Como se diferenciar no mercado hoteleiro

A concorrência é grande, pipocam ofertas na internet e as OTAs ganham cada vez mais espaço no mercado. Diante desse cenário, oferecer diferenciais aos hóspedes, mesmo que sutis, pode contribuir muito para aumentar a taxa de ocupação do seu hotel. Afinal, clientes do setor hoteleiro, em geral, se apegam às experiências tanto quanto (ou mais) à estrutura em si. E o que marca um consumidor é o que aparecerá nas avaliações online. Por isso é tão importante buscar um nicho e seguir uma estratégia única de diferenciação.

Por onde começar

Existem formas sutis de se diferenciar, que demandam mais esforço do que investimentos. Primar por um atendimento preciso e padronizado causa uma ótima impressão e é o primeiro passo. Se as equipes estão bem treinadas, é possível evitar situações como quando um único deslize de um funcionário mal preparado gera notas negativas e comentários indesejados na internet.

Outra maneira de se diferenciar no setor hoteleiro é identificar os pontos fortes do negócio e impulsioná-los nos diversos canais de divulgação. Faça pesquisas junto aos hóspedes para entender o que os levou a se hospedar no seu estabelecimento e aposte na divulgação desses potenciais.

Se não sabe como fazer, vamos te ajudar.

Seja marcante

Para hotéis ou pousadas que ainda não têm um diferencial, é hora de criá-lo. Um exemplo é por meio da caracterização do próprio serviço prestado.

Você já pensou em eleger um tema para o seu empreendimento? Ele pode ser relacionado à região onde está instalado, ligado a um estilo de vida – como motoqueiros, esportistas de diversas áreas, hábitos alimentares ou simplesmente um mote como petlovers, filmes, música ou país. Pode ainda ser segmentado, com a diferenciação voltada para um público específico, seja infantil, 3ª idade ou LGBTI+, por exemplo. As possibilidades são infinitas e podem, inclusive, reforçar um gosto ou filosofia pessoal do proprietário – como aqueles que levam à diante questões como a sustentabilidade (leia mais aqui). Ultimamente, tem surgido hotéis em trailers ou containers. São outros exemplos de como “ser marcante”.

Mas nem sempre é fácil aplicar estas sugestões em negócios já estruturados. Tenho uma sugestão mais simples. Analise a imagem abaixo:

Não, eu não voltei pro assunto dos containers. Olhe bem, não é o container, é uma cor, uma mesinha, um puff, um lustre, um abajour, um vaso, um jardim bem cuidado. Na verdade, não é o fato de serem elementos de decoração. O que faz com que exemplos sejam marcantes é o cuidado evidente em criar um atmosfera agradável para o hóspede, considerando é claro, os gostos típicos do público-alvo.

Finalmente, não deixe também de oferecer facilidades, como o contato via Whatsapp e um atendimento rápido pelos meios digitais.

Ahh e não se esqueça do pós-venda! Ele faz toda a diferença para que o hóspede se sinta especial e não apenas mais um que já passou, pagou e embora. Enviar uma pesquisa de satisfação é fundamental hoje em dia.

Ofereça experiência e exclusividade

Um atendimento personalizado na hora de cuidar de cada detalhe da hospedagem, que atenda às necessidades e desejos pessoais do cliente, não tem para ninguém. Esqueça os concierges (para turismo de negócios) ou agentes de viagem (para turismo de lazer) isso faz diferença, mas é muito impessoal.

Por que Airbnb fez muito sucesso e de uma forma tão rápida? Porque há um anfitrião, preocupado com o bem-estar de seu hóspede, que envia uma série de informações, antecipadamente, para o hóspede se sentir em casa, acolhido… Isso mostra que ele é importante e cria um vínculo difícil de ser quebrado.

Outra forma de fidelizar os consumidores – e um dos principais motivos pelo qual eles preferem as OTAs são os benefícios como desconto ou brindes aos hóspedes frequentes e crie uma lista VIP ou clube de vantagens. Se seu estabelecimento está em locais muito procurados para turismo de lazer ou negócios, ofereça uma vantagem para os habituées.

Invista em marketing

O boca a boca, ou post a post nas mídias sociais, é o mais legítimo dos marketings. Mas são resultados a longo prazo. Se você não quer esperar muito pelo retorno, a solução é investir no marketing do seu diferencial, o que o torna único no mercado hoteleiro. Pesquisa recente mostra que entre os hotéis que estão ativamente na internet, a maioria dos hóspedes vem de Google e redes como Facebook e Instagram.

Redes Sociais

A presença nas redes sociais já é indispensável. Sozinho pode parecer difícil, mas já existem empresas especializadas no setor hoteleiro, como a Acelere seus Resultados, atuando no segmento do marketing digital especializado em hotelaria. Você pode contar com serviços de Gestão de Redes Sociais (publicação e acompanhamento de posts) e Anúncios no Facebook e Instagram Ads. Com uma estratégia pautada nos atrativos e diferenciais de seu Hotel ou Pousada, possível manter o hotel presente nas principais redes sociais com um perfil interessante, alinhado à identidade visual de seu negócio e aos elementos de diferenciação, além de transformar as mídias sociais do empreendimento em ferramentas de venda.

Site com DNA Vendedor

Se você já atrai muitos visitantes para seu site, o próximo passo é ter um site vendedor com design moderno, fotos atraentes e textos que ajudem a melhorar seu posicionamento no Google. Saiba mais sobre site com DNA Vendedor. E claro que é importante ter um Motor de Reservas de alta conversão como o Motor de Reservas FastHotel.

Anúncios no Google

Se você ainda não atrai tantos visitantes ao seu site, os anúncios na Rede de Pesquisa e na Rede de Display do Google te ajudarão a atrair o público que você procura. Com eles, você terá resultado imediato, mas claro que exigem um investimento adicional que é compensado pela redução das comissões que você pagará às OTAs.

E não pare por aí…

SEO, Email Marketing, produção de conteúdo e muito mais. Conheça mais sobre Marketing Digital para Hotelaria.

Venda Online

Todos as mídias de Marketing modernas e acessíveis atualmente são digitais. Veja a lista acima: Redes Sociais, Site, Google. Todos os itens atingem o público digital e esse público demanda que você ofereça Venda Online. O Motor de Reservas é a melhor forma para Transformar seu Site e Redes Sociais em seus Melhores Canais de Venda investindo pouco!

Com essas atitudes, você estará mostrando ao cliente o seu valor, e não o preço. Pense nisso!

Sistema de Hotel e Motor de Reservas FastHotel

3
mais Reservas
SEM Comissão

2
mais Produtividade

1
mais Controle

QUERO JÁ!

Marketing, Reservas Online e Gestão Hoteleira

MANTENHA-SE ATUALIZADO com vídeos, artigos e muito mais


Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.
Se preferir, entre em contato pelo whatsapp (11) 93346-5691 ou no comercial@fasthotel.com.br.

Dados da Publicação

Criação: 11 de fevereiro de 2019 | Última atualização: 18 de julho de 2022
Precisa de ideias diferentes para sair do lugar comum?