Gestor de Canais realmente vale à pena?

Se economizar tempo e gerenciar as reservas das agências de viagem online (OTAs) de uma forma mais eficiente são importantes para você, então a resposta para a pergunta do título deste post é SIM! Os Gestores de Canais ou Channel Managers são sistemas que conectam os Sistemas de Gerenciamento do Hotel (como o FastHotel) com as diversas plataformas de venda online (OTAs). Ou seja, é uma mão na roda para aqueles empreendedores que têm dificuldade de controlar todas as reservas vindas da internet e acompanhar a evolução desses canais, que se desenvolveram muito nos últimos anos e mudaram a venda de reservas na hotelaria.
Hoje, o hóspede consegue fazer uma reserva em um hotel de qualquer lugar do mundo com apenas um clique – o que é excelente para pequenas propriedades, pois elas passam a ter visibilidade mesmo não sendo de grande porte e não tendo um faturamento anual enorme. Mas, ao mesmo tempo, é preciso se adaptar a essa realidade, já que o volume de reservas de quem está nos sites de venda online aumenta consideravelmente.

Vantagens de ter um gestor de canais

O sistema permite ao gestor do setor hoteleiro atualizar as tarifas e a disponibilidade das acomodações dia-a-dia e receber as reservas de cada uma das OTAs de forma simples e centralizada. É possível, inclusive, programar tarifas diferenciadas de acordo com a temporada. Dessa forma, os futuros clientes visualizarão valores distintos caso pesquisem por diferentes épocas do ano nas plataformas de reserva online. Sem um gestor de canais, seria necessário entrar em cada um dos canais de reserva para fazer a atualização manual.
Outro grande ganho é a atualização automática do inventário dos quartos. Afinal, se seu estabelecimento está em muitas plataformas, das duas, uma: ou você precisará limitar o número de quartos publicados em cada uma das OTAs ou irá publicar todas as suas acomodações em todas as plataformas, mas precisará ficar ligado 24 horas por dia para evitar um overbooking. Com o Gestor de Canais, essa comunicação é imediata e instantânea – sem necessidade de intervenções humanas.

Quando o gestor de canais é mais indicado?

Quando você quer profissionalizar o seu negócio

Contar com o apoio de um Gestor de Canais poupa tempo do gerente e dos recepcionistas, que poderão se preocupar com outras demandas do negócio – como a elaboração de estratégias para maximizar as vendas, planos de ação para minimizar os gargalos e da atenção aos hóspedes.

Quando existem datas em que a taxa de ocupação do seu negócio fica alta

Nesses casos, o proprietário poderá disponibilizar todas as ocupações na internet sem se preocupar com a gestão das vagas, já que o sistema automatiza o trabalho manual de administração dos diversos canais de reserva online. Isso significa maior possibilidade de vendas e menor possibilidade de erros nas reservas.

Quando existem mudanças constantes nas tarifas

O feriado está chegando e seu hotel ainda não atingiu ocupação máxima? No verão sua tarifa sobe? Durante a semana ela é mais em conta? Administrar muitas tarifas em muitos canais, ao mesmo tempo, é sinônimo de perda de produtividade. Com um Gestor de Canais você poderá fazer isso de forma centralizada, eliminando a necessidade de acesso em cada um dos sites das várias OTAs e, ainda, os erros de digitação.

Quando são comuns bloqueios comerciais e erros de digitação

Nesses casos, além do Gestor de Canais, você precisa contar também com o FastHotel, o sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado. Isso porque nos casos de bloqueio das acomodações, seja por qualquer motivo, o software permite a eliminação automática da disponibilidade dessas unidades em todos os canais de venda de reserva online. Com o software também eliminam-se os riscos de falhas nas reservas por conta de erros de digitação, já que as reservas externas – vindas das OTAs, são automaticamente registradas no FastHotel. Saiba mais sobre a importância de um software de gestão hoteleira.

Como o gestor de canais funciona?

Em primeiro lugar, é preciso contar com um sistema interno de gestão (PMS), como o FastHotel, que permita a integração com o Gestor de Canais.
Crie o perfil do seu Hotel ou Pousada nas agências de viagem online – como Booking, Decolar e Expedia. Esse passo é importante e deve contemplar todas as principais informações sobre o empreendimento, de forma clara e transparente. Um alerta: ao cadastrar os tipos ou categorias de acomodações nas plataformas, todas elas devem ser registradas da mesma maneira – isso garantirá a perfeita integração entre as OTAs e o FastHotel. Aí sim, as integrações são ativadas.
As reservas vendidas nos canais escolhidos, e também pelo seu próprio site (caso tenha optado por utilizar também um Motor de Reservas), surgirão no Painel de Reservas do FastHotel. A cada reserva vendida num canal, ou quarto bloqueado no FastHotel, todas as OTAs são atualizadas automaticamente com as novas quantidades de acomodações disponíveis, por tipo de quarto.
As tarifas e restrições também são registradas no Gestor de Canais e atualizadas em todos os canais.

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Dados da Publicação

Criação: 19 de dezembro de 2018 | Última atualização: 29 de novembro de 2023
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