Seu Hotel ou Pousada realmente precisa de um site? Descubra agora!

Em pleno 2020, milhares de hoteleiros com ou sem experiência em hotelaria ainda vivem um grande dilema:

Preciso realmente de um site para vender mais reservas?

Bem, antes de responder esta pergunta, vou te explicar, na prática, a verdadeira função de um Site Hoteleiro que quase ninguém te explica.

Quando se pensa em aumentar a presença digital, pensa-se imediatamente em 3 ações: ter um site e estar nas redes sociais e cadastrar-se nas OTA’s (Agências de Viagem Online).

Vou falar aqui de uma dessas 3 ações: ter um site.

É automático! Se tenho um negócio, preciso ter um site. Será que é assim mesmo?

Qual a função de seu site?

Primeiro, é importante entender que a função do site é diferente da função das redes sociais e da função das OTA’s.

 AtraçãoConvencimentoFechamento da Venda
Redes SociaisFundamentalComplementarIrrelevante
SiteComplementarFundamentalFundamental (se combinado com um Motor de Reservas)
OTA’sFundamental (mas cobram bem caro por isso)

IMPORTANTE: é sabido que até 2/3 dos viajantes comparam as informações (principalmente preço) vistas nas OTA’s com as informações do site oficial da propriedade.

Baseado na tabela acima, podemos dizer simplificadamente que a função do site é de convencimento de uma pessoa que, mais provavelmente, foi atraída pelos perfis da propriedade nas Redes Sociais ou está comparando informações com vistas em uma OTA e, menos provavelmente, foi atraída diretamente pelo site.

E, afinal , o que é a etapa de convencimento? Convencimento é a etapa do processo de vendas que tem como objetivo fazer com que pessoas que possuem um interesse mínimo na sua propriedade passem a ter um alto interesse por ela. E, por alto interesse deve-se entender que o potencial cliente está decidido a comprar e o fará, exceto se algo o surpreender negativamente durante o processo de fechamento da venda.

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Como ter um site que cumpra bem esta função?

Então, como meu site pode ajudar no convencimento dos interessados em se hospedar aqui? A resposta é simples: sendo um Site Hoteleiro com DNA Vendedor, ou seja, apresentado adequadamente fotos e fatos.

  • Fotos: ao contrário das fotos das Redes Sociais que devem gerar atração, as fotos do site devem mostrar mais detalhes como por exemplo fotos dos banheiros, fotos que ressaltem as diferenças entre os tipos de quarto, etc…
  • Fatos: bem os fatos são muitos e, lembrem-se que devem evitar que o potencial cliente se surpreenda negativamente durante o processo de fechamento da venda:
    • Diferenciais
    • Diferenças entre os tipos de quartos, como capacidade, área, categoria, posição na propriedade, andar, vista, etc…
    • Localização e como chegar
    • Distância para Pontos de Interesse
    • Regras da Estadia, como horário de check-in e check-out, horário limite de uso de piscina, permissão de pets, etc…
    • Política de modificação ou cancelamento de reserva
    • Melhores épocas do ano para visitar a região
    • Formas de pagamento aceitas
    • Possibilidade de parcelamento
    • Enfim, tudo o que seus hóspedes costumam perguntar antes de reservar (e já que eles vão ter todas as dúvidas esclarecidas, por que já não vender a reserva para eles com um Motor de Reservas e não pagar comissões?)

Você vai perceber que o que o site faz, se for bem feito e organizado, é eliminar ou reduzir o trabalho de explicação que pode ser requerido por whatsapp, telefone ou email.

Pensem na seguinte situação: o site da FastHotel, por exemplo, tem centenas de visitantes por semana. Ao acessar nosso site, as pessoas conhecem o que fazemos, quais serviços prestamos, a qualidade do nosso trabalho, o depoimento de alguns clientes e muito mais. Imaginem se eu tivesse que atender cada um deles por telefone, email ou whatsapp… Acho que eu precisaria contratar, pelo menos, uns 6 atendentes. E mais, dedicar inúmeras horas minhas explicando exatamente como eu gostaria que cada informação fosse transmitida. Depois de semanas ou meses de trabalho e treinamento, não sei se todos os 6 atendentes estariam fazendo os atendimentos com a qualidade que eu gostaria. E eles não atenderiam as pessoas interessadas 24 horas por dia ou 7 dias por semana.

Entende agora a função do site? Vou reescrevê-la: a função do site é apresentar, a todos os visitantes, as fotos mais adequadas, as informações mais precisas e o melhores argumentos de venda, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para convencê-los a se hospedar em seu Hotel ou Pousada, deixando-os prontos para o fechamento da venda.

No seu Hotel ou Pousada, acontece exatamente a mesma coisa. Ou seja, na prática, seu site faz o papel de alguns atendentes.

E, para não criar falsas expectativas, vale reforçar:
Será possível convencer todos os visitantes? Claro que não! Nem todos gostarão de suas fotos. Nem todos tem o poder de decisão, muitas vezes ainda precisarão falar com seus companheiros. Nem todos estarão dispostos a gastar o que você está pedindo.
Será possível deixar todos os potenciais clientes prontos para o fechamento da venda? Também não! Nem todas as pessoas lerão todas as respostas. Nem todas as possíveis dúvidas estarão respondidas no site.
Será possível que todos os visitantes que foram convencidos a se hospedar em sua propriedade já comprem em meu site? Com certeza sim! Para isso é necessário ter um Motor de Reservas que, além de todas as fotos e fatos do seu site, consegue apresentar a disponibilidade de tipos de quarto para as datas de interesse do cliente, os preços das diárias (mesmo que existam vários tarifários) e permita a finalização da compra quando ele preencher os dados pessoais e do cartão de crédito.

Você explora todo potencial de seu site?

Como você gostaria que seus atendentes de comunicassem com seus possíveis hóspedes? Quando você navega pelo seu site do seu Hotel ou Pousada, você tem segurança que ele está transmitindo as informações como você e seu melhor vendedor fariam?

Você sabe a resposta. Mas se quiser uma ajudinha da FastHotel, de quem é especialista em sites de hotelaria, criamos um método simples para te orientar a analisar seu próprio site: solicite no formulário abaixo o link para a avaliação.

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Garanto a você que, simplesmente por fazer a avaliação, você já terá inúmeras ideias de como melhorar a comunicação com os visitantes do seu site e como fazer que seu site cumpra com eficiência seu papel de convencimento desses visitantes.

Concluindo e respondendo a pergunta se ter um site ajudará ou não a vender mais, a resposta é sim desde que ele seja um Site Hoteleiro com DNA Vendedor, ou seja, desde que ele tenha as característica que expliquei acima.

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Dados da Publicação

Criação: 11 de novembro de 2020 | Última atualização: 29 de novembro de 2023
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