Deveres e qualidades principais de um gerente de Hotel

O gerente tem papel fundamental no bom andamento de um Hotel ou Pousada. Ele orienta e supervisiona o trabalho da equipe, dando suporte à todas as áreas. É uma função de gestão e, muitas vezes, é exercida pelo próprio dono do estabelecimento. Independentemente de ser exercida pelo proprietário ou por funcionário contratado, é importante ter conhecimento dos requisitos e atribuições desse cargo.

Características desejadas em um gerente hoteleiro

Experiência em gestão hoteleira

Por lidar com toda a gestão de Hotéis e Pousadas, é importante que o gerente já tenha vivência nessa área, com formação superior ou pleno domínio de todos os processos administrativos, financeiros e gestão de pessoas. É de sua responsabilidade saber informações sobre salários dos profissionais contratados, técnicas de precificação, distribuição de verbas entre os departamentos, dentre outras atribuições, por isso é importante que o gerente esteja sempre atualizado sobre as melhores práticas de gestão hoteleira.

Conhecimentos em informática e tecnologia em geral

A tecnologia vem avançando e sendo cada vez mais usada na hotelaria, por isso, um gerente precisa ter conhecimentos de informática e de softwares hoteleiros (programa de check-in, programa de check-out e sistema de gestão hoteleira, que é o mais completo e muitos conhecem por PMS ou ERP para Hotéis). E como novidades sempre aparecem nessa área, o gerente precisa estar sempre atualizado, indicando melhorias quando julgar que os sistemas e equipamentos utilizados estão ficando obsoletos.

Boa comunicação

O gerente de Hotel ou Pousada precisa se comunicar corretamente e de forma clara com as pessoas com quem ele lida diariamente. A comunicação precisa ser gramaticalmente correta, com bom tom e velocidade de voz para que seja bem entendido por seu interlocutor, pois muitas vezes precisará se comunicar com estrangeiros que não dominam muito bem nossa língua. Por esse motivo, é desejável que o gerente domine outros idiomas, como o inglês e o espanhol para melhor comunicação com os estrangeiros.

Habilidade em atendimento ao público

O gerente lidará diariamente com os hóspedes, por isso é importante ter uma boa habilidade no atendimento ao público. Receber os hóspedes sempre de forma gentil, ter empatia quando eles se queixam de alguma coisa, atender sempre de forma eficiente e ter jogo de cintura para solicitações “fora do padrão” são algumas das características desejáveis.

Capacidade de trabalhar em equipe

Um gerente supervisiona equipes, por isso, deve ter espírito de liderança e capacidade de trabalhar em grupo e treinar sua equipe. Ele é o responsável pela interligação entre os departamentos, fazendo com que tudo funcione perfeitamente. Ter uma boa relação com a equipe fazendo elogios e críticas construtivas, quando necessário, também é importante para o bom andamento do trabalho. Lembre-se que um gerente que respeita sua equipe, será por eles respeitado.

Habilidade na solução de conflitos

O gerente deve ter habilidade no gerenciamento de conflitos, tanto com hóspedes, como com funcionários e prestadores de serviço. Deve saber manter a calma, ouvir os envolvidos e propor soluções satisfatórias tanto para a pessoa que se queixa, quanto para a imagem do Hotel ou Pousada.

Responsabilidades do gerente de Hotel

É responsabilidade do gerente de Hotéis e Pousadas:

  • Administrar as finanças do estabelecimento;
  • Determinar a política de tarifas, estudando a melhor precificação para cada época do ano;
  • Cuidar do quadro de funcionários, contratando, treinando e demitindo quando necessário;
  • Gerenciar os departamentos verificando o cumprimento de suas obrigações;
  • Contratar e supervisionar os fornecedores e entrega de materiais;
  • Supervisionar a área gastronômica do hotel, quando houver, zelando pelo padrão de qualidade e higiene;
  • Coordenar e supervisionar os serviços oferecidos aos clientes, desde a recepção até as acomodações, alimentação, lazer, passeios, etc.;
  • Pensar nas estratégias de marketing e de captação de clientes, contratando empresas especializadas na área;
  • Fazer divulgação do estabelecimento e manter contato com agências de turismo;
  • Coordenar a preparação do Hotel ou Pousada para eventos, feiras, convenções e congressos;
  • Verificar o índice de satisfação dos hóspedes;
  • Demonstrar aos proprietários as necessidades de aumento de investimento em pessoal, reformas, publicidade, troca de enxovais, etc.

