Gestor de Canais: vale a pena investir? Entenda!
Se economizar tempo e esforço ao gerenciar todas as reservas em plataformas digitais é importante para você, então a resposta para a pergunta do título deste post é: sim, o Gestor de Canais vale a pena.
Isso porque os Gestores de Canais, ou Channel Managers, são sistemas que conectam o Software para Hotelaria às diversas plataformas de venda online, as OTAs (agências de viagem online).
Ou seja, ajuda muito os hoteleiros e pousadeiros que têm dificuldade de controlar a disponibilidade de quartos, o valor das diárias e todas as reservas vindas das OTAs, que se desenvolveram muito nos últimos anos e transformaram as vendas na hotelaria.
Hoje, um potencial hóspede pode reservar um hotel de qualquer lugar do mundo com poucos cliques, o que, do ponto de vista da visibilidade, é excelente para pequenas propriedades, mas, do ponto de vista do custo, nem tanto, já que cobram altas taxas de comissão.
Ao mesmo tempo, é preciso adaptar as operações e a gestão para essa realidade, já que o volume de reservas a ser gerenciado aumenta consideravelmente.
Para entender o assunto, leia até o final e confira como funciona um Gestor de Canais, suas vantagens e quando você deve investir nessa tecnologia de gestão hoteleira.
O que é o Gestor de Canais?
O Gestor de Canais (ou Channel Manager) é uma ferramenta que permite administrar, de forma centralizada, a distribuição de quartos e tarifas em diferentes canais de venda online, como OTAs (Online Travel Agencies), site oficial do hotel e até redes sociais.
Com essa solução, é possível atualizar automaticamente a disponibilidade de quartos e tarifas em todos os canais ao mesmo tempo, o que evita o overbooking (reservas em excesso) ou disparidade de tarifas.
Ou seja, basta alterar o valor de cada unidade apenas uma vez, pois o Gestor de Canais atualiza o preço em todas as plataformas desejadas.
Como funciona o Gestor de Canais?
Para funcionar de maneira adequada, o Gestor de Canais necessita de integração com um sistema de gestão hoteleira (PMS), como o FastHotel.
Além disso, é necessário criar o perfil do seu hotel nas agências de viagem online — como Booking, Decolar e Expedia. Esse passo é importante e deve contemplar todas as principais informações sobre o empreendimento, de forma clara e transparente.
Um alerta: ao cadastrar os tipos ou as categorias de acomodações nas plataformas, você deve registrá-las da mesma maneira para garantir a perfeita integração entre as OTAs e o software hoteleiro.
No software do FastHotel, por exemplo, as vendas de reservas nos canais escolhidos e também pelo próprio site (caso utilize o Motor de Reservas FastHotel) ficam centralizadas no Painel de Reservas.
A cada reserva vendida em um canal ou quarto bloqueado no FastHotel, acontece automaticamente a atualização das OTAs e plataformas digitais com as novas quantidades de acomodações disponíveis, por tipo de quarto e data, é claro.
Confira abaixo como funciona o Gestor de Canais FastHotel para ter uma visão prática da integração entre sistemas e plataformas.
Quais as vantagens de um Gestor de Canais?
O sistema permite atualizar a disponibilidade das acomodações, as tarifas e restrições de estadia dia a dia, além de receber as reservas de cada OTA de forma simples e centralizada. É possível, inclusive, cadastrar valores diferentes por data, conforme a temporada.
Dessa forma, os potenciais clientes visualizam preços distintos ao pesquisarem diferentes épocas do ano. Sem um Gestor de Canais, seria necessário entrar em cada uma das plataformas para fazer a atualização manual e acompanhar as vendas.
Outra grande vantagem de um Gestor de Canais é a atualização automática do inventário dos quartos.
Afinal, se seu estabelecimento está em muitas plataformas, você precisa limitar o número de quartos publicados em cada uma das OTAs ou publicar todas as suas acomodações em todos os canais, mas precisará ficar ligado 24 horas por dia para evitar um overbooking.
Com essa ferramenta de integração, a comunicação é imediata e instantânea — sem necessidade de intervenções humanas. Portanto, o Gestor de Canais melhora a eficiência operacional e permite vender em mais OTAs simultaneamente, reduzindo a necessidade de ajustes manuais e possíveis erros.
Leia também: Como ter um perfil campeão nas OTAs (e MetaSearches)
Quando optar por um Gestor de Canais?
