Quais as principais atribuições das camareiras em Hotéis e Pousadas

E como um Sistema de Gestão Hoteleira pode auxiliar na gestão de seu serviço

As camareiras fazem parte da área de governança e são responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização dos quartos e áreas comuns do hotel, provendo o bem-estar dos hóspedes em suas acomodações. Dependendo da estrutura do Hotel ou Pousada, podem ser responsáveis por algumas tarefas de lavanderia, como limpeza dos enxovais e uniformes ou até mesmo auxílio na limpeza de cozinha.

Perfil

A camareira deve ser organizada, ter boa apresentação pessoal, usando sempre o uniforme designado. Deve também zelar por seu material de trabalho, manter um tratamento formal com hóspedes e ter conduta discreta com os funcionários do hotel e prestadores de serviço.

Atividades em Hotéis e Pousadas

A camareira geralmente utiliza de um carrinho para transportar os produtos de limpeza e acessórios que utiliza em seu trabalho, bem como itens que deverão ser trocados nos quartos. Os itens mais comuns do carrinho da camareira são: produtos de limpeza, escovas e panos utilizados na limpeza; lençóis, toalhas de banho e rosto limpos (como o enxoval representa uma despesa importante, é necessário que todos os envolvidos saibam como cuidar do enxoval do seu Hotel ou Pousada); sacos para roupa suja; itens de reposição de “amenities” (sabonetes, xampus, condicionador, touca de banho, etc); papel higiênico; itens de reposição do frigobar, copos e guardanapos; dentre outros itens necessários. A profissional deve ser orientada pelo responsável pela governança sobre qual a melhor forma de organizar esse carrinho para não misturar itens sujos com itens limpos, por exemplo, e outras formas de otimizar sua rotina de trabalho

As principais atividades da camareira:

  • Arrumação de quartos durante a estadia do hóspede
  • Durante a estadia do hóspede, deve fazer diariamente a arrumação geral do quarto, organizando os objetos e arrumando as camas, higienização de banheiros, retirada de lixos e troca de toalhas, lençóis e “amenities”, conforme orientação da chefia de governança ou do gerente.

  • Faxina (limpeza completa) de quartos entre reservas
  • Ao vagar o quarto, a camareira deve realizar uma limpeza completa, lavando os banheiros, limpando o chão, janelas, móveis e tirando o lixo. Deve repor sabonetes, papel higiênico e outros itens de “amenities”, trocar todo o enxoval e repor os itens de frigobar, se for o caso. Deve revisar seu serviço e verificar se o quarto está em perfeito estado de uso, comunicando ao responsável caso verifique a necessidade de manutenção em algum item.

  • Conferência pré check-in de quartos
  • Quando um quarto fica alguns dias desocupado, é comum que algum funcionário ou prestador de serviço tenha acessado o quarto. Então, sempre que há um check-in programado após um período de desocupação, é prudente que a camareira faça uma conferência do quarto para verificar que ele esteja em perfeitas condições. Ou seja, verificar se a faxina realizada algum tempo atrás continua válida ou se é necessário fazer uma arrumação ou até nova faxina para que o quarto tenha perfeitas condições de uso.

  • Transferência de hóspedes de um quarto para outro
  • A necessidade de transferir hóspedes de quarto não é algo raro no setor de hotelaria. Em alguns casos, talvez até seja um pouco mais fácil se organizar para executá-la pois é uma atividade programada mas, em outros, pode acontecer de maneira imprevisível. A transferência consiste em levar os pertences do(s) hóspede(s) de um quarto para outro, tentando ao máximo manter o lugar de cada um deles.

  • Limpeza de corredores, recepção e áreas comuns
  • A camareira também é responsável pela limpeza dos corredores dos quartos, mantendo sempre limpos o chão, os móveis e objetos de decoração. Deve também, manter a área de recepção e área de café, se houver, sempre limpa e abastecida.

Veja mais detalhes sobre a diferença entre as principais atividades das camareiras.

Na rotina de trabalho da camareira, ela é informada pelo responsável pela governança a quantidade de quartos ocupados naquele dia, quais deverão ser completamente limpos (após um check-out), quais deverão ser apenas arrumados (pois são de uma estadia em andamento) e os que deverão sofrer uma conferência. Além disso, é necessário informação que tipo de organização de camas é necessária. Por exemplo: os hóspedes são um casal ou apenas 2 amigos em camas de solteiro.

Com base, nessas informações, ela consegue determinar o material a ser utilizado, bem como os itens que deverão ser trocados (copos, garrafas, roupas de cama) e, assim, abastecer seu carrinho de trabalho e planejar o caminho mais eficiente para realizar o serviço, evitando vai-e-vem desnecessário entre os corredores, otimizando assim o seu tempo, uma vez que também é responsável pela arrumação e limpeza de outras áreas do Hotel ou Pousada.

Como um bom PMS pode ajudar na gestão

Um programa de gestão de hotéis apresenta a visão geral de seu Hotel ou Pousada em tempo real, isso é útil para o responsável pela governança ter informações em tempo real sobre o status das acomodações. E, assim, determinar a lista de atividades das camareiras.

O FastHotel tem um Painel de Situação Atual que mostra os quartos que estão ocupados e as atividades (faxina, arrumação, conferência e transferência de hóspedes entre quartos) agendadas automaticamente pelo sistema. Além disso, gera um relatório com todas essas informações mais detalhes importantes da estadia (organização desejada das camas e eventuais itens de decoração diferenciadas adquiridos pelo contratante no momento da reserva) trazendo muita economia de tempo na organização das atividades das camareiras.

Painel de Situação Atual muito prático do FastHotel

Salário médio

O salário de uma camareira pode variar bastante, conforme o tamanho do Hotel ou Pousada e sua categoria. No geral, o salário inicia-se em cerca de R$ 1000,00, podendo chegar a R$ 2500,00 em grandes Hotéis.

Conclusão

Concluímos que a Camareira tem grande importância no que diz respeito ao bem-estar do hóspede, pois é responsável pelos cuidados de uma das áreas mais importantes de um Hotel: o quarto. Por isso a profissional contratada para este cargo tem que ter o perfil adequado e um bom treinamento para exercer a função.

O FastHotel é um software que entende e valoriza o trabalho desses profissionais e, portanto, desenvolve funcionalidades para facilitar e enriquecer as atividades de governança. Conheça as funcionalidades.
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