Funções do gerente de Hotel

São funções básicas de um gerente de Hotel:

  • Planejamento geral das atividades rotineiras e sua execução;
  • Gestão dos funcionários;
  • Controle e planejamento financeiro;
  • Avaliação de resultados;

Para que o gerente tenha condições de executar suas funções com eficiência, é preciso que ele tenha condição de ter uma visão geral do negócio. Para ajudá-lo com essa responsabilidade, um programa de gestão hoteleira (PMS) é essencial, pois permite a visão geral da situação do Hotel ou Pousada a cada minuto, o que agiliza a tomada de decisões e melhora o fluxo de trabalho.

O “FastHotel” facilita as atividades de:

  • front-desk (recepção): cadastro de clientes, criação de reservas com tarifas calculadas pelo sistema, check-in, conta do hóspede e check-out.
  • governança: gestão automatizada dos serviços de camareira e programação dos serviços de manutenção.
  • back-office e gerência: relatórios gerenciais que ajudam no acompanhamento das despesas (e, portanto, dos itens consumidos) dos hóspedes, no controle dos pagamentos, na avaliação de motivos de ações como descontos oferecidos, arredondamentos de conta, check-out tardio, dentre outros.
  • Além disso, proporciona uma visão ampla de atualizada ao gerente que terá mais condições de verificar se o planejamento estratégico está apresentando o retorno necessário, se a operação tem transcorrido sem problemas e onde exatamente atuar para conseguir melhorias.

    Habilidades desejadas em um gerente hoteleiro

    Sendo o gerente de Hotel um profissional multitarefas, com um grande número de responsabilidades e funções, espera-se que ele tenha determinadas habilidade para conseguir dar um bom andamento ao seu trabalho.

    Ele deve ter habilidade conceitual, pois precisará verificar e interpretar dados constantemente e, com base neles, determinar as ações necessárias

    Deve ter habilidade interpessoal, pois estará interagindo com hóspedes e funcionários de todos os tipos: do mais novo ao mais velho, do mais flexível ao mais rígido, devendo saber sempre como atendê-los da melhor forma.

    É desejável também habilidade administrativa conseguindo identificar e solucionar as demandas do dia a dia do Hotel.
    Por fim, tendo em vista que o gerente cuida da gestão do Hotel como um todo, ele também deve ter habilidade técnica para identificar e buscar soluções pra eventuais problemas operacionais do negócio.

    Salário médio

    O salário de um gerente hoteleiro depende de vários fatores: tamanho do estabelecimento, localização, formação e experiência do candidato.
    Segundo pesquisas de mercado, o salário desse profissional começa em R$ 4.500,00 e pode chegar a cerca de R$ 14.000,00

    Conclusão

    Por todo exposto, o Gerente Hoteleiro é um profissional de suma importância e com muitas responsabilidades, por isso a importância de se contratar o profissional certo ou, se você for o proprietário e exercer essa função, se capacitar para garantir o sucesso de seu negócio.

    Um bom Gerente é o melhor caminho para garantir máxima eficiência na operação, reduzindo os custos e aumentando a satisfação dos clientes.

    A competência do Gerente é garantia de lucros maiores. Este profissional é um investimento que realmente vale a pena.

    O FastHotel é um software que entende e valoriza o trabalho desses profissionais e, portanto, desenvolve funcionalidades para facilitar e enriquecer as atividades de gestão. Conheça as funcionalidades.

    1 fev 18 | Blog

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