O que é UH na hotelaria? Entenda como gerenciar para vender mais

Hoteleiros e pousadeiros precisam conhecer termos específicos do setor, como o que é UH na hotelaria, para ter uma gestão de alto nível.

Isso porque se trata de um dos conceitos mais importantes para a administração de inventário e vendas, pois influencia desde a precificação até a experiência do cliente.

Neste artigo, você vai entender o que é UH na hotelaria, seus principais tipos e como o gerenciamento eficiente dessas unidades pode aumentar a ocupação e a lucratividade do seu negócio.

Aqui, você terá uma visão clara sobre como transformar esse conhecimento em vantagem competitiva, otimizar operações e melhorar a tomada de decisões. Se o seu objetivo é vender mais, entender a estrutura e o funcionamento das UHs é o primeiro passo. Vamos lá?!

O que é UH na hotelaria?

O Decreto nº 7.381/2010 define a unidade habitacional (UH) como um “espaço atingível a partir das áreas principais de circulação comuns do estabelecimento, destinado à utilização pelo hóspede, para seu bem-estar, higiene e repouso”.

Ou seja, UH representa os quartos, suítes, apartamentos, chalés, bangalôs e cabanas, de um hotel e em outros meios de hospedagem. De modo geral, inclui desde um quarto padrão até suítes de luxo ou acomodações compartilhadas.

Na prática, cada unidade representa uma oportunidade de receita. É por isso que compreender o significado de UHs vai muito além da teoria: influencia diretamente o controle de inventário, a gestão de tarifas e a organização operacional.

Por exemplo, saber exatamente quantas UHs estão disponíveis, ocupadas ou em manutenção é crucial para uma gestão eficiente e estratégica.

Além disso, entender o conceito ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, adaptar a oferta conforme o perfil do hóspede e maximizar a ocupação.

Principais tipos de UH na hotelaria

Nos hotéis, as Unidades Habitacionais (UHs) são organizadas em categorias ou tipos de quartos para facilitar o controle de reservas e da disponibilidade de UHs, a precificação das diárias do hotel, a divulgação pelo marketing hoteleiro e a gestão operacional.

Conheça, a seguir, alguns os tipos de UH mais comuns por categoria:

  • Standard: é a acomodação básica, com conforto e estrutura padrão. Ideal para viajantes que buscam economia;
  • Luxo: oferece um nível superior de conforto com diferenciais, como cama queen, amenities exclusivos e localização privilegiada dentro do hotel;
  • Master: geralmente mais espaçosa, pode incluir sala de estar, banheira e outros itens de alto padrão;

E os tipos de UH mais comuns por capacidade:

  • Individual: quarto para acomodar uma pessoa;
  • Casal/Duplo: quarto com duas camas de solteiro ou uma de casal. Ideal para casais;
  • Triplo: acomoda até três hóspedes. É um Casal/Duplo com uma cama de solteiro a mais.

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Qual a importância da gestão de UHs?

A importância da gestão de UHs está diretamente ligada à eficiência, lucratividade e qualidade do serviço oferecido.

Uma administração bem-estruturada das unidades influencia três aspectos essenciais do gerenciamento de hotéis:

  • disponibilidade: controlar com precisão as UHs disponíveis, ocupadas ou em manutenção permite não deixar de vender unidades disponíveis nem vender mais unidades que as disponíveis (overbooking);
  • organização operacional: limpeza, arrumação e reservas precisam se alinhar ao status de cada UH para evitar atrasos e falhas no atendimento;
  • satisfação do hóspede: garantir a UH pronta no horário certo e em perfeitas condições é fundamental para uma boa experiência do cliente e fidelização;

Além disso, usar a tecnologia, como os sistemas de gestão hoteleira, facilita o monitoramento em tempo real, reduz erros e permite decisões estratégicas mais assertivas.

Como fazer a gestão de UHs?

Uma gestão de unidades habitacionais eficiente depende de organização, tecnologia e alinhamento com a realidade do hotel. Porém, de todo modo, é indispensável conhecer e seguir algumas práticas essenciais para otimizar suas operações.

Veja como fazer a gestão de UHs para alcançar os resultados esperados de venda e faturamento.

1. Use um sistema de gestão hoteleira (PMS)

Um bom PMS (Property Management System ou Sistema de Gestão Hoteleira) permite acompanhar em tempo real o status de cada unidade: disponível, ocupada, em limpeza ou manutenção.

O software centraliza informações sobre reservas, check-ins, check-outs e libera relatórios úteis para a tomada de decisão, que envolvem todos os canais de vendas de suas UHs, como recepção, Motor de Reservas e OTAs (agência de viagem online, como Booking e Trivago).

Por exemplo, ao identificar uma baixa ocupação em dias específicos, o hoteleiro pode criar promoções direcionadas para aumentar a demanda.

2. Categorize e padronize as UHs

Manter a correta classificação dos tipos de UHs ajuda a organizar o mapa de reservas e a precificação. Isso porque permite precificar adequadamente cada tipo de acomodação, de acordo com o padrão e diferenciais, e padronizar os serviços e amenities dentro de cada categoria.

Além disso, reduz erros operacionais como alocações equivocadas e overbooking.

Por exemplo, toda a equipe deve saber que os quartos da categoria Luxo têm ar-condicionado e cofre, o que evita confusões na venda e no atendimento.

Para se aprofundar nesse assunto: Qual a estrutura de tipos de quartos ideal para o seu Hotel ou Pousada?

3. Acompanhe rotinas de limpeza e manutenção

Estabeleça uma rotina clara das atividades de governança para evitar indisponibilidades não planejadas e melhorar a experiência do hóspede.

As camareiras são responsáveis por atividades do dia a dia, como faxina, arrumação e conferências com foco em garantir que o quarto tenha condições de receber o próximo hóspede. Essa conferência, do ponto de vista de manutenção, é apenas uma conferência básica de funcionamento ou não dos equipamentos.

Adicionalmente, sugere-se criar um checklist de inspeções periódicas preventivas de manutenção por tipo de UH, para evitar problemas com ar-condicionado, TV e fechaduras eletrônicas e prejudicar a hospedagem e a satisfação dos hóspedes.

4. Adapte sua estratégia à realidade do seu hotel

Entenda que hotéis corporativos urbanos, resorts e pousadas têm dinâmicas diferentes porque atendem a perfis de hóspedes distintos e operam com objetivos variados. Enquanto um hotel urbano costuma receber viajantes de negócios ou passagens rápidas, um resort, por exemplo, hospeda famílias em busca de lazer e longas estadias.

Por isso, a gestão de UHs precisa considerar certos fatores, como tempo médio de estadia, perfil do público e sazonalidade.

Um hotel perto de aeroporto ou rodoviária, por exemplo, deve focar na rotatividade e limpeza rápida das UHs, enquanto um resort deve priorizar conforto e personalização.

Saiba mais: Como calcular a taxa de ocupação na hotelaria?

Melhore sua gestão de UHs com o sistema FastHotel

Ao longo deste artigo, você entendeu o que é UH na hotelaria, os principais tipos e que realizar sua gestão de forma manual ou com sistemas limitados pode atrasar sua equipe, gerar erros e impactar negativamente seus resultados.

É por isso que contar com uma tecnologia especializada faz toda a diferença.

E o FastHotel é o parceiro ideal nessa jornada!

Com o módulo Gestão Hoteleira, você tem controle total em uma única tela, com recursos, como mapa de reservas interativo, painéis de situação atual, FNRH pré-preenchida, check-in online e check-out com saldo zero. Tudo desenvolvido para oferecer agilidade, eficiência e segurança na operação diária.

Também estão disponíveis as funcionalidades de governança com agendamento automático e manual de serviços de camareira e serviços de manutenção com ou sem bloqueio.

E você ainda pode incluir o FastServiços, que permite que camareiras e técnicos de manutenção vejam, pelo celular, a lista de atividades. E, após concluírem a atividade, o recurso possibilita que os profissionais registrem o início e fim do trabalho.

Além disso, com o Gestor de Canais coloca seu hotel nas principais OTAs do mercado, com atualização automática de tarifas, disponibilidade e reservas, o que elimina erros e aumenta a ocupação com mais facilidade.

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Dados da Publicação

Criação: 25 de agosto de 2025 | Última atualização: 25 de agosto de 2025
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