Como aumentar a receita de um hotel? Veja estratégias!
Saber como aumentar a receita de um hotel abre espaço para aplicar estratégias que podem aperfeiçoar seu modelo de negócio e gerar resultados concretos no caixa.
E, no mercado hoteleiro, que é altamente competitivo, quanto antes você aplicar ações para ampliar suas fontes de ganho, o hotel se beneficia diretamente com mais receita, fidelização de hóspedes e fortalecimento da marca.
Só para ter uma ideia, nos dois primeiros meses de 2025 (em relação a janeiro e fevereiro de 2024), o setor hoteleiro brasileiro cresceu 7% em taxa de ocupação, 6,8% na diária média e 14,2% no RevPar, segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (inFOHB).
Isto é, o momento de investir em mudanças é agora.
Este manual prático vai te mostrar estratégias reais para aumentar sua receita, como vender mais diárias, aplicar upsell e cross-sell, oferecer serviços extras, fazer parcerias e investir em tecnologia. Preparado? Veja o que você encontrará neste artigo!
Sumário
Como aumentar a receita de um hotel?
Como aplicar upsell e cross-sell na hotelaria?
Experiências exclusivas no hotel para aumentar a receita
Como aumentar sua receita além da hospedagem?
Como usar os dados para otimizar a receita do hotel?
O papel da tecnologia para aumentar a receita do hotel
Como aumentar a receita de um hotel com a tecnologia certa?
Como aumentar a receita de um hotel?
A nossa primeira dica para aumentar a receita de um hotel de forma consistente é: tudo começa com a taxa de ocupação. Quanto mais quartos vendidos, mais alto é o faturamento (considerando-se, é claro, que não haja um problema na precificação).
E a boa notícia é que existem formas simples e inteligentes de manter uma ocupação rentável, mesmo em períodos de baixa temporada.
Veja algumas estratégias acessíveis de como aumentar a receita do seu hotel.
Leia também: Como funciona a diária de hotel? Confira como calcular e contar
1- Crie ofertas e pacotes que encantem e vendam
Não se trata de diminuir o preço. Crie ofertas estratégicas que agreguem valor, como uma diária extra em reservas de fim de semana, café da manhã especial, experiências locais e check-out estendido. Essa prática gera percepção de vantagem ao hóspede sem sacrificar a margem de lucro.
Outra forma de encantar é montar pacotes temáticos e exclusivos, como românticos, gastronômicos, pet friendly e para datas comemorativas. Afinal, o objetivo é o cliente valorizar apenas o que seu hotel pode oferecer.
De todo modo, independentemente do tipo de promoção ou pacotes, fique atento para oferecer tarifários que variam conforme condições comerciais.
Dessa forma, você atrai tanto o público com mais poder de compra que, normalmente, demanda mais serviços, mais flexibilidade de cancelamento e mais “mordomias”, quanto quem precisa de parcelamento, mas aceita contratar uma tarifa premium.
A ideia geral é o cliente entender que seu hotel personaliza as ofertas e que, de alguma forma, ele pode comprar de você.
Pense na sua localização e sazonalidade
Outra dica é que, conforme a sua localização, pode ser interessante vender hospedagem por período ou pernoite. Por exemplo, um hotel que fica em uma estrada ou próximo ao aeroporto pode ter demanda para estadias mais curtas, como para os motoristas, tripulação e passageiros.
Por fim, sugerimos usar feriados, eventos locais e a sazonalidade a seu favor. Como? Crie campanhas direcionadas conforme a segmentação do seu público, como casais, famílias, viajantes solo e hóspedes corporativos. Quanto mais segmentado, melhor o resultado.
Veja alguns exemplos.
- Durante o Dia dos Namorados não faz sentido enviar ofertas a hóspedes e potenciais clientes que são solteiros;
- No Carnaval, você deve ter pacotes com número mínimo de diárias e comunicar aos solteiros, se o hotel for badalado; e, para as famílias, se for mais sossegado;
- Em semanas de eventos corporativos ou congressos faz sentido focar em ofertas para viajantes a trabalho, com comodidades como early check-in (check-in antecipado), wi-fi estável e programação enxuta de lazer.
A ideia é pensar: “quem realmente gostaria de aproveitar as atrações do meu estabelecimento e da região nessa época do ano?”.
2 – Invista em personalização e parcerias
Tenha em mente que hóspedes de negócios, famílias com crianças ou casais em lua de mel não querem o mesmo.
