisando estendê-lo até muito tarde. Agora, se seu público for casais ou famílias, será de bom tom você estender o horário de seu café da manhã para atender a todos, inclusive aqueles que preferem descansar e acordar mais tarde. Se for viajantes interessados em turismo de aventura, além de disponibilizar o café da manhã logo nas primeiras horas do dia (ao menos uma sacolinha descartável com uma bebida pronta, frutas e uma barra de cereais), você precisa oferecer alimentos que agradem o pessoal mais natural ou fitness.

Ainda em relação a serviços, você deve definir que entretenimento você irá oferecer ao seu público-alvo:

  • se famílias, monitores que ofereçam atividades para as crianças, assim os pais podem ter momentos de descanso;
  • se casais, pode oferecer serviço de SPA com massagens relaxantes;
  • se idosos, planeje atividades internas e faça parcerias para oferecer passeios externos;
  • se turista de aventura, utilize também parcerias para oferecer atividades esportivas ou junto à natureza; e
  • se turistas corporativos, ofereça academia bem equipada e internet banda larga.

Ao definir seu público-alvo e os serviços que serão oferecidos, você terá condições de planejar melhor o projeto construtivo prevendo para, dependendo se seu público principal, contemplar espaços e acabamentos diferenciado para eles, como por exemplo: espaço kids para as crianças, pisos antiderrapantes e acessibilidade para os idosos e espaço de trabalho para o público que viaja a negócios. Veremos mais profundamente sobre isso no item “Estrutura” mais abaixo. É importante analisar seus concorrentes e oferecer diferenciais que eles não ofereçam.

Agora, você terá condições de definir a categoria de seus quartos. Oferecer um único tipo de quarto pode facilitar a operação, mas limitará o público-alvo. Ter uma oferta mais ampla, por outro lado, permitirá criar variações de tarifas que atrairão um público mais variado. Mas não exagere nessa estratégia pois é muito difícil ter áreas comuns e serviços que gerem satisfação em públicos com características sociais, econômicas e culturais muito distintas. Além disso, você tem que diferenciar suas acomodações das de seus concorrentes, oferecendo um serviço de hospedagem (que é o conjunto composto pelo tipo de quarto, refeições inclusas, estacionamento, internet, qualidade das áreas comuns etc.) superior a um preço justo ou planejando uma estratégia mais agressiva de oferecer um serviço de hospedagem similar com tarifas mais baixas.

Por fim, considere também oferecer algo inédito na região, como por exemplo, o que fez o Hotel Ibis ao criar um modelo com pouquíssimos serviços inclusos e tarifas supereconômicas. Você também pode se diferenciar determinando uma âncora de encantamento na sua Pousada, definindo-a, por exemplo, como sendo uma Pousada temática e focar totalmente na decoração e atrativos com o tema escolhido; pode focar na beleza da arquitetura, seja a já existente, seja em algo a ser criado na reforma/construção; pode ser a excelência no atendimento com atenção diferenciada ao hóspede. Invista na âncora determinada, foque nela na divulgação de sua Pousada e se diferencie frente à concorrência.

Dado isso, será possível definir a precificação de seus quartos. Veja em que categoria sua Pousada se encaixará, compare com os concorrentes, veja seus diferenciais e determine preços justos e competitivos. Lembre-se que ao procurar hospedagens o viajante também fará uma pesquisa muito similar a essa. E, com as tarifas desejadas definidas, é possível estimar a receita da Pousada.

Lembre-se que dependendo do tipo de Pousada e localização ela pode sofrer os efeitos da sazonalidade. Programe-se para que as entradas da alta temporada ajudem a cobrir os custos da Pousada na baixa temporada. Lembre-se que sua estrutura e seus diferenciais podem atrair os hóspedes na baixa temporada. Sua Pousada aceitará pets? Se sim, que tal fazer um fim de semana com algum evento voltado para os pets e seus donos? Ou abra sua cozinha e ofereça um curso gastronômico para hóspedes. Use sua criatividade!