Como dissemos, existem determinadas situações que exigem eficiência, rapidez e inteligência da tecnologia. Afinal, nenhum hoteleiro ou pousadeiro quer ficar atrás da concorrência e limitar seu crescimento ao longo dos anos.
Entretanto, além de marcar presença em diversos canais de reservas online, existem outros fatores que envolvem a decisão de quando optar por um Gestor de Canais, como:
- desejo de profissionalizar seu negócio;
- existência de sazonalidades que elevam a taxa de ocupação;
- mudanças frequentes nas tarifas do hotel;
- bloqueios comerciais e erros recorrentes.
Entenda detalhes sobre cada aspecto que indica se o Gestor de Canais vale a pena para o seu hotel.
Desejo de profissionalizar seu negócio
Contar com um Gestor de Canais poupa tempo do gerente e dos recepcionistas, que poderão se preocupar com outras demandas do negócio e melhorar a experiência do cliente, como:
- elaborar estratégias para maximizar as vendas;
- criar planos de ação para minimizar os gargalos operacionais;
- dar atenção aos hóspedes.
Existência de sazonalidades que elevam a taxa de ocupação
Seja na alta temporada ou em períodos pontuais de maior demanda, o Hotel pode vender toda a disponibilidade de quartos na internet sem grande esforço de gestão da ocupação, já que o sistema automatiza o trabalho manual de administração dos diversos canais de reserva online.
Portanto, com o Gestor de Canais, o hotel aumenta suas oportunidades de vendas e reduz a chance de erros nas reservas, o que minimiza possíveis desconfortos dos potenciais hóspedes.
Mudanças frequentes nas tarifas do hotel
O feriado está próximo e seu hotel ainda não atingiu ocupação máxima? No verão, sua tarifa sobe? Durante a semana o valor é mais em conta? Você pratica tarifas flutuantes? Administrar variadas tarifas em muitos canais é sinônimo de perda de produtividade.
Com o Gestor de Canais, você poderá controlar preços e restrições de forma centralizada, o que elimina a necessidade de acessar cada uma das OTAs.
Bloqueios comerciais e erros recorrentes
Erros manuais na gestão de reservas podem causar sérios prejuízos para um hotel.
Um bloqueio comercial mal-gerenciado pode impedir a venda de acomodações disponíveis, o que reduz a taxa de ocupação e o faturamento. Da mesma forma, falhas no controle de reservas podem levar ao overbooking e resultar em insatisfação dos hóspedes e impacto negativo na reputação do negócio.
E com um Gestor de Canais, você elimina esse risco, pois o sistema sincroniza automaticamente a disponibilidade de quartos em todas as plataformas. Assim, qualquer bloqueio — seja por manutenção, reserva direta ou fechamento de pacotes — é atualizado em tempo real, o que evita vendas duplicadas ou unidades inativas por erro de gestão.
Aprenda também:
Como anunciar no Booking? Veja as estratégias de otimização
Como vender mais reservas usando o WhatsApp
Afinal, investir em um Gestor de Canais vale a pena?
Se você quer otimizar a gestão do seu hotel, reduzir erros e aumentar suas reservas sem complicação, então a resposta é simples: sim, um Gestor de Canais vale a pena — e muito!
Isso porque, com essa ferramenta, a atualização da disponibilidade de quartos e tarifas acontece automaticamente em todas as plataformas de venda online. Como resultado, você tem mais controle e eficiência, evita falhas manuais e garante que seu hotel opere com máxima produtividade.
Outro benefício é a integração com um sistema de gestão hoteleira (PMS), como o FastHotel, que centraliza toda gestão de disponibilidade, tarifas, restrições e reservas em um só lugar.
Ou seja, com o Gestor de Canais, você pode usar as estratégias de precificação dinâmica do FastHotel e ajustar os valores conforme a demanda e a temporada, sem precisar acessar cada OTA individualmente.
Com o nosso software hoteleiro, você também pode eliminar os riscos de falhas por erros de digitação, já que o registro das reservas vendidas, nas OTAs e no seu Motor de Reservas é automático.
São mais de 700 canais de venda na integração do sistema PMS com os três melhores gestores do mercado, Omnibees, HSystem ou Bukly.
Veja abaixo como funciona o Gestor de Canais FastHotel na prática.
Experimente grátis o FastHotel e acelere suas vendas de reservas online!
Dados da Publicação