Fluxo de Caixa: a importância de acompanhar as contas a receber

Controle evita multas por atraso e desequilíbrio no caixa do seu estabelecimento

É unânime entre os economistas: diante de uma concorrência cada vez mais acirrada no setor hoteleiro e de um cenário econômico instável, O Hotel ou Pousada que investe na organização e no controle financeiro de suas contas sempre sai na frente dos concorrentes. Um fluxo de caixa bem feito vai muito além do controle dos valores que entram e do dinheiro que sai. A ferramenta permite um raio X completo da organização e sua saúde financeira, além de permitir uma administração mais eficaz – já que possibilita uma melhor avaliação do cenário financeiro para a tomada de decisões sobre os rumos do negócio.

Dentre os controles existentes para um fluxo de caixa bem feito está o acompanhamento recorrente das contas a receber. E engana-se o gestor que pensa que este é um controle fácil de ser feito. Não são poucas as contas a receber em negócios de hotelaria. Elas contemplam os recebíveis dos cartões de débito e crédito dos hóspedes, transferências e depósitos, as compensações de cheques pré-datados ou depositados por parceiros, os pagamentos advindos de faturas geradas contra empresas e clientes, entre outros. Uma infinidade de valores a receber, para uma infinidade de datas de recebimento – já que a maioria desses itens não cai de imediato na conta do estabelecimento. E para não perder o controle, só há uma solução: controle próximo e disciplinado. Com tantas variáveis, quem não gerencia prazos, prioriza as atividades, não estabelece os critérios de controle e não coloca a mão na massa diariamente, vai aprender da pior forma que valor faturado não é valor recebido. Além de ficar sem referências para tomar decisões e passando apertos financeiros, sob risco de ver o negócio afundar e sequer identificar o motivo.

Não sabe por onde começar?

Há quem ainda use o caderninho de anotações ou planilhas eletrônicas de excel, mas o melhor caminho para o hoteleiro que quer fazer tudo isso de maneira mais prática e rápida é adquirir e instalar no empreendimento uma plataforma completa de gestão como o FastHotel. O software permite mais controle e segurança na gestão financeira de hotéis e pousadas já que reúne, em um só lugar, entre muitas funcionalidades, uma visão geral das receitas e despesas. Com sistemas desse tipo é possível controlar e visualizar de maneira clara e objetiva toda a situação financeira do hotel e auxiliar no controle dos pagamentos. É garantia de mais segurança e também de aumento da produtividade, já que a plataforma faz boa parte do trabalho sozinha.

O uso deste tipo de ferramenta é, ainda, uma alternativa mais assertiva, qualidade valiosa quando falamos em negócios. Afinal, qualquer erro na previsão de prazos dos recebimentos reflete na falta de recursos para pagar as contas que estão por vir.

Conduzir um negócio com excelência passa, necessariamente, pela elaboração do fluxo de caixa. E, se esse processo fica meio de lado no seu negócio ou se mistura a outras atividades, é hora de repensar a estratégia. O FastHotel vai te ajudar a controlar o contas a receber e contas a pagar (saiba mais aqui). É dele que o seu estabelecimento depende para prosperar.

Tenha o Sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado!

Design Incrível

Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!

1

Sempre com você

Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

Painéis responsivos

Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

Economize tempo

Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Artigos Sugeridos

Precisa de ferramentas para controlar suas contas a receber?