Bom, nesse momento, seu negócio deixou de ser um “Pousada” e tornou-se uma “Pousada Premium” para grupos de amigos, jovens casais, aventureiros interessados em atividades ao ar livre durante o dia e bares com música ao vivo à noite na Serra da Mantiqueira. Este é um exemplo um pouco mais específico para definir um capital a ser investido, a origem e o custo desse recurso: empréstimo bancário, recursos próprios ou de investidores.

A estratégia comercial definida acima é fundamental para evitar decisões erradas nessa jornada. Ela não serve somente para o planejamento inicial de abertura da Pousada. Todas as ações posteriores de gestão deverão sempre seguir a estratégia e o projeto planejados. E, quando tiver indicadores que mostrem que a estratégia está errada, repense, faça experimentos, replaneje, atualize sua estratégia e volte a segui-la fielmente.

Escolha e Compra do Terreno

Aprofundando no aspecto construtivo de sua nova Pousada, vamos falar um pouco sobre a escolha e a compra do terreno.

Uma vez já definida a localidade é muito importante ser coerente com seu planejamento. Como vimos no tópico anterior, você terá que decidir por um local de turismo estruturado ou uma nova opção a oferecer, mas em qualquer situação o destino deve ser interessante. Pouco adianta uma Pousada com uma estrutura física espetacular, mas em um destino pouco atraente para os viajantes. Se a sua Pousada for de lazer, tente ficar próximo aos pontos de interesse dos turistas, como praias, locais de passeios, matas, cachoeiras, entre outros; se sua Pousada for urbana, procure ficar próximo à rodoviárias, restaurantes, centros de compras, museus e outros locais adequados ao seu público-alvo.

A compra do seu terreno deve, ainda, condizer com o tamanho planejado em seu projeto de Pousada e obedecer ao modelo de gestão que pretende executar. Tenha coerência entre o sistema de operação e o tamanho de seu negócio. É importante ter em mente que o faturamento de uma Pousada é totalmente dependente do número de quartos, mas lembre-se que, quanto maior o número de quartos você precisará também de uma estrutura maior e deverá levar em consideração as instalações físicas, como caixas d’agua e caldeiras; dimensionamento de espaços, como áreas comuns, de lazer e cozinha/restaurante; quantidade de funcionários para dar o aporte necessário aos serviços e até mesmo a implantação de funções que, normalmente não existem em Pousadas de porte menor, como por exemplo, manobristas para acomodar os carros dos hóspedes em um estacionamento.

Estrutura

Tanto se for construir ou aproveitar um imóvel já existente, você deve planejar uma infraestrutura que atenda de maneira adequada os hóspedes e a rotina de serviço de seus funcionários, ou seja, não se limite a pensar no óbvio que são os quartos e áreas comuns. Pense também como serão os acessos para a equipe de governança (camareiras e manutenção), se terá elevador social e se sim, avalie se também é necessário ter um de serviço. Defina o local a ser destinado a depósito de materiais de limpeza, manutenção e enxoval. Caso a distância a ser percorrida entre o depósito e a estrutura principal seja grande, será interessante ter um mini depósito em um lugar mais acessível para armazenamento secundário dos produtos. Se sua Pousada for formada de chalés ou blocos separados, planeje também quais serão os caminhos que poderão ser percorridos pelos hóspedes e pelos funcionários, neste planejamento, não se esqueça dos dias de chuva.

Ao definir seu público-alvo na fase da elaboração da estratégia comercial, você viu que o planejamento da estrutura física de sua Pousada deve considerar o espaço, comodidade e segurança de seu público prioritário.

Portanto, se seu público principal for famílias com crianças:

  • Tenha um espaço kids e/ou playground com brinquedos e equipamentos para entretenimento;
  • Tenha um espaço para uma “copinha da mamãe” para atender mais facilmente as necessidades dos bebês;
  • Se possuir piscina, considere uma piscina rasa para as crianças;
  • Garanta que todos os espaços sejam seguros, com guarda corpos altos e redes de proteção.

