Quais as principais atribuições de um recepcionista?

Ele não está na linha de frente apenas para dar as boas-vindas, organizar o check-in e realizar o check-out dos hóspedes. O recepcionista é figura chave em um hotel, pois é a primeira pessoa procurada pelo cliente em situações diversas. É o profissional quem auxilia os visitantes quanto a pontos turísticos da região, acerca dos serviços prestados pelo hotel e na resolução de possíveis problemas que possam surgir durante a hospedagem.

 

É um profissional de atendimento, que precisa estar apto a atender aos mais diversos tipos de demandas com o objetivo de gerar a satisfação do hóspede e para contribuir com sugestões de melhoria dos serviços com base na percepção diária.

Atrás dos bastidores

Para além do atendimento no balcão, que inclui tarefas de qualquer recepcionista, como o atendimento telefônico, o recebimento e direcionamento das pessoas e a gestão das correspondências, o recepcionista de hotel ainda faz a gestão de todos os pedidos e sistemas de reserva – lidando com pagamentos e cancelamentos.

O profissional precisa estar atento e conhecer bem todos os mecanismos de funcionamento do estabelecimento, pois também precisará fazer o controle dos materiais da recepção, do fluxo de clientes e acompanhar os serviços de governança. É ainda o recepcionista quem lança débitos e faz o acerto de contas durante o check-out.

Por isso, a recepção muitas vezes é chamada de coração da hotelaria – já que faz a ponte entre os hóspedes e todos os outros serviços internos e externos.

Habilidades importantes para um recepcionista

Proatividade deve ser uma das principais características buscadas em um recepcionista de hotel. Afinal, o profissional precisará resolver problemas de maneira imediata, passando segurança para os hóspedes. É um trabalho que exige dinamismo e uma ótima capacidade de organização e comunicação interpessoal – já que deverá buscar sempre a melhor solução para atender ao cliente.

Além disso, ter uma boa memória, pontualidade, discrição e ser responsável no desenvolvimento das tarefas são fatores cruciais para desenvolver um bom trabalho à frente da recepção de um hotel.

É necessário ter formação específica?

Em princípio, não. Com bons treinamentos, é possível ter um excelente profissional à frente da recepção do seu hotel. Por um lado, o curso superior pode não ser fundamental, mas é importante buscar qualificações dentro do setor de hotelaria. Afinal, o recepcionista fará o atendimento direto ao cliente, gerenciará pagamentos e, em muitos casos, precisará se comunicar em inglês. Por isso, algumas competências são essenciais e já existem cursos especializados, até mesmo à distância, para contribuir para a formação do empregado.

E o concierge?

Em hotéis maiores, muitas vezes os gestores optam por dividir a recepção em dois setores. Um mais focado nas tarefas administrativas, como o gerenciamento do check-in e check-out, e outra mais voltada para um atendimento personalizado do cliente. É aí que entra a figura do concierge, um profissional dedicado a atender todas as necessidades dos hóspedes, dando atenção exclusiva. Em alguns estabelecimentos, essas subáreas da recepção também são chamadas de front-office e back-office.

Conclusão

O recepcionista é um dos profissionais mais importantes de um Hotel ou Pousada. Ele é responsável pelo atendimento direto dos hóspedes e sua performance influenciará significativamente nas avaliações que serão realizadas posteriormente. Além disso, o recepcionista passará boa parte de seu tempo utilizando o Sistema de Gestão Hoteleira adotado em seu Hotel ou Pousada.
Então, é dever de todo Gerente ou Proprietário oferecer a eles um sistema de uso muito fácil, com design incrível e atendimento de primeira. Solicite uma demonstração do FastHotel: simplifique, agilize e facilite a rotina de um dos profissionais mais relevantes do seu Hotel, Pousada ou Hostel.

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Dados da Publicação

Criação: 27 de dezembro de 2018 | Última atualização: 17 de julho de 2022
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