Quais as principais atribuições de uma camareira e como um Sistema de Gestão hoteleira pode auxiliar na gestão de seu serviço

As camareiras fazem parte da área de governança e são responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização dos quartos e áreas comuns do hotel, provendo o bem-estar dos hóspedes em suas acomodações. Dependendo da estrutura do Hotel ou Pousada, podem ser responsáveis por algumas tarefas de lavanderia, como limpeza dos enxovais e uniformes ou até mesmo auxílio na limpeza de cozinha.

Perfil

A camareira deve ser organizada, ter boa apresentação pessoal, usando sempre o uniforme designado. Deve também zelar por seu material de trabalho, manter um tratamento formal com hóspedes e ter conduta discreta com os funcionários do hotel e prestadores de serviço.

Atividades

A camareira geralmente utiliza de um carrinho para transportar os produtos de limpeza e acessórios que utiliza em seu trabalho, bem como itens que deverão ser trocados nos quartos. Os itens mais comuns do carrinho da camareira são: produtos escovas e panos utilizados na limpeza; lençóis, toalhas de banho e rosto limpos; sacos para roupa suja; itens de reposição de “amenities” (sabonetes, xampus, condicionador, touca de banho, etc); papel higiênico; itens de reposição do frigobar, copos e guardanapos, dentre outros itens necessários. A profissional deve ser orientada pelo responsável pela governança sobre qual a melhor forma de organizar esse carrinho para não misturar itens sujos com itens limpos, por exemplo, e outras formas de otimizar sua rotina de trabalho

As principais atividades da camareira:

  • Arrumação de quartos durante a estadia do hóspede
  • Durante a estadia do hóspede, deve fazer diariamente a arrumação geral do quarto, organizando os objetos e arrumando as camas, higienização de banheiros, retirada de lixos e troca de toalhas, lençóis e “amenities”, conforme orientação da chefia de governança ou do gerente.

  • Faxina (limpeza completa) de quartos entre reservas
  • Ao vagar o quarto, a camareira deve realizar uma limpeza completa, lavando os banheiros, limpando o chão, janelas, móveis e tirando o lixo. Deve repor sabonetes, papel higiênico e outros itens de “amenities”, trocar todo o enxoval e repor os itens de frigobar, se for o caso. Deve revisar seu serviço e verificar se o quarto está em perfeito estado de uso, comunicando ao responsável caso verifique a necessidade de manutenção em algum item.

  • Conferência pré check-in de quartos
  • Quando um quarto fica alguns dias desocupado, é comum que algum funcionário ou prestador de serviço tenha acessado o quarto. Então, sempre que há um check-in programado após um período de desocupação, é prudente que a camareira faça uma conferência do quarto para verificar que ele esteja em perfeitas condições. Ou seja, verificar se a faxina realizada algum tempo atrás continua válida ou se é necessário fazer uma arrumação ou até nova faxina para que o quarto tenha perfeitas condições de uso.

  • Limpeza de corredores, recepção e áreas comuns
  • A camareira também é responsável pela limpeza dos corredores dos quartos, mantendo sempre limpos o chão, os móveis e objetos de decoração. Deve também, manter a área de recepção e área de café, se houver, sempre limpa e abastecida.

Na rotina de trabalho da camareira, ela é informada pelo responsável pela governança a quantidade de quartos ocupados naquele dia, quais deverão ser completamente limpos (após um check-out), quais deverão ser apenas arrumados (pois são de uma estadia em andamento) e os que deverão sofrer uma conferência. Além disso, é necessário informação que tipo de organização de camas é necessária. Por exemplo: os hóspedes são um casal ou apenas 2 amigos em camas de solteiro.

Com base, nessas informações, ela consegue determinar o material a ser utilizado, bem como os itens que deverão ser trocados (copos, garrafas, roupas de cama) e, assim, abastecer seu carrinho de trabalho e planejar o caminho mais eficiente para realizar o serviço, evitando vai-e-vem desnecessário entre os corredores, otimizando assim o seu tempo, uma vez que também é responsável pela arrumação e limpeza de outras áreas do Hotel ou Pousada.

Como um bom PMS pode ajudar na gestão

Um programa de gestão de hotéis apresenta a visão geral de seu Hotel ou Pousada em tempo real, isso é útil para o responsável pela governança ter informações em tempo real sobre o status das acomodações. E, assim, determinar a lista de atividades das camareiras.

O “FastHotel” tem um “Painel de Situação Atual” que mostra os quartos que estão ocupados e as atividades (faxina, arrumação ou conferência) agendadas automaticamente pelo sistema. Além disso, gera um relatório com todas essas informações mais detalhes importantes da estadia (organização desejada das camas e eventuais itens de decoração diferenciadas adquiridos pelo contratante no momento da reserva) trazendo muita economia de tempo na organização das atividades das camareiras.

Salário médio

O salário de uma camareira pode variar bastante, conforme o tamanho do Hotel ou Pousada e sua categoria. No geral, o salário inicia-se em cerca de R$ 1000,00, podendo chegar a R$ 2500,00 em grandes Hotéis.

Conclusão

Concluímos que a Camareira tem grande importância no que diz respeito ao bem-estar do hóspede, pois é responsável pelos cuidados de uma das áreas mais importantes de um Hotel: o quarto. Por isso a profissional contratada para este cargo tem que ter o perfil adequado e um bom treinamento para exercer a função.

O FastHotel é um software que entende e valoriza o trabalho desses profissionais e, portanto, desenvolve funcionalidades para facilitar e enriquecer as atividades de governança. Conheça as funcionalidades.

27 fev 18 | Blog

Tenha o melhor Sistema de Gestão da atualidade!

Economize tempo

Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Painéis responsivos

Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

Design Incrível

Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!
1

Sempre com você

Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

Artigos Sugeridos

Deseja mais informações?