Caso seu público principal seja idosos, a segurança também é item primordial. Considere:

  • Pisos antiderrapantes;
  • Banheiros com barra de apoio nos chuveiros;
  • Adequação as normas de acessibilidade geral às dependências da Pousada (considerando também, é claro, os portadores de necessidades especiais).

Se seu público for de viajantes à negócio, invista em:

  • Espaços individuais para trabalho;
  • Lounge destinado a apresentações, reuniões e networking;
  • Estrutura para trabalhos de impressão e itens básicos de papelaria;
  • Internet de alta-velocidade.

Pela classificação socioeconômica de seus hóspedes, você saberá se eles terão funcionários como babás e motoristas dormindo na Pousada. Se sim, destine espaços adequados e que tragam conforto tanto para seu hóspede quanto para eventuais funcionários.

Ao definir as estruturas, verifique também se os equipamentos necessários ao bom funcionamento da Pousada são de baixa manutenção. Leve em consideração se a região oferece empresas e/ou profissionais capacitados para manutenção de seu equipamento.

Mobiliário, Decoração e itens de conforto

Essa é a hora de colocar seus toques neste sonho… Depois da fase de construção ou reforma, chega a hora de equipar, mobiliar e decorar sua Pousada. Otimizar os espaços e apresentá-los de forma atrativa aos hóspedes será seu maior desafio nesta fase. Seguir uma mesma linguagem na decoração é importante para criar a identidade de sua Pousada que será única e se feita com carinho e preocupação nos mínimos detalhes, será determinante para a fidelização de seus hóspedes. Lembre-se que em seu planejamento estratégico você definiu seu público-alvo e sua âncora de encantamento, portanto toda a parte de mobiliário e decoração de sua Pousada deverá estar alinhada a esse planejamento.

Capriche no interior de sua Pousada, oferecendo áreas de convivência que agradem seu público-alvo com sofás e poltronas confortáveis e itens de decoração que sigam o definido no planejamento. Se sua Pousada for em meio à natureza, é interessante mobiliário e decoração mais rústicos; se sua Pousada for urbana, o mobiliário e decoração podem ter um estilo mais contemporâneo. Use elementos que ressaltem o estilo de sua Pousada. Além da beleza, pense também na durabilidade. Lembre-se que o fluxo de uma Pousada é alto, portanto o material dos móveis escolhidos deve ser de alta qualidade e baixa manutenção.

Outro ponto importante nesta fase é a escolha dos enxovais de cama e banho e isso é de suma importância. Eles devem sempre estar impecáveis. Ao planejar a compra do enxoval de sua Pousada, defina se irá usar os mais caros que tem maior durabilidade ou os mais baratos que precisam ser trocados com mais frequência. Alinhe a sua escolha à sua lavanderia que poderá ser própria ou terceirizada, mas de qualquer maneira, deverá estar apta a lidar com os materiais escolhidos sem danificá-los.

Um ponto delicado na montagem dos quartos é a escolha do colchão. Como determinar a preferência de seus hóspedes antes de abrir a Pousada? Esta é uma tarefa bem difícil, assim, se possível, opte pelos colchões com uma face mais mole e outra mais dura, desta forma terá mais possibilidades de oferecer uma boa experiência a um maior número de hóspedes.

Atente-se também ao conforto e segurança dos banheiros, opte por pisos antiderrapantes minimizando os riscos de acidentes, chuveiros de fácil uso e manutenção, pias com bancadas, este é um conforto importante para o hóspede organizar-se e viver a experiência em sua Pousada com prazer em cada detalhe.

Esta fase é o momento crucial de investir em itens que lhe possibilite um atendimento diferenciado, tornando sua pousada um destino frequente aos seus hóspedes e uma indicação constante a novos hóspedes. Lembre-se, um cliente satisfeito é a manutenção mais eficiente do seu marketing. Não economize nestes detalhes.

