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Saiba tudo sobre RevPAR

O que é RevPAR na hotelaria?

RevPAR é o acrônimo da expressão em inglês “Revenue per Avaliable Room”, que significa, numa tradução livre, receita de hospedagem por quarto disponível. É um dos indicadores mais importantes para o ramo Hoteleiro porque ele mostra a receita média obtida por cada quarto disponível.
Como esse indicador, mostra a receita por quarto disponível, acaba sendo uma ótima opção para comparar empreendimentos com estruturas diferentes. Por isso, quando novos empreendimentos são construídos (veja algumas dicas sobre como montar um pousada AQUI), o RevPAR é a uma das melhores formas de estimar a receita que será obtida, principalmente se você souber o RevPAR de empreendimentos próximos.

Para se calcular o RevPAR, existem duas opções: a partir da receita de hospedagem e número de quartos ou da taxa de ocupação e a diária média.

Calculando o RevPAR a partir da Receita

Nesta opção, será necessário conhecer a receita de hospedagem e a quantidade de UHs (quartos) do empreendimento.
O RevPAR é calculado pela fórmula: RevPAR = RH / UH, onde:
– RH = Receita de Hospedagem num determinado período
– UH = Unidades de habitacionais (disponíveis para venda) neste mesmo período

Então, se um Hotel tiver tido uma Receita de Hospedagem de R$314.800 no mês de agosto. E durante esse mês, havia 50 UHs no empreendimento. O RevPAR de agosto é de R$6.296.

Calculando o RevPAR a partir da Ocupação

Nesta forma de cálculo, usa-se os dados de Taxa de Ocupação e Diária Média.

Taxa de ocupação

Mostra o quanto seu Hotel ou Pousada foi ocupado em um determinado período, conforme a disponibilidade dos quartos.

Existem diversas formas de cálculo, uma dela é: TO (%) = (Dv / Dd) x 100, onde:
– TO (%) = Taxa de ocupação
– Dv = Diárias vendidas num determinado período
– Dd = Diárias (disponíveis para venda) neste mesmo período

Se o período de análise for de um mês e seu Hotel ou Pousada tiver 50 UHs, isso significa que você tem 1.500 diárias disponíveis para venda. Se tiver vendido 1.200 diárias, a ocupação será 80%.

Diária Média

Trata-se de um índice que mostra o quanto os hóspedes, na média, pagaram pela diária no seu Hotel ou Pousada.

Pode ser calculada através da fórmula: DM = RH / NDV, onde:
– DM = Diária média
– RH = Receita de hospedagem no período
– NDV = Número total de diárias vendidas neste mesmo período

Mantendo o período de análise em um mês, com uma Receita de hospedagem de R$314.800 e 1.200 diárias foram vendidas, a Diária Média será de R$262,33.

Calculando o RevPAR

O RevPAR pode ser obtido multiplicando-se a taxa de ocupação pela diária média de um determinado período:
RevPAR = DM * TO * d, onde:
– DM = Diária média num determinado período
– TO = Taxa de ocupação neste mesmo período
– d = número de dias do período

Mantendo o período de análise em um mês, considerando uma Taxa de Ocupação de 80% e uma Diária Média de R$262,33 e os 30 dias de agosto, o RevPAR de agosto será de R$6.296.

Possíveis variações do RevPAR

Existem algumas variações no cálculo do RevPAR que permitem uma grande variedade de análises.

  • Análise de RevPAR por tipo de quarto: serve para você comparar o quanto você tem de receita por tipo de quarto. Essa análise pode levar você a transformar unidade de um tipo para outro visando aumentar os ganhos do Hotel ou Pousada. Para esta análise, calcule o RevPAR considerando apenas os dados (Receita, UHs vendidas, UHs disponíveis, etc…) de um determinado tipo de quarto.
  • Análise de RevPAR por canal de venda, operadora ou OTA: serve para você comparar o quanto você tem de receita por canal de venda. Essa análise pode mostrar que para reservas feitas pelo site, o RevPAR é muito maior que para reservas feitas por telefone. Com isso, você identificará, por exemplo, que os recepcionistas concedem muito mais desconto do que deveriam. Para esta análise, calcule o RevPAR considerando apenas os dados (Receita, UHs vendidas, UHs disponíveis, etc…) por canal, operadora ou OTA e compare com outro.
  • Análise de RevPAR por unidade da Rede: serve para você comparar o quanto uma unidade de sua Rede Hoteleira traz melhores resultados que outra. Essa análise pode mostrar qual das unidades deve receber um investimento de ampliação ou um treinamento diferenciado. Para esta análise, calcule o RevPAR considerando apenas os dados (Receita, UHs vendidas, UHs disponíveis, etc…) de uma unidade e compare com o de outra unidade.
  • TRevPAR (ou Total Revenue per Available Room) é uma variação do RevPAR. Ela mostra a Receita Total por quarto disponível. Ou seja, considera Receita Total ao invés de Receita de Hospedagem. A Receita Total inclui as despesas durante a estadia do hóspede. Assim, é possível que um tipo de quarto tenha um RevPAR melhor que outro. Mas esse segundo tipo pode ter o TRevPAR maior. Isso significa que os hóspedes que se hospedam nesse segundo tipo de quarto consomem mais durante sua estadia.
  • NRevPAR (ou Net Revenue per Available Room) é uma evolução do RevPAR. Resumidamente, ele considera apenas a receita líquida (receita descontada dos custos de distribuição ou comissões de agências) para o cálculo do RevPAR. Ou seja, desconta, da receita, as altas comissões impostas pelas agências de viagens. Saiba mais como fugir das altas comissões e melhorar suas vendas online.
  • RevPAR dos concorrentes: é importante salientar que o cálculo a partir da Diária Média pode ser feito usando dados da concorrência. Baseada em pesquisa na sua cesta competitiva (hotéis que concorrem diretamente com o seu), é possível pesquisar as diárias médias e estimar a ocupação. Com isso, você passa a ter um índice de comparação entre você e o(s) concorrente(s) e, portanto, ter um indicativo da sua competitividade frente a ele(s). Enfim, o RevPAR, embora seja um índice operacional que mostra qual é contribuição, em receita advinda de reservas, que cada quarto disponível traz para o negócio, pode ser utilizado em análises estratégicas.

Conclusão

Perceba que um aumento na diária média ou na taxa de ocupação refletirá num RevPAR maior. E este é um dos principais objetivos de um empreendimento hoteleiro. Note que práticas comuns, inclusive em grandes redes de hotéis, como:
– reduzir os valores das diárias para aumentar a ocupação; ou
– aumentar os valores das diárias sem conseguir manter o número quartos vendidos
não são suficientes para gerar um benefício significativo em RevPAR. É necessário conseguir, ao menos:
– melhorar a ocupação mantendo o valor das diárias médias; ou
– aumentar o valor das diárias mantendo o número de quartos vendidos
para gerar uma evolução relevante no seu RevPAR. Esse entendimento é um dos maiores benefícios do acompanhamento do RevPAR e um grande passo na direção da implementação de uma Gestão Hoteleria dinâmica e eficaz.

E, finalmente, conhecendo o RevPAR de seu Hotel ou Pousada é possível estimar receitas futuras e estabelecer metas para a melhoria dos resultados.

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12 abr 18 | Blog

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