O que é UH na hotelaria? Entenda como gerenciar para vender mais
Hoteleiros e pousadeiros precisam conhecer termos específicos do setor, como o que é UH na hotelaria, para ter uma gestão de alto nível.
Isso porque se trata de um dos conceitos mais importantes para a administração de inventário e vendas, pois influencia desde a precificação até a experiência do cliente.
Neste artigo, você vai entender o que é UH na hotelaria, seus principais tipos e como o gerenciamento eficiente dessas unidades pode aumentar a ocupação e a lucratividade do seu negócio.
Aqui, você terá uma visão clara sobre como transformar esse conhecimento em vantagem competitiva, otimizar operações e melhorar a tomada de decisões. Se o seu objetivo é vender mais, entender a estrutura e o funcionamento das UHs é o primeiro passo. Vamos lá?!
O que é UH na hotelaria?
O Decreto nº 7.381/2010 define a unidade habitacional (UH) como um “espaço atingível a partir das áreas principais de circulação comuns do estabelecimento, destinado à utilização pelo hóspede, para seu bem-estar, higiene e repouso”.
Ou seja, UH representa os quartos, suítes, apartamentos, chalés, bangalôs e cabanas, de um hotel e em outros meios de hospedagem. De modo geral, inclui desde um quarto padrão até suítes de luxo ou acomodações compartilhadas.
Na prática, cada unidade representa uma oportunidade de receita. É por isso que compreender o significado de UHs vai muito além da teoria: influencia diretamente o controle de inventário, a gestão de tarifas e a organização operacional.
Por exemplo, saber exatamente quantas UHs estão disponíveis, ocupadas ou em manutenção é crucial para uma gestão eficiente e estratégica.
Além disso, entender o conceito ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, adaptar a oferta conforme o perfil do hóspede e maximizar a ocupação.
Principais tipos de UH na hotelaria
Nos hotéis, as Unidades Habitacionais (UHs) são organizadas em categorias ou tipos de quartos para facilitar o controle de reservas e da disponibilidade de UHs, a precificação das diárias do hotel, a divulgação pelo marketing hoteleiro e a gestão operacional.
Conheça, a seguir, alguns os tipos de UH mais comuns por categoria:
- Standard: é a acomodação básica, com conforto e estrutura padrão. Ideal para viajantes que buscam economia;
- Luxo: oferece um nível superior de conforto com diferenciais, como cama queen, amenities exclusivos e localização privilegiada dentro do hotel;
- Master: geralmente mais espaçosa, pode incluir sala de estar, banheira e outros itens de alto padrão;
E os tipos de UH mais comuns por capacidade:
- Individual: quarto para acomodar uma pessoa;
- Casal/Duplo: quarto com duas camas de solteiro ou uma de casal. Ideal para casais;
- Triplo: acomoda até três hóspedes. É um Casal/Duplo com uma cama de solteiro a mais.
Leia também:
- Tipologia de quartos: principais tipos utilizados na hotelaria
- Qual a estrutura de tipos de quartos ideal para o seu Hotel ou Pousada?
Qual a importância da gestão de UHs?
A importância da gestão de UHs está diretamente ligada à eficiência, lucratividade e qualidade do serviço oferecido.
Uma administração bem-estruturada das unidades influencia três aspectos essenciais do gerenciamento de hotéis:
- disponibilidade: controlar com precisão as UHs disponíveis, ocupadas ou em manutenção permite não deixar de vender unidades disponíveis nem vender mais unidades que as disponíveis (overbooking);
- organização operacional: limpeza, arrumação e reservas precisam se alinhar ao status de cada UH para evitar atrasos e falhas no atendimento;
- satisfação do hóspede: garantir a UH pronta no horário certo e em perfeitas condições é fundamental para uma boa experiência do cliente e fidelização;
Além disso, usar a tecnologia, como os sistemas de gestão hoteleira, facilita o monitoramento em tempo real, reduz erros e permite decisões estratégicas mais assertivas.
Como fazer a gestão de UHs?
Uma gestão de unidades habitacionais eficiente depende de organização, tecnologia e alinhamento com a realidade do hotel. Porém, de todo modo, é indispensável conhecer e seguir algumas práticas essenciais para otimizar suas operações.
Veja como fazer a gestão de UHs para alcançar os resultados esperados de venda e faturamento.
1. Use um sistema de gestão hoteleira (PMS)
Um bom PMS (Property Management System ou Sistema de Gestão Hoteleira) permite acompanhar em tempo real o status de cada unidade: disponível, ocupada, em limpeza ou manutenção.
O software centraliza informações sobre reservas, check-ins, check-outs e libera relatórios úteis para a tomada de decisão, que envolvem todos os canais de vendas de suas UHs, como recepção, Motor de Reservas e OTAs (agência de viagem online, como Booking e Trivago).
Por exemplo, ao identificar uma baixa ocupação em dias específicos, o hoteleiro pode criar promoções direcionadas para aumentar a demanda.
2. Categorize e padronize as UHs
Manter a correta classificação dos tipos de UHs ajuda a organizar o mapa de reservas e a precificação. Isso porque permite precificar adequadamente cada tipo de acomodação, de acordo com o padrão e diferenciais, e padronizar os serviços e amenities dentro de cada categoria.
Além disso, reduz erros operacionais como alocações equivocadas e overbooking.
Por exemplo, toda a equipe deve saber que os quartos da categoria Luxo têm ar-condicionado e cofre, o que evita confusões na venda e no atendimento.
Para se aprofundar nesse assunto: Qual a estrutura de tipos de quartos ideal para o seu Hotel ou Pousada?
3. Acompanhe rotinas de limpeza e manutenção
Estabeleça uma rotina clara das atividades de governança para evitar indisponibilidades não planejadas e melhorar a experiência do hóspede.
As camareiras são responsáveis por atividades do dia a dia, como faxina, arrumação e conferências com foco em garantir que o quarto tenha condições de receber o próximo hóspede. Essa conferência, do ponto de vista de manutenção, é apenas uma conferência básica de funcionamento ou não dos equipamentos.
Adicionalmente, sugere-se criar um checklist de inspeções periódicas preventivas de manutenção por tipo de UH, para evitar problemas com ar-condicionado, TV e fechaduras eletrônicas e prejudicar a hospedagem e a satisfação dos hóspedes.
4. Adapte sua estratégia à realidade do seu hotel
Entenda que hotéis corporativos urbanos, resorts e pousadas têm dinâmicas diferentes porque atendem a perfis de hóspedes distintos e operam com objetivos variados. Enquanto um hotel urbano costuma receber viajantes de negócios ou passagens rápidas, um resort, por exemplo, hospeda famílias em busca de lazer e longas estadias.
Por isso, a gestão de UHs precisa considerar certos fatores, como tempo médio de estadia, perfil do público e sazonalidade.
Um hotel perto de aeroporto ou rodoviária, por exemplo, deve focar na rotatividade e limpeza rápida das UHs, enquanto um resort deve priorizar conforto e personalização.
Saiba mais: Como calcular a taxa de ocupação na hotelaria?
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Ao longo deste artigo, você entendeu o que é UH na hotelaria, os principais tipos e que realizar sua gestão de forma manual ou com sistemas limitados pode atrasar sua equipe, gerar erros e impactar negativamente seus resultados.
É por isso que contar com uma tecnologia especializada faz toda a diferença.
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