Dê, ainda, uma atenção especial aos itens de conforto nos quartos, como: ar-condicionado, aquecedor, frigobar, TV de tela plana com TV a cabo, dentre outros itens. Internet wi-fi em toda a Pousada é item essencial atualmente.

Alimentação

Este item é de fundamental importância. É imprescindível oferecer, no mínimo o café da manhã em sua pousada. Defina um cardápio com itens básicos como: pães, frios, frutas, café, leite, suco de frutas e inclua itens diferenciados que vão possibilitar um momento de prazer a seus hóspedes, como: bolos, rabanadas, frutas típicas da região, iogurtes, entre outros. Lembre-se, ainda, de que, dependendo do seu público-alvo este café da manhã deverá sofrer adequações. Por exemplo: se sua pousada é voltada para clientes de turismo de aventura ou mesmo para o público que vai a trabalho é legal oferecer um cardápio alternativo com produtos naturais, granolas, açaí, tapiocas e outros itens que agrada estes públicos. Em qualquer situação que se encaixe sua pousada, é muito importante tratar esta parte de sua estrutura com muito carinho, pois a experiência gastronômica em um determinado lugar é determinante para a lembrança. Faça com que, para os seus hóspedes, seja sempre uma lembrança positiva. Dependendo do tamanho de sua pousada e da sua estrutura voltada para área alimentícia, você poderá, ainda, investir em um restaurante que poderá ser aberto ao público. Isto exigirá um investimento maior equipamentos e mão de obra, mas além de aumentar seu lucro, ainda, aumentará a visibilidade de sua pousada. Esta é uma decisão que merece muita atenção e um planejamento de estrutura, organização e administração bem edificados. É importante que a área destinada a este restaurante não seja invasiva aos seus hóspedes, comprometendo a experiência de tranquilidade que eles buscam.

Atendimento

O atendimento é um dos pontos críticos quando falamos de serviços. Por isso, é importante, desde antes da inauguração de sua Pousada, treinar o pessoal de gerência/governança, limpeza e manutenção para um atendimento cortês e encantador. Os funcionários devem ser altamente qualificados, e além dos conhecimentos técnicos, é importante que tenham boa apresentação pessoal, urbanidade, cortesia no atendimento e que auxiliem na construção da imagem da sua Pousada como sendo um local de acolhimento e conforto. Uma boa relação com os hóspedes, até mesmo ao lidar com reclamações, é essencial.

Quanto aos serviços, será necessário definir quais serão executados por funcionários próprios e quais serão terceirizados. Tem-se a visão que a terceirização diminui os custos mensais para a Pousada, mas existem outros pontos relevantes a se considerar: qual a oferta de serviços terceirizados, qualidade do serviços prestados, treinamento, capacidade de atendimento em momentos de pico, capacidade de reposição de mão-de-obra faltante, investimentos necessários para o desenvolvimento de uma estrutura interna, esforço e custo para a reversão da decisão, dentre outros, Assim, a opção pela terceirização deve ser feita após uma análise detalhada de todos os fatores relevantes. Atualmente, as funções mais comumente terceirizadas são segurança, lavagem de enxoval, manobra de carros e limpeza.

Por exemplo, se a estrutura física da Pousada não dispuser de espaço para uma boa lavanderia ou, mesmo havendo espaço, se não houver recurso financeiro para a aquisição de maquinário, essa será uma terceirização inevitável. Por outro lado, para as funções chave da Pousada, principalmente àquelas que lidam diretamente com o hóspede, recomenda-se funcionários próprios pois é necessário muito treinamento, desenvolvimento de sensibilidade, proximidade e um acompanhamento muito próximo do gerente ou proprietário que nem sempre é possível com funcionários terceirizados. Ou seja, caso opte por não terceirizar sua mão de obra, não hesite em investir em treinamentos que dê aos seus funcionários, não só a capacitação necessária, como também o sentimento de valorização que o levará a trabalhar com alegria e prazer, tornando o ambiente de sua Pousada, naturalmente agradável. Não se esqueça que a qualidade do capital humano é determinante.

Marketing e Vendas

É importante traçar uma boa estratégia para divulgação de sua Pousada. Em tempos em que a maioria da população está conectada à internet, é primordial que você esteja lá. Um site próprio é um dos itens mais importantes para oferecer um canal de vendas próprias. Tenha um site com DNA Vendedor, visual moderno, boas fotos da Pousada e informações detalhadas sobre a hospedagem. Para garantir a qualidade necessária de seu site, você deve procurar uma empresa especializada e com experiência no mercado hoteleiro.

Depois do site, o item de maior importância é o Marketing Digital, que é o que vai tornar sua Pousada conhecida e impulsionar seus resultados. Para trazer visibilidade ao seu site, são usadas técnicas de SEO para melhorar seu posicionamento no Google, devendo também investir em mídia paga, o Adwords. Capte informações de seus clientes atuais e potenciais e use e-mail marketing para lembrá-los de sua Pousada e fidelizá-los. Tenha perfis para sua Pousada nas principais redes sociais e interaja com os usuários, podendo aumentar sua visibilidade na rede através do Facebook Ads, por exemplo. Tendo em vista que são várias ações coordenadas, é importante que você tenha ajuda de profissionais experientes, que trarão bons resultados ao seu negócio.

Tenha presença nas agências online (OTA’s – Online Travel Agencies) como Booking e Decolar, mas determine o quanto de investimento será destinado a alavancar as vendas próprias e o quanto ficará na dependência dos canais de venda. Lembre-se que esse é um ponto que tem que ter avaliação constante, para que sua Pousada se beneficie da melhor forma. Se tiver dificuldades nessa área, você pode contar com uma consultoria especializada no ramo hoteleiro.

E apesar de boa parte dos clientes estarem na internet, não deve ser deixado de lado a divulgação na mídia tradicional como jornais e revistas para divulgação e fortalecimento da marca.

Gestão Hoteleira e Sistema de Gestão Hoteleira

Para fazer a gestão de uma Pousada é preciso executar e monitorar os processos principais de seu negócio: reservas, check-in, gestão de conta, check-out, governança (limpeza e manutenção), gestão financeira, controle de estoque, dentre outros.

Para se ter uma visão geral de todos esses processos em tempo real, é importante ter um bom Programa de Hotéis ou PMS (Property Management System). É através de um Software de Gestão que você terá o panorama completo de tudo o que acontece na sua Pousada, tendo condições de melhorar a organização de sua equipe, o fluxo de trabalho e tomar decisões de forma mais eficiente. Este é um recurso essencial para otimização de sua Gestão Hoteleira.

Se você não conhece uma boa ferramenta de gestão ou se ainda não teve oportunidade de se aprofundar, não perca mais tempo. O FastHotel é um o Sistema de Gestão Hoteleira fácil de usar, intuitivo, moderno e online que atenderá suas necessidades:

Hospedagem

  • Painéis Exclusivos
  • Reserva, Check-in, Conta do Hóspede, Check-out
  • Pré Check-in Online
  • Gestão de Clientes
  • Transferência de contas entre quartos
  • Gestão da Governança com Criação Automática de Serviços de Camareira

 

Gestão Financeira

  • Visão completa da Receita
  • Cálculo da comissão das agências e taxa dos meios de pagamento
  • Contas a Receber (título, liquidação e renegociação)
  • Conciliação de contas bancárias
  • Gestão do Caixa (suprimento de troco, sangria e fechamento)
  • Lançamento de Despesas e Contas a Pagar em breve

 

Controle de Estoque

  • Determinação de Produtos Estocáveis
  • Baixa automática de Produtos consumidos pelos hóspedes
  • Movimentação de Produtos entre Depósitos
  • Entradas de Produtos nos recebimentos de compras
  • Ajustes de inventário
  • Saldo e Movimentações em várias unidades de medida: caixa, Kg, litro, etc…

 

Conheça todas as funcionalidades essenciais para seu novo negócio.

13 dez 17 | Top Posts

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