Por isso, monte um portfólio flexível de serviços, que se adapte a cada perfil e ajude a transformar uma simples hospedagem em uma fonte de novas oportunidades.
Alguns exemplos são:
- early check-in, sala de reunião e coffee break para hóspedes corporativos;
- espaço kids, eventos lúdicos e cardápio infantil para famílias;
- amenities românticos ou jantares privativos para casais em lua de mel.
E você ainda pode criar parcerias para atrair mais hóspedes sem depender apenas do seu marketing hoteleiro para vendas diretas e de agências online de turismo (OTAs). Afinal, depender exclusivamente dessas plataformas reduz sua margem de lucro e deixa sua receita vulnerável devido ao pagamento de comissões.
Por isso, acredite, formar parcerias é um caminho poderoso. E a ideia é simples: unir forças com negócios que compartilham o mesmo público que o seu.
Com quais parceiros seu hotel pode se conectar?
- Empresas localizadas na região ou áreas próximas podem ter pacotes especiais para hospedar seus funcionários ou prestadores de serviços;
- Pontos turísticos também pode ser alvo de parcerias. Neste caso, o hotel se coloca como um parceiro de venda de ingresso e local próximo para hospedagem;
- Agências de viagem e operadoras de turismo para criar pacotes completos;
- Empresas de transporte, como transfer, aluguel de carros e táxis credenciados;
- Restaurantes, cafeterias, vinícolas e bares locais;
- Espaços para eventos, coworkings e universidades, se você recebe público corporativo.
Como escolher parcerias para aumentar a ocupação?
- Conheça seu público, como turistas, executivos, solteiros e casais com ou sem filhos;
- Liste os negócios que atendam a esse mesmo perfil;
- Avalie a reputação e a qualidade do serviço oferecido pelo possível parceiro;
- Proponha trocas transparentes e vantajosas para ambos, como descontos, comissões, indicações mútuas e pacotes integrados;
- Divulgue bem a parceria em canais físicos e digitais do hotel e do parceiro.
Parcerias bem-concebidas não só aumentam a ocupação, como também melhoram a experiência do hóspede e fortalecem sua presença no mercado local.
O lucro pode vir por comissão, quando o hotel indica os serviços e recebe uma porcentagem pelas vendas; pelo aluguel do espaço, caso ceda uma área para o parceiro operar; ou pela venda de hospedagem com ingresso para uma atração mais chamativa.
Dessas formas, o hóspede ganha em conveniência e tem experiências memoráveis.
3 – Divulgue melhor suas promoções e suas parcerias
Use suas redes sociais, WhatsApp marketing, e-mail marketing, anúncios, parcerias locais para promover suas ofertas. De nada adianta ter uma promoção incrível se ninguém descobrir!
Porém, criar boas promoções é apenas metade do caminho. A outra parte é fazer com que cheguem ao público certo. Por isso, aproveite os canais que você já tem à disposição e envolva seus parceiros para ampliar o alcance. Entenda a seguir.
- Redes sociais: ideais para mostrar experiências e criar desejo. Poste fotos e vídeos reais dos pacotes em ação, como um jantar romântico, um café da manhã especial ou um passeio oferecido por um parceiro;
- WhatsApp: envie mensagens personalizadas com ofertas segmentadas. Um exemplo: “Oi, Carla! Que tal um fim de semana com diária extra e café da manhã cortesia?”;
- Whatsapp marketing e E-mail marketing: funciona bem para manter o relacionamento com antigos hóspedes. Segmente por perfil (famílias, casais, executivos) e envie comunicações relevantes, como eventos locais, ofertas direcionadas e datas comemorativas;
- Site do hotel: tenha uma seção atualizada com promoções e parcerias para aumentar a confiança e incentivar reservas diretas.
Além disso, envolva seus parceiros na divulgação. Combine ações em conjunto, como sorteios ou pacotes integrados, e incentive que compartilhem sua campanha nos próprios canais.
Por fim, se puder investir um pouco, use anúncios pagos no Google Ads ou nas redes sociais para alcançar quem procura hospedagem na sua região. O importante é sempre destacar os diferenciais: experiências exclusivas, comodidade, localização ou benefícios extras.
O foco é simples: quem não é visto, não é reservado.
4 – Use a gestão de preços a seu favor
Uma estratégia para manter uma boa ocupação o ano todo é adotar tarifas flutuantes (ou precificação dinâmica). Assim, você ajusta as tarifas padrão, promocionais ou os pacotes a partir de parâmetros, como:
- a demanda, que varia conforme estação do ano, dias de semana, feriados e eventos na cidade;
- o posicionamento de preços em relação à concorrência;
- o canal de venda;
- a possibilidade de retorno do hóspede;
- a quantidade de dias para o check-in.
Use as ferramentas de revenue management para hoteleiros, que fazem toda a diferença na hora de precificar as unidades.
Afinal, ajudam a analisar dados concretos, como demanda, sazonalidade, concorrência e comportamento do cliente para definir tarifas mais competitivas e lucrativas com foco em obter a receita mais alta possível.
5 – Combine tecnologia com atendimento humano
Ferramentas para vendasreservas diretas, motor de reservas e chatbots no site e automações ajudam a fechar mais reservas. Porém, o atendimento humanizado, com respostas rápidas e personalizadas, ainda é um bom diferencial competitivo.
Afinal, vender mais diárias não é só uma meta, é uma construção que exige criatividade, análise e ação.
6 – Invista em um bom programa de fidelidade
Clientes recorrentes dão mais lucro. Por isso, crie um bom programa de fidelidade e ofereça benefícios reais, como upgrades de quarto, descontos progressivos, early check-in e late check-out gratuitos, e mimos exclusivos, como café da manhã especial ou cortesia no estacionamento.
A fidelização começa no detalhe. E o importante é mostrar que o hóspede ganha mais cada vez que volta.
Além disso, aproveite o programa de fidelidade para coletar dados e entender melhor o comportamento dos hóspedes. Dessa forma, pode usar informações concretas para personalizar ofertas e enviar campanhas mais certeiras.
E lembre-se: fidelização começa desde o primeiro contato. Um bom atendimento, uma experiência positiva e uma comunicação pós-estadia bem feita (como um simples “esperamos ver você em breve”) já aumentam as chances de retorno.
Se possível, integre o programa ao seu site e canais diretos para incentivar reservas sem intermediação, o que também aumenta sua margem de lucro!
Como aplicar upsell e cross-sell na hotelaria?
Falar sobre upsell e cross-sell é dizer, em outras palavras, como aumentar o ticket médio de cada reserva sem precisar atrair novos hóspedes.
Portanto, as estratégias de upsell e cross-sell na hotelaria são verdadeiras aliadas à geração de receita extra. Entenda o que são e como usá-las no seu estabelecimento.
O que é upsell e como usar no seu hotel?
Upsell é uma técnica de oferecer ao hóspede uma versão melhor do que ele já escolheu.
Por exemplo, ao reservar um quarto padrão, que tal sugerir um upgrade para uma suíte com vista privilegiada ou jacuzzi por um valor promocional? Muitos hóspedes topam pagar um pouco a mais por conforto ou exclusividade.
Na hora de planejar as estratégias, fique atento a um dos principais obstáculos do upsell, que é a falta de objetividade na definição dos tipos de quartos e na comunicação de suas características, especialmente em pousadas temáticas com quartos personalizados.
Lembramos que vender mais diárias também é uma das formas típicas de upsell. Normalmente, a definição de um número de diárias mínimas em certas ocasiões, como feriados prolongados, se encarrega dessa estratégia.
Leia também: Qual a estrutura de tipos de quartos ideal para o seu hotel?
E como usar o cross-sell na hotelaria?
Já a técnica de cross-sell (venda cruzada) diz respeito a vender um serviço ou produto complementar à reserva, como café da manhã especial, massagem, jantar romântico ou garrafa de vinho no quarto. Ou ainda, transfer para o aeroporto, early check-in (check-in antecipado) ou late check-out (check-out tardio).
Todas essas estratégias melhoram a experiência do hóspede e aumentam o faturamento sem elevar os custos de aquisição de novos clientes.
Com sensibilidade e boa percepção, você transforma cada reserva em uma oportunidade de crescimento. É fundamental, por exemplo, entender o motivo da viagem para saber que serviços adicionais fazem sentido oferecer.
O segredo está em oferecer no momento certo, com a abordagem certa e mostrar que seu hotel entrega um valor mais alto do que o preço cobrado!
Experiências exclusivas no hotel para aumentar a receita
Oferecer serviços extras no hotel é mais uma estratégia inteligente para aumentar a receita sem depender exclusivamente da venda de diárias.
Oferecer café da manhã especial na cama, transfer, spa, piquenique e room service funciona, é óbvio. Entretanto, para fugir da mesmice, é preciso conhecer seu público e suas necessidades, desejos e expectativas.
Por exemplo, é possível ampliar essa oferta para aulas de culinária regional, roteiros personalizados com guias locais, experiências fotográficas no hotel ou até minieventos temáticos para hóspedes. Pense só: essas experiências agregam muito mais valor à estadia.
Outra forma de criar experiências exclusivas são as parcerias locais.
Ao fechar parcerias exclusivas que geram uma vivência marcante, você proporciona experiências inéditas aos seus hóspedes e valoriza os empreendedores locais, como guias turísticos, fotógrafos, chefs ou produtores rurais.
Dicas de parcerias locais exclusivas
- Vinícolas: garanta que os hóspedes do seu hotel tenham direito a mimos a mais;
- Empresas bem-estar e de saúde (principalmente spas e terapias holísticas): assegure-se que ofereçam uma experiência realmente diferente e memorável;
- Agricultores e artesãos: viabilize a participação dos hóspedes em alguma etapa do processo produtivo da região, como farinha de mandioca ou cestas de palha;
- Artistas: podem fazer um monólogo, declamar uma poesia, ler um conto, uma história da região, cantar uma música típica no horário do café da manhã ou chá da tarde;
- Estúdios de tatuagem: no qual o tatuador dá uma aula sobre a história dessa arte na pele, e os visitantes podem assistir a alguém tatuar ou escolher sua tatuagem com desconto.
O último exemplo, obviamente, não se aplica a qualquer negócio. É simplesmente ilustrativo. Porém, a mensagem é que o mais importante é o alinhamento da experiência aos gostos e às preferências do seu público-alvo.
Como aumentar sua receita além da hospedagem?
Além das diárias tradicionais, seu hotel pode se transformar em um espaço multifuncional e mais lucrativo. Diversas alternativas de uso da estrutura permitem atrair novos públicos, melhorar a ocupação em horários ociosos e gerar receita adicional sem grandes investimentos, como day use, office room, A&B, frigobar, estacionamento e eventos.
A seguir, veja como aplicar essas ideias de forma prática.
Day use: faturamento mesmo sem pernoite
O day use permite que clientes utilizem a estrutura do hotel por algumas horas durante o dia, sem dormir no local. É uma ótima opção para moradores da cidade que buscam relaxar, casais em escapadas rápidas, viajantes em conexão ou famílias que querem passar o dia na piscina e usar o restaurante.
Você pode fazer, por exemplo, promoções de day use em feriados curtos, com direito a uso da piscina, sauna, café da manhã e estacionamento por um valor fechado.
Office Room: o quarto como escritório
Com o crescimento do trabalho remoto, adaptar alguns quartos para funcionar como escritório é uma excelente estratégia.
O office room atrai freelancers, profissionais em trânsito e até empresas que buscam ambientes alternativos de trabalho. O ideal é oferecer mesa confortável, boa iluminação, wi-fi rápido, privacidade e serviços, como room service e limpeza.
Para atrair mais hóspedes a trabalho, você pode criar diárias corporativas com pacote que inclui café, água, lanche, impressora e até acesso a salas de reunião.
A&B: gastronomia aberta ao público externo
Os serviços de alimentos e bebidas (A&B) não precisam atender apenas aos hóspedes. Um café da manhã diferenciado, brunch aos domingos, menus temáticos ou um bar com música ao vivo podem atrair moradores locais e visitantes.
Por exemplo, noites gastronômicas abertas ao público, com pratos regionais, coquetéis autorais e programação musical especial.
Frigobar como vitrine de produtos locais
Transforme o frigobar em um ponto de venda inteligente e original. Em vez dos itens padrão, experimente incluir produtos artesanais da região, como chocolates, bebidas, snacks ou lembranças.
Alguns exemplos são cervejas ou vinhos artesanais locais, água de coco natural, castanhas ou doces típicos da região.
Estacionamento: receita com conveniência
Se o seu hotel tem estacionamento próprio, considere vendê-lo como serviço avulso para não hóspedes, especialmente se estiver bem localizado.
Algumas parcerias que você pode buscar são convênios com comércios próximos ou eventos locais para oferecer vagas a visitantes.
Eventos: espaços para encontros e celebrações
Além disso, uma ideia para elevar a receita do seu hotel é alugar as salas de eventos, os jardins e os salões para eventos corporativos, workshops, treinamentos ou festas sociais.
Por exemplo, aluguel de espaço para miniweddings, encontros de negócios ou lançamentos de produtos com apoio de catering e decoração personalizada.
Como usar os dados para otimizar a receita do hotel?
Para aprender como aumentar a receita de um hotel, saiba que alcançar esse objetivo não depende só de vender mais, mas de vender melhor com custos reduzidos.
E é aí que os dados para otimizar a receita hotel se tornam aliados, pois revelam padrões, oportunidades e gargalos que passam muitas vezes despercebidos na correria do dia a dia.
Você não precisa ser um especialista para começar. Foque em informações simples, mas estratégicas, como:
- histórico de reservas: saber quando seus quartos são mais procurados, qual a antecedência média e os canais de venda mais acessados ajuda a planejar melhor campanhas e preços;
- comportamento dos hóspedes: quem pede check-out prolongado? Quem compra café da manhã? Quem costuma voltar? Esses dados ajudam a criar ofertas personalizadas e programas de fidelidade mais eficientes;
- indicadores de desempenho: monitorar KPIs, como RevPar, diária média, taxa de ocupação e cancelamentos, permite identificar tendências e ajustar sua operação em tempo real.
Dessa forma, com essas informações, você pode ajustar tarifas dinamicamente, investir nos serviços certos, reforçar ações de marketing durante os períodos de baixa e valorizar o que mais atrai seu público.
O papel da tecnologia para aumentar a receita do hotel
Atualmente, o hoteleiro que deseja crescer, economizar tempo e aumentar a receita precisa contar com ferramentas que otimizam processos e ampliam a visibilidade do negócio.
Confira exemplos de tecnologias que ajudam a aumentar a receita do hotel.
Sistemas de gestão hoteleira (PMS)
Um bom sistema de gestão hoteleira centraliza reservas, controle de estoque, financeiro, tarifário, relatórios e muito mais. Portanto, significa menos erros operacionais e mais tempo para pensar estrategicamente, além de garantir uma visão clara do desempenho em tempo real do negócio.
Automação e experiência do hóspede
Envio automático de confirmação de reserva, check-in online, controle de acesso por aplicativo, sugestões de upsell personalizadas e controle completo de todos os canais de vendas para evitar overbooking.
Todos esses recursos em sistema PMS melhoram a experiência do cliente e aumentam o ticket médio, com processos automatizados e eficientes.
Marketing digital e distribuição
Um PMS com integração a canais de venda (OTAs), motores de reserva e estratégias de e-mail e redes sociais, a tecnologia ajuda seu hotel a chegar ao público certo, na hora certa, com a melhor oferta.
Investir em tecnologia é conquistar escalabilidade, profissionalismo e rentabilidade. Mais do que modernizar a operação, é uma forma inteligente de fazer o seu hotel faturar mais e gastar menos.
Como aumentar a receita de um hotel com a tecnologia certa?
Ao longo deste conteúdo, vimos que aprender como aumentar a receita de um hotel envolve gestão com foco em eficiência, inovação e experiência do cliente. Não se trata apenas de vender mais, mas de vender melhor, com mais controle, mais inteligência e menos desperdício de tempo e dinheiro.
Se você já aplica algumas das estratégias que falamos, como pacotes promocionais, upsell, parcerias e análise de dados, ou deseja colocá-las em prática a partir do zero, o próximo passo é contar com tecnologia certa que potencialize os seus resultados.
FastHotel: uma plataforma que transforma a gestão em resultados
O sistema de gestão hoteleira FastHotel é uma solução completa para evoluir a gestão, automatizar processos e aumentar o lucro sem complicação.
Com o sistema PMS FastHotel, você pode:
- centralizar toda a operação em um único lugar;
- vender direto no site e nas redes sociais, sem pagar comissões, com uso do Motor de Reservas com FastPIX;
- encantar seus hóspedes com check-in online, mensagens automáticas no WhatsApp e experiências personalizadas;
- ganhar tempo com automações e relatórios inteligentes que ajudam a tomada de decisão;
- reduzir perdas com controle de estoque, compras, finanças e integração com restaurante e bar.
Com mais agilidade e controle, sobra tempo para o que realmente faz diferença: atrair hóspedes, fidelizar clientes e crescer com consistência.
Quer descobrir, na prática, como aumentar a receita de um hotel com a tecnologia certa? Experimente grátis o FastHotel e comece a transformação!
Dados